SEO: principais ferramentas para você pesquisar palavras-chave

Publicado por redator em

Para criar artigos capazes de aumentar o tráfego orgânico para o seu site, não basta sair escrevendo conteúdo sem critério: é preciso ter planejamento, utilizar palavras-chave e algumas outras técnicas.

E, para planejar o conteúdo do seu blog de forma bem-sucedida, é importante fazer uso de palavras-chave corretas: com elas, será possível atrair muito mais pessoas dispostas a conhecer o seu negócio.

No entanto, para saber quais são os melhores termos na hora de escrever os seus artigos, é preciso contar com ferramentas que consigam fornecer esses dados a você.

Por isso, separamos as principais ferramentas do mercado, mostrando como elas podem te ajudar e quais são as suas particularidades.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta oficial do próprio Google. Isso significa que os dados apresentados aqui vêm direto da fonte, uma vez que este é o maior mecanismo de busca do mundo.

Com a ferramenta do Google, é possível adicionar palavras-chave para descobrir termos relacionados e ver a quantidade de pesquisas mensais que o termo recebe e outras funções.

Vale notar que a plataforma pode fazer integração direta com outras ferramentas, como o Google Ads e o Google Search Console. A melhor notícia é que essa ferramenta é gratuita, o que a torna ideal para aqueles que estão começando a aprender sobre SEO.

Naturalmente, pessoas com conhecimentos avançados sobre o assunto também podem colher benefícios dessa ferramenta gratuita do Google.

Ubersuggest

O Ubersuggest é a ferramenta de SEO encabeçada por Neil Patel, o inglês que é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é otimização de sites para os mecanismos de busca.

A plataforma de Neil tem a capacidade de comparar palavras-chave, sugerir termos relacionados e mostrar estatísticas da palavra pesquisada ao longo do tempo.

Um destaque da ferramenta é o de que ela fornece informações importantes sobre a concorrência: se o termo é concorrido, o quão concorrido ele é, etc.

De forma geral, muitos recursos estão disponíveis no plano gratuito. No entanto, alguns são exclusivos do plano pago e outros só podem ser usados um determinado número de vezes por dia.

SEMrush

O SEMrush é outra ferramenta bastante popular entre os especialistas em SEO. Muitas empresas fazem uso da plataforma por conta da quantidade de recursos que ela possui, que são os seguintes:

  • Ajuda na pesquisa de palavras-chave;
  • Fornece dados sobre a concorrência;
  • Fornece informações sobre backlinks;
  • Entre outras coisas mais.

Com o objetivo de se tornar cada vez mais completo, o site permite que sejam feitos estudos de otimização para redes sociais, páginas de vendas e outros tipos de materiais. O único problema associado ao SEMrush é a limitação de sua versão gratuita. 

Para desbloquear essa poderosa ferramenta, é preciso arcar com os seus custos (mas os resultados podem justificar esse gasto inicial).

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta bem consolidada no mercado de SEO, sendo usada por muitos profissionais avançados da área.

Com ele, é possível ter informações profundas sobre a concorrência: quais são seus artigos com mais visualizações, quais os termos mais pesquisados para chegar no site, o número de visitas, etc.

Ao usar o Ahrefs, é possível fazer o uso de engenharia reversa da estratégia de SEO da concorrência e saber qual é a melhor abordagem para o seu blog.

Existem diversas outras funções na plataforma, como informações detalhadas sobre palavras-chave, número de visualizações e mais.

Infelizmente, não há versão gratuita para essa ferramenta. Por isso, ela não é tão acessível quando as outras abordadas no artigo — mas isso não deve ser um motivo para não usá-la, pois ela pode valer o investimento.

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