Segurança para sua empresa

Publicado por redator em

Toda empresa precisa oferecer um ambiente de trabalho seguro e otimizado para garantir a maior produtividade dos colaboradores e proporcionar bem-estar a todos que frequentam os variados espaços.

Isso sem contar a satisfação do cliente, que é assegurada quando a organização toma as providências necessárias para criar ambientes confortáveis e sem riscos.

Para isso, existem diversas alternativas disponíveis, algumas são, inclusive, exigidas por lei.

No artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre as demandas nessa área e o que pode ser feito para que seu negócio cresça de forma duradoura e segura.

Cuidando da segurança

Para que as pessoas formadas nesse curso não precisem entrar em ação, recomenda-se uma série de medidas internas e estruturais que devem ser tomadas pelo estabelecimento, quando este se compromete com a segurança dos trabalhadores e dos clientes.

Ao observar o cenário a partir de parâmetros legais, algumas exigências são indispensáveis para o negócio tais como o famoso Laudo avcb, emitido pelo Corpo de Bombeiros após uma análise sobre as condições do local onde a empresa exerce suas atividades.

Sendo assim, esse Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é responsável por determinar de forma segura e criteriosa que um ambiente está devidamente equipado com as medidas de prevenção de incêndio e seguro para os colaboradores.

Para que essas ferramentas possam fornecer auxílio ao combate às chamas, caso elas surjam em decorrência de alguma eventualidade, os equipamentos devem estar instalados corretamente e dentro do prazo de validade.

E, se acontecer o incêndio, o que deve ser feito?

Sempre partimos do princípio de que os acidentes não vão acontecer por conta das medidas de prevenção tomadas em uma empresa.

No entanto, os riscos existem, mesmo em locais extremamente protegidos e equipados contra situações de risco.

No geral, esses imprevistos exigem ação rápida e efetiva.

Nesse caso, um Plano de evacuação de uma empresa deve estar bem estabelecido entre as pessoas que ali trabalham, de forma que possam se salvar e auxiliar na condução dos clientes ou demais pessoas presentes no local durante o incidente.

Para isso, é preciso que todas as saídas de emergências estejam bem sinalizadas e sem barreiras como também que os colaboradores levem as pessoa para os espaços em que as condições não ofereçam mais riscos. Isso vai garantir um ritmo mais fluido e eficiente durante a evacuação.

Além disso, um plano de ação deve incluir o treinamento adequado de todos para que os equipamentos disponíveis para a amenização do acidente ou mesmo para a eliminação de riscos sejam devidamente utilizados, evitando transtornos maiores e garantindo o salvamento mais rápido e preciso.

Nesse momento, contar com profissionais qualificados pode fazer toda a diferença.

Cursos úteis

No geral, Cursos são boas opções para formar profissionais mais qualificados tanto na atividade principal que exercem, quanto para aperfeiçoar desempenhos diversos que podem incluir salvar vidas em um momento de risco como quedas, incêndios e até mesmo quadros de saúde que geram reações inesperadas durante o exercício do trabalho.

Dessa forma, oferecer essa possibilidade aos funcionários garante que, independente do setor ou segmento em que eles trabalhem, haja mais segurança no local como maiores chances de uma intervenção rápida em casos de emergência, em todo o estabelecimento.

O curso de primeiros socorros é uma opção extremamente útil para esses casos, pois auxilia no conhecimento de técnicas voltadas para a prestação de socorro à vítimas de acidente ou para pessoas que estejam em situação de risco ou fragilizadas.

Isso porque, mesmo em ambientes laborais bem equipados e seguros, os riscos podem existir e é preciso estar preparado para eles.

Nesse tipo de curso, o funcionário pode aprender sobre itens importantes do salvamento, dentre eles:

  • Posição Lateral de Segurança;
  • Exames primário e secundário da vítima;
  • Acidentes empresariais em geral;
  • Paradas cardiorrespiratórias;
  • Transporte de vítimas;
  • Uso do kit de primeiros socorros.

O mais importante nessas situações é poder contar com espaços otimizados, seguros e que estejam devidamente equipados (de forma distribuída) contra incêndio ou demais riscos.

Afinal, proporcionar segurança e proteção para os colaboradores deve ser uma prioridade, garantindo tanto o cumprimento das exigências legais relativas à edificações de atividades empresariais quanto para a satisfação dos clientes e das equipes internas.