Serviços: confira como as empresas devem agir

Publicado por redator em

Serviços

Os serviços de motoboy são muito importantes em uma sociedade conectada e que realiza diversas compras online. Com o objetivo de garantir uma entrega rápida e bastante eficiente, as empresas têm investido na terceirização de motoboys para realizar a entrega dos seus materiais e produtos.

Diante disso, novos empreendedores têm investido em abrir uma empresa que ofereça serviços de entrega.

A contratação de um motoboy

As empresas e novos negócios têm investido no serviço de motoboy por conta da agilidade que esse processo representa na entrega de produtos e alimentos.

Por isso, as empresas terceirizadas que oferecem um serviço de motoboy urgente estão cada vez mais em crescimento e em evidência. Para iniciar de fato essa parceria com o motoboy é importante verificar quais serão os processos de contratação.

Para isso, a empresa precisa delimitar alguns pontos que envolvem desde o regime de contratação, remuneração e benefícios, assim como a carga horária e dias da semana destinados ao trabalho.

Além disso, a empresa contratante pode solicitar a entrega de documento para entrega de documentos que de modo geral variam entre a carteira de trabalho, documentos de identificação, título de eleitor, verificação de ficha criminal e comprovante de residência.

Tratando-se de um profissional que irá conduzir um veículo, também é solicitado a entrega da carteira nacional de habilitação, na categoria A, que permite a condução de motocicletas.

Passada essa fase de entrega documentos, a empresa precisa ter atenção a outros pontos que citaremos neste artigo.

A verificação e análise dos riscos

Exercer a profissão envolve riscos, sendo que a depender do tipo de profissão, esse risco pode ser maior ou menor. De modo geral, os riscos podem ser causados por diversos agentes, desde os físicos, até mesmo os biológicos e químicos.

Independentemente do grau do risco, o ambiente de trabalho precisa ser um local que busque mitigar ou acabar com os riscos de acidente no trabalho. Isso é importante para garantir a integridade do funcionário, aumentando o seu desempenho.

Diante da necessidade de garantir um ambiente de trabalho mais seguro, existem normas técnicas que ajudam na regulamentação das atividades e que contribuiu para a criação do PPRA, que é Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Neste caso, os riscos ambientais não se referem ao meio ambiente ou à natureza, mas sim, ao ambiente de trabalho, com o objetivo de preservar a saúde física e mental do funcionário.

Por isso, esse Programa de Prevenção de Riscos Ambientais desenvolve estratégias, assim como medidas para reduzir ou controlar os riscos neste ambiente de trabalho.

Como elementos de risco podemos considerar empresas em que ocorre a presença de material inflamável, químico, que contém agentes biológicos como protozoários, bactérias e vírus, que contém material radioativo, ou que exige um esforço físico.

Além disso, nesse programa verifica também ações como a postura deste funcionário, visando evitar problemas de coluna, assim como de visão e nas articulações.

De modo geral, um programa como este precisa contar com:

  • Um planejamento do ano inteiro;
  • Estabelecer metas;
  • Criar estratégias e uma forma de execução das mesmas;
  • Definir periodicidade.

Como exemplo podemos citar a aplicação de um PPRA posto de combustível, que é um local que conta com agentes inflamáveis, como é o caso da gasolina ou do álcool.

É importante realizar um programa de riscos, para reduzir as chances de explosões ou acidentes com fogo.

Por isso, a empresa precisa ter conhecimento de quais são os riscos das atividades realizadas e qual é o tipo de exposição do funcionário, visando implementar medidas de controle e de prevenção de acidentes.

No caso de uma empresa que oferece o serviço de motoboy delivery, também é necessário realizar uma análise dos riscos, já que a condução da moto expõe o funcionário.

Inclusive, neste plano deve conter ações de manutenção do veículo, assim como a necessidade da entrega de equipamentos de proteção individual.

Como uma forma de reduzir os riscos, as empresas podem investir também em treinamentos, com o objetivo de garantir uma condução cada vez mais responsável e segura.

Segurança e manutenção

Além da empresa ajudar a garantir a segurança em todos os processos, ela também precisa se preocupar com a manutenção das motocicletas.

Por isso, é importante contar com o mecânico de confiança para realizar os procedimentos de manutenção preventiva, uma troca de óleo, filtros e pneus. É possível contar também com chaveiro que confeccione uma chave canivete codificada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *