Saiba como o Inbound pode potencializar o seu e-commerce

Publicado por redator em

e-commerce vem cada vez mais conquistando espaço no mercado e isso ocasionou um grande impacto nas mais diversas áreas, desde como as pessoas consomem e até a maneira com que as empresas vendem seus produtos

Afinal, no mercado diferentes fatores apresentam ligação com a jornada de compra, e neste cenário, métodos como o inbound marketing são muito visados para atrair o interesse de consumidores através da relevância do conteúdo.

Para quem possui um e-commerce, independente do setor, seja uma empresa de plantas ornamentais ou um pequeno comércio, o inbound pode potencializar os resultados que a empresa atinge. 

Nesse cenário, é importante abordar o conceito de lead. Nada mais é que o cliente em potencial que já apresentou em algum momento um interesse em algum serviço ou produto da sua empresa. 

Para que ocorra a atração e qualificação de leads, é preciso que o planejamento tenha um estudo preciso da persona.

Persona é uma representação do consumidor ideal, e se trata de uma maneira de traçar um perfil fictício para determinar as abordagens e outros aspectos das estratégias de marketing aplicadas.

Por fim, o intuito ao determinar a persona é saber onde seus clientes estão, assim saberá se pesquisam até mesmo por “armário de aço inox preço” nos buscadores ou se a maneira mais efetiva é atrair por alguma plataforma ou rede social diferente.

Conhecença a importância do funil de vendas 

O funil de vendas tem um impacto significativo em diversas estratégias de marketing digital. A razão para isso é o fato de representar a jornada da persona desde o estágio de busca por informações superficiais. 

O funil é dividido em três fases: topo, meio e fundo. O topo do funil tem um público maior, cuja principal característica é que os dados superficiais são pesquisados, e os usuários muitas vezes nem sabem do que precisam ou mesmo têm algum problema. 

Em geral, a parte do topo apresenta aprendizado e descoberta. Já o meio do funil apresenta uma consideração de compra onde o cliente está consumindo o conteúdo mas já começa a considerar a comprar.

E por último e não menos importante a parte inferior apresenta uma avaliação seguida de uma decisão. 

E para atrair leads existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, seja por meio de Link Building ou conteúdo relacionado que é muito importante, principalmente nos primeiros passos, e é essencial para conseguir leads. 

Quando se trata de conversões, precisamos de conteúdo que possa levar os consumidores nessa direção. 

Por exemplo, o e-commerce, que vende camisas de silicone amarelas, pode oferecer diversos conteúdos falando tanto de seus produtos e da sua empresa quanto curiosidades sobre algo pertinente.

Quais são as ferramentas de inbound marketing mais importantes? 

Como muitas estratégias de marketing digital, o inbound marketing é uma combinação de diferentes táticas para alcançar um determinado resultado de forma ágil e está basicamente relacionado ao conteúdo que atrai os espectadores. 

Os recursos que podem fazer a diferença no e-commerce incluem: 

  • Análise métrica; 
  • SEO; 
  • Gerenciamento de blogs; 
  • Automação de marketing. 

Confira a seguir detalhadamente cada tópico para você entender melhor.

Análise métrica

A análise contínua das métricas é um dos grandes benefícios do inbound marketing, pois somente no meio digital é possível coletar um enorme número de informações com um baixo custo, mas não se esqueça que essa coleta deve ser utilizada de forma adequada. 

Para entender a importância de analisar os resultados com as ferramentas certas, você pode imaginar uma empresa de usinagem de peças que realiza esse monitoramento. 

Após a empresa utilizar essa ferramenta ela consegue obter diversos avanços, por exemplo, facilita na tomada de decisões, localiza onde devem ser feitos os ajustes necessários e descobre estratégias que não funcionam. 

SEO

Com a tecnologia e o estudo sobre o SEO (Search Engine Optimization), as páginas das empresas podem alcançar uma posição mais favorável nos buscadores, dessa forma facilitando que seus possíveis clientes encontrem a página da sua empresa.

Gerenciamento de Blogs

A gestão deve ser eficaz, pois envolve ações como organizar, criar, editar, publicar e medir e impacta diretamente no consumo do usuário que irá acessar o seu site. 

Automação do marketing

Assim como as alternativas anteriores, a automação de marketing é muito importante, principalmente para ações de grande porte, pois permite atividades eficientes e a capacidade de manter relacionamentos produtivos. 

Pode haver algumas variações no sistema que você usa, mas em geral, a automação segue cada ação que você cria, rastreando os pontos de contato entre os prospects e sua empresa, automatizando tarefas individuais que precisam ser repetidas. 

Com o uso adequado do inbound marketing  e outras táticas de marketing digital, você pode fazer uma diferença significativa no comércio eletrônico.

Por isso, é importante sempre contar com profissionais qualificados para avaliar quais ações são mais adequadas para atingir seus objetivos de negócio com segurança e eficácia.

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