Saiba como pequenos negócios podem crescer durante a pandemia

Publicado por redator em

A pandemia pegou todo o mundo de surpresa, inclusive grandes negócios que já tinham uma excelente estabilidade se abalaram, tendo que recorrer a outros suportes para continuarem na ativa. 

Para tudo na vida é necessário ter um plano, uma forma de driblar situações difíceis, assim como ter um plano odontológico, que cuida para que a saúde bucal ande em dia e possibilita socorro caso haja necessidade, grandes ou pequenas empresas precisam de um plano B caso algo saia fora do controle. 

Claro que ninguém estava esperando por algo como a pandemia, mas medidas simples de prevenção para outras questões se tornam essenciais em qualquer situação de risco. 

Dificuldades desse período 

Desde março do ano passado, mais de 75 mil estabelecimentos fecharam as portas devido à crise, segundo dados da Confederação Nacional de Comércios de Bens Serviços e Turismo. 

A falta de informação e também a falta de vontade de empreender no ambiente virtual tem sido uma dificuldade primordial deste momento. 

A necessidade de inovar 

Nesse período, assim como em qualquer situação, a inovação sempre bateu de frente com o comodismo. Muitas empresas se viram quebradas e sem esperança, isso por que não tinham nenhum investimento em meios sociais, que hoje são o principal meio de venda de muitos setores. 

Investir nas redes sociais e onde se encontra o público alvo de determinada instituição é o que a torna diferente, um passo à frente das outras e chama mais a atenção de possíveis clientes. 

Inovar está muito acima de implantar uma nova tecnologia, mas utilizar o que já existe em benefício próprio, afinal se está todo mundo correndo para esse nicho, o que te empate e permite que um empresário deixe o seu negócio sem a participação desta área tão importante na atualidade? 

A resposta pode ser medo de tentar uma coisa nova, ou simplesmente comodidade, um dos principais problemas dos negócios atuais.

Se não houver a mudança de pensamento referente ao uso das tecnologias a favor do empreendimento, dificilmente os resultados serão positivos, o que deixará o empreendedor cada vez mais distante de suas metas.  

Segredos de uma boa estratégia 

É essencial, segundo o Sebrae Minas, que alguns empresários ajuste suas operações conforme as maiores demandas do empreendimento.

No decorrer do último ano, muitas empresas foram aprendendo na prática e compreendendo que as mudanças são necessárias para suprir essas novas demandas. No início, a principal preocupação era no deslocamento dos produtos até chegarem ao consumidor final. 

Atualmente, o mais importante é que o empresário entenda que não basta só entregar o produto, é necessário também oferecer uma atenção diferenciada, além de um melhor diálogo para o cliente, pensando sempre no futuro de um empreendimento de modelo híbrido, com o atendimento presencial e virtual que atendam de igual maneira quando se fala em satisfação do cliente. 

A importância da organização 

Como em qualquer bom planejamento é de grande importância que a organização seja prioridade. Saber quanto entra e sai, como o fluxo de caixa atua e as principais formas e nichos que a empresa atende são suas demandas.

Tudo demanda tempo, mas parar para analisar esses detalhes farão a diferença no resultado final do plano estratégico, seja qual for o setor. 

O famoso “boca a boca” pode atuar como método decisivo para que um micro ou pequeno negócio consiga passar por uma crise sem muitos prejuízos e incrementar suas vendas.

Um bom planejamento estratégico precisa de reflexão, de um momento de discussão e avaliação para um melhor direcionamento. 

Com isso, se torna essencial programar os vários pontos avaliados, para a sua divisão em pontos considerados fortes e fracos da empresa, após essa avaliação o planejamento deve ser fomentado para a sua ação em projetos práticos.

Por isso os estudos e pesquisas não devem parar. O crescimento de uma empresa só se dá pela regularidade e persistência, além de pontos estratégicos para cada fase do seu negócio. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *