Serviços de advocacia e consultoria para você
Toda empresa precisa lidar com questões trabalhistas e de advocacia, especialmente aquelas relacionadas a contratação CLT.
Para garantir todos os direitos e deveres tanto do empregado quanto do empregador, é preciso estar atento à legislação vigente e compreender as etapas necessárias em procedimentos relativos ao trabalho.
No artigo a seguir, conheça sobre o tema e entenda como diversos serviços podem contribuir para a otimização do seu negócio no que diz respeito à relação entre contratante e contratado.
Confira:
- O que é laudo pericial de trabalho;
- Como ele é feito;
- Quem o executa;
- Outros serviços importantes.
Laudo pericial
Em diversos casos, é preciso que uma equipe médica ou um profissional da saúde – normalmente um perito – faça a análise da saúde do candidato antes de concluída a contratação a fim de constatar ou descarta uma doença ocupacional, ou seja, gerada pelo ambiente de trabalho e/ou pela função desempenhada.
Sendo assim, é importante obter o Laudo pericial trabalhista, emitido por um profissional qualificado da área, pois esse documento é de suma importância para o contratante e o contratado.
O laudo revela, dentre vários fatores, as condições de saúde em que o funcionário se encontra no momento da contratação e após o desligamento é necessário fazer um novo exame. Nele, acusa-se a existência ou surgimento de um quadro clínico causado pelo local onde desenvolveu as atividades.
Nesses casos, o juiz consegue fazer um julgamento mais preciso e apropriado com base na avaliação médica, que vai apontar todas as causas exatas da doença, revelando se ela é ocupacional ou não e/ou se já estava prevista.
Quem é o perito?
Um processo trabalhista nem sempre lida apenas com profissionais da área da justiça e da advocacia. Isso porque outros peritos são exigidos para oferecer seus conhecimentos em áreas que, de alguma forma, estão interligadas ao exercício do direito, por meio da realidade dos clientes.
Dessa forma, um perito apontado pelo juiz deve indicar alguém para a elaboração do laudo de perícia, que vai apontar as causas reais da doença do funcionário e apresentar indícios de que ela foi ou não causada pelo trabalho.
Vale lembrar, portanto, que o olhar do profissional deve ser absolutamente clínico, imparcial e preciso, evitando equívocos e riscos de fraude.
Geralmente, esse profissional é um médico acionado em casos como o de indenização, que podem exigir da empresa uma resposta para a acusação de condições de trabalho inapropriadas, por exemplo. O médico irá examinar a lesão ocorrida, observar sua extensão e seus efeitos na saúde do trabalhador.
Além disso, ele vai se certificar de que há a existência do que chamam de “nexo casual” entre a lesão e as condições do trabalho exercido na empresa acusada.
Ou seja: é preciso confirmar se há uma relação que faça sentido entre o problema apresentado pelo trabalhador e a atividade por ele desempenhada.
O que um advogado pode fazer?
Quem procura Advogado Trabalhista na Lapa pode encontrar uma série de profissionais especializados na área de defesa do trabalhador, já que processos nesse âmbito são mais comuns do que se imagina.
Para a solução dos casos há a exigência da intervenção de um profissional da justiça, que esteja preparado para as etapas que os envolvem e detentor de conhecimentos que possam levar o seu cliente à esclarecer os fatos.
E o que a empresa pode fazer?
Para lidar com os casos trabalhistas e com as decisões administrativas que envolvem a gestão responsável de uma empresa, os serviços de Consultoria comercial e empresarial estão disponíveis em diversos segmentos.
O objetivo desse serviço é identificar os pontos fracos da empresa e oferecer alternativas para fortalecê-los de forma integrada e duradoura. De modo gral, a consultoria auxilia a empresa a alcançar os seus objetivos no mercado.
Isso pode ocorrer de inúmeras formas, seja pela capacitação dos colaboradores, ou, até mesmo, pela revisão de técnicas de venda e abordagem.
A consultoria prestada pode ser interna (aplicada no ambiente interno da corporação) ou externa (assessoria).
Além disso, os profissionais capacitados para exercer essa atividade podem ser consultores especializados no segmento de atuação da empresa ou consultores influenciadores e os consultores emocionais.
O mais importante é manter a atitude empresarial sempre alinhada com a mensagem que a instituição busca transmitir para os funcionários, que devem acompanhar o crescimento de forma justa e integrada, quanto para os clientes, que se satisfazem mais com serviços bem prestados.
Estar atento às leis do trabalho e às variadas exigências na área é uma forma de garantir mais bem-estar, segurança e rendimento.