Saiba como funciona a internet da StarLink de Elon Musk no Brasil
A princípio, o objetivo principal da StarLink é levar internet rápida e de qualidade para os quatro cantos do globo – incluindo as regiões mais afastadas. Esse serviço será provido via satélite, com mais de 10 mil sendo alocados no espaço de forma ordenada e abrangente.
E como esse serviço funcionará no Brasil? Será que seus preços serão tão competitivos quanto os provedores que já utilizamos aqui? E a qualidade, será que realmente é superior? Confira isso e muito mais no decorrer deste artigo. Boa leitura!
O que é a Starlink?
A Starlink é um projeto idealizado pela SpaceX no ano de 2015 que visa oferecer internet veloz para todas as regiões do planeta – em especial os locais mais afastados onde os serviços de banda larga atuais não conseguem chegar.
Para isso, o equivalente a 12 mil satélites serão enviados para o espaço, oferecendo cobertura para o mundo todo. Atualmente, algumas empresas já disponibilizam internet por meio de satélites, entretanto com capacidade de alcance bastante reduzida.
A SpaceX começou a enviar seus primeiros satélites no ano de 2018, logo após receber autorização da FCC (Comissão Federal em Comunicação dos Estados Unidos).
Com isso, espera-se que em pouco tempo as 12 mil unidades estejam operando conforme planejado, emitindo sinais para a terra de maneira estável e ininterrupta.
E como a Starlink funciona?
De antemão, todos os satélites trabalham de forma conjunta, enviando sinais através de suas antenas de alto desempenho. Devido a quantidade excessiva de satélites, a Starlink alcançará lugares distantes e que atualmente sofrem com a falta de internet.
Os equipamentos enviados para o espaço lembram um painel plano, pesando aproximadamente 260 kg. Para que a sua desintegração no espaço se dê de forma mais simples, eles ficaram alocados em baixas altitudes (550 km).
Além disso, o aparelho é alimentado por um painel solar, o que reduz ainda mais os custos com energia.
A internet via satélite realmente é melhor?
Em um primeiro momento, o grande diferencial da Starlink parece estar relacionado à sua capacidade de levar internet a zonas rurais e vilarejos remotos. Entretanto, esse não é o único objetivo de Elon Musk, dono do projeto.
Veja que, nos dias de hoje, as empresas que disponibilizam serviços de internet através satélites possuem uma latência de 600 milissegundos. Esses milissegundos se referem ao tempo de transmissão de dados de um dispositivo para o outro.
Por outro lado, a Starlink pretende aumentar a latência para 25 mil milissegundos, com uma transferência de dados de 1GB por segundo. Ou seja, muito mais veloz que os modelos atuais.
Em razão da tecnologia empregada, os custos de manutenção dos satélites não são altos. Desse modo, tanto as empresas, quanto as pessoas físicas poderão aderir aos serviços da Starlink.
Já é possível contratar a Starlink no Brasil?
A meta de expansão da SpaceX se iniciou em 2018, quando a empresa conseguiu enviar seus primeiros satélites para a órbita terrestre. Até o momento, a Starlink já se encontra disponível em mais de 30 países, dentre eles, o Brasil.
Desde o ano de 2022, estados que estão aptos a contratarem essa nova tecnologia são:
- São Paulo;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro.
Por último, existe uma expectativa de que até 2025 ao menos 40 milhões de pessoas estejam utilizando a Starlink como seu principal provedor de internet.
Quais os valores?
Por ser uma tecnologia relativamente nova, é normal que os preços estejam um pouco acima do que estamos acostumados. Porém, à medida que o serviço for ficando mais conhecido, os valores também tendem a baixar.
O que você precisa saber é que o valor dos pacotes variam bastante de acordo com a região do solicitante. Assim, o custo da mensalidade para as pessoas que residem no estado de São Paulo fica na casa dos R$ 530.
Vale lembrar que esse valor não inclui o frete e nem o kit de instalação.
Por fim, enquanto a Starlink não fica acessível para todos, para você que está procurando um provedor de internet em Casimiro de Abreu, não perca tempo e visite agora mesmo o site da Portal Entre, empresa referência quando o assunto é internet de qualidade e com baixíssima latência.