Saiba tudo sobre o mercado mundial de vinhos

Publicado por Parceiros em

Os últimos anos foram muito difíceis para o comércio mundial de vinho, e as exportações de vinho também tiveram problemas. 

 

Por um lado, a pandemia interrompeu seriamente o funcionamento do mercado do vinho, por outro, as decisões protecionistas dos EUA funcionaram como um travão ao comércio. Decisões que impõem direitos sobre vinhos da UE e da China, aumentando em mais de 200% os direitos aduaneiros sobre vinhos da Austrália, ou novos regulamentos sobre vinhos espumantes na Rússia.

 

O mercado de vinhos reviveu em 2021, e o comércio mundial de vinhos atingiu resultados recordes. O volume de exportação de vinho aumentou mais de 5,5%, e o valor até 13,5% – atingindo 110 milhões de hectolitros e mais de 33,6 bilhões de euros, com o preço médio de um litro de vinho de 3,11 euros (o mais alto em muitos anos).

 

Em 2021, as exportações mundiais de vinho atingiram 110 milhões de hectolitros.

Os espumantes e os engarrafados foram os que mais valorizaram as exportações, enquanto os vinhos a granel, apesar do aumento de volume, perderam valor.O principal motivo é a queda nos preços.

 

Os maiores exportadores de vinhos

 

Os cinco países com maiores exportações de vinho: França, Itália, Espanha, Chile e Austrália. Eles representam quase 70% do volume e valor das exportações mundiais. A ordem dos exportadores é diferente em termos de quantidade e valor do vinho.

 

A Espanha exporta mais hectolitros de vinho (23 milhões de hectolitros),

à frente da Itália, França e do resto do mundo.

No entanto, em termos de valor das exportações, a França lidera (11 mil milhões de euros), à frente da Itália (7 mil milhões de euros) e da Espanha (2,8 mil milhões de euros).

 

As diferenças entre o volume e o valor das exportações decorrem da estrutura do produto e dos preços do vinho. Champanhes e vinhos engarrafados de qualidade representam a principal parte das exportações francesas.

 

 A França exporta pequenas quantidades de vinho a granel, enquanto é um grande importador.

 

Em contraste, a Espanha é o maior vendedor de vinho a granel, representando uma proporção significativa das exportações totais. Isto está relacionado com o preço médio do vinho: o vinho francês mais alto, quase 8 euros por litro, enquanto o vinho barato a granel nas exportações espanholas baixa o preço médio de um litro de vinho para um nível baixo de 1,2 euros.

 

Estrutura do produto das exportações de vinho

 

O vinho engarrafado (ainda) representa 53% das exportações mundiais (57 milhões de hectolitros) e mais de 69% do valor (23,3 bilhões de euros). O vinho desta categoria registrou um aumento significativo do preço médio, para 4,06 euros/l.

Itália, França e Espanha são os principais fornecedores desta categoria de vinho para o mercado mundial. No total, representam quase 53% das exportações mundiais de vinho engarrafado. O resto do mercado mundial é ocupado pela Alemanha, Portugal, Chile, Austrália, Argentina e Nova Zelândia.

 

Exportações de vinho

 

A Itália é líder na exportação de vinho engarrafado. São 12 milhões de hectolitros, à frente da França, com 10 milhões e Espanha, que em 2021 registrou o maior aumento das exportações (10,4%), enviando quase 8 milhões para os mercados de vários países.

 

Por sua vez, a França recebe as receitas mais elevadas, 6,5 mil milhões de euros a um preço médio de 6,56 euros/l, muito superior aos preços de Itália e Espanha. A Itália recebe 4,8 bilhões de euros de exportações, a Espanha 1,8 bilhão de euros. com o preço médio da Itália 3,8 EUR / le Espanha 2,36 EUR / l.

 

Espumante 

 

O espumante bateu todos os recordes de crescimento – o volume das exportações mundiais aumentou 18,8% para 10,3 milhões de hectolitros, enquanto o valor em até 26% para 7 bilhões de euros.

 

O preço médio aumentou 6,3% para 6,97 euros/l. Pela primeira vez na história, as exportações de espumantes ultrapassaram um bilhão de garrafas e quase sete bilhões de euros em um ano. Atualmente, o vinho espumante representa 9,5% do volume do comércio mundial de vinhos e 21% do valor.

 

França, Espanha e Itália respondem por 85% das exportações mundiais de espumantes. As receitas das exportações francesas de champanhe somam mais de 3,7 bilhões de euros, ou 52% das receitas mundiais de vinho espumante. A Itália vem em segundo lugar com receitas de 1,7 bilhão de euros. Segue-se Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Argentina.

 

Vinho a granel

 

O vinho a granel representa 33% do volume (35,5 milhões de hectolitros) das exportações mundiais, mas apenas 7,4% do valor (2,5 bilhões de euros). Este é o resultado dos baixos preços do vinho, que caíram em média mais de 6% para 0,7 euros por litro.

 

Durante muitos anos, a Espanha foi o maior produtor e líder na exportação de vinho a granel. O vinho espanhol é barato, apenas 0,37 euros por litro. O volume das exportações ultrapassa os 12,8 milhões de hectolitros, mas apenas 475 milhões de euros em valor. O vinho a granel espanhol representa 36% do vinho mundial desta categoria, mas apenas 19% do valor global.

 

É possível encontrar uvas muito boas para vinho na região da Espanha e França, como a uva viognier, responsável pela fabricação de vinhos finos com aromas sedutores.

 

Então se você deseja empreender nesse ramo de bebidas, esteja sempre atento às estatísticas mundiais para acertar nos seus projetos e não acabar perdendo dinheiro!

 

Estatísticas: OIV, Tecnovino