Saiba como montar sua floricultura virtual

Publicado por Juan em

Montar uma floricultura online pode ser uma ótima ideia para quem quer começar um novo negócio, pois o mercado continua a crescer e os custos iniciais para iniciar uma floricultura são muito baixos.

Se você ainda está decidindo qual produto vender, o e-commerce baseado em flores, sementes e até plantas está ganhando a demanda do mercado.

Falando em floricultura, conheça a Floriza que trabalha com vendas de flores online, e pode te ajudar.

Por que devo iniciar uma floricultura online?

Se pensarmos no mercado da floricultura, é comum pensarmos em estruturas antigas com processos que não mudaram muito nas últimas décadas.

Muitos empreendedores que atuam no setor de lojas físicas sofrem diariamente com problemas como gestão de estoque e problemas com custos fixos de negócios.

No entanto, muitas dessas dores não são sentidas quando a empresa opera na Internet.

Confira abaixo, algumas vantagens de se abrir uma floricultura: 

Estoque

Em uma floricultura não é possível ignorar o estoque porque é importante para questões de vitrines e vendas.

Isso não acontece no comércio virtual! 

Na verdade, é muito comum que as floriculturas virtuais trabalhem com fornecedores ou prestadores de serviços.

A apresentação ocorre diretamente por meio de fotos, o que auxilia o marketing de uma forma muito interessante, onde ao mesmo tempo, reduzem seus custos fixos e podem continuar oferecendo mais outros produtos.

Custos fixos

Além disso, se você administra uma floricultura, precisa ficar de olho no saldo dos custos fixos.

Pelo fato de se tratar de um produto frágil e perecível, deve-se ter o cuidado de garantir que o ambiente esteja sempre ventilado.

No caso de uma floricultura online, é possível reduzir esses custos, pois os custos de logística, armazenamento e manutenção poderão ser terceirizados.

Se você realmente decidir não ter seu próprio armazém e logística, é importante encontrar bons fornecedores. 

Seja na floricultura ou em qualquer área de comércio virtual , fornecer produtos de alta qualidade é a chave para todo e qualquer sucesso!

Um bom exemplo que comprou com a Floriza, foi a Madesco que trabalha com a venda de Portas Frisadas, e pode te ajudar.

Dicas para iniciar uma floricultura online

Se você deseja iniciar uma floricultura online, aqui estão algumas dicas que podem fazer a maior diferença para o seu negócio:

Realizar segmentação

Existem inúmeros tipos de flores e plantas existentes. E você provavelmente não deseja vender tudo para todo mundo. 

Até porque nesse caso você tem que competir com grandes varejistas que já vendem todo tipo de flores pela internet.

Existem vários micro nichos que podem ser abordados para garantir especialização e facilitar a criação do seu mercado.

Aqui estão alguns exemplos de recursos direcionados:

  • Vender suculentas e cactos;
  • Floricultura online que seja especializada em orquídeas;
  • Uma loja virtual de coroas de flores;
  • Flores regionais e também típicas.

Conheça algumas funcionalidades que são de suma importância

No setor de floricultura online, existem vários recursos e opções técnicas que podem tornar sua loja online mais lucrativa. Dois dos mais importantes são:

  • Construa a sua própria cesta: Aqui o cliente pode escolher as flores que quer comprar e que tipo de cesto quer. 

Isso também se aplica a buquês de flores. Além disso, é interessante fornecer opções de laços e personalizar os embrulhos. 

Além de oferecer mais opções ao seu público, você também pode cobrar mais por decorações e extras, o que aumenta o preço.

  • Entrega programada: Muitas pessoas compram flores para dar presentes a alguém.

Seja um aniversário, dia das mães, casamento, celebração religiosa ou outra comemoração, onde a ideia é que os presentes devam ser apresentados no dia certo.

Por isso, a opção de agendar a entrega em uma data específica é um recurso muito importante para todas as floristas online.

Invista nas venda agregada

Um mercado de flores não precisa apenas vender flores. Isso significa que seu negócio também pode ser conhecido como uma floricultura que oferece buquês, rosas, plantas e arranjos.

Dito isso, há muitas outras coisas que podem agregar valor e aumentar o preço médio do ticket da sua empresa.

Se a sua ideia de vendas é voltada para datas comemorativas, outros produtos possíveis são o vinho, chocolates, bichos de pelúcia, etc.

Se você se concentrar em paisagismo e decoração, produtos de cuidados, terra, adubo e tudo mais para o cuidado e manutenção de um jardim de flores.

Invista em conteúdo relevante

Uma floricultura online precisa de boas fotos. A aplicação de flores é muito visual, dessa forma, você precisa focar em imagens e conteúdos visuais.

Além das imagens, o marketing de flores também deve incluir conteúdos que envolvam e agreguem valor ao público. 

É uma boa ideia ter um conta nas redes sociais como o instagram, e postar regularmente sobre os cuidados com as suas flores ou até mesmo como devem aprender a cultivar diferentes tipos de plantas.

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