Marketing de conteúdo: saiba como aplicar em sua estratégia
Aplicar estratégias de marketing de conteúdo é uma necessidade atual de qualquer negócio que queira engajar seu público-alvo. Não é à toa que autores como Paz (2016) chamam essa técnica de moeda de troca, fornecendo soluções para as pessoas e ajudando-as a compreender a autoridade da marca.
Se você já ouviu os termos SEO, Google Positioning e Web Authority, saiba que o conteúdo é fundamental para o sucesso dessas estratégias.
Quer saber como construir uma estratégia de conteúdo de acordo com o perfil da sua empresa? Nas linhas a seguir, separamos dicas valiosas sobre esse tema que vão te ajudar a implementar essa estratégia. Teste!
Conteúdo: Soluções para Diferentes Segmentos
No livro “Content Marketing: The Currency of the 21st Century” (2016), o autor Rafael Paz define conteúdo como uma forma de as empresas compartilharem seus objetivos com o mundo.
Essa visão também é compartilhada por especialistas que abordam a filosofia de Inbound Marketing, afinal, os clientes de hoje buscam soluções e coletam informações, avaliações e prescrições antes de decidir se compram ou não um produto.
É por isso que uma boa estratégia de conteúdo pode ser integrada aos mais diversos segmentos.
Vejamos um exemplo: Se o seu negócio é uma Empresa de usinagem de peças para moldes utilizadas em máquinas injetoras para transformar matéria-prima em produtos, produza conteúdos que ajudem seu público Seus falsos montam materiais e tirem dúvidas sobre este relevante artigo.
Independente do segmento, todo negócio tem um público-alvo, certo? Ao contar com um profissional de marketing para desenvolver uma estratégia de conteúdo, esse público não deve ser tratado de forma geral, mas deve ser tratado como um indivíduo.
O que são personas? É a representação do seu cliente ideal na forma de uma pessoa fictícia, construída a partir de informações coletadas sobre essa pessoa (em entrevistas e pesquisas), como: interesses, idade, profissão, estilo de compra, a solução que você procura.
Também parte da loja de Acessórios para maquina airless que é uma ferramenta utilizada na construção civil e facilitar a pintura de superfícies, como, por exemplo, paredes e tetos.
Muitas pessoas que trabalham em um canteiro de obras podem ter dúvidas sobre qual martelo é melhor usar, quando usá-lo e qual modelo é mais adequado. Como você leva essas informações para os clientes, tanto em uma construtora quanto em outros tipos de empresas?
Exemplos de documentos de solicitação de conteúdo:
- Conteúdo para Mídias Sociais;
- postagens de blog;
- E-books e materiais ricos;
- Campanhas de e-mail marketing.
Avaliar o uso de cada estratégia requer planejamento geral e pesquisa sobre como a pessoa deseja receber essas informações. Por esse motivo, abordaremos algumas dicas práticas sobre como usar o marketing de conteúdo nos tópicos a seguir.
Forneça informações relevantes
Ninguém gosta de ser bombardeado com informações inúteis e spam. Não é surpresa que estudos nessa área mostrem que 94% dos consumidores deixaram de seguir uma empresa por causa de mensagens irrelevantes.
É por isso que o planejamento estratégico de como o conteúdo é entregue pode ajudar seus leitores e agregar valor à sua marca ao mesmo tempo. Você escreverá sobre tópicos técnicos, como a aeração tratamento de efluentes?
Tentou-se mostrar a importância deste objeto para descartar o líquido e praticar a sustentabilidade, além de diminuir gastos para as indústrias que podem reutilizar a água tradada em outros processos produtivos. Pesquise o que seu público quer saber e forneça informações relevantes.
Tomando esses cuidados, seu negócio colherá os seguintes benefícios:
- Ganhe autoridade e relevância em seu nicho;
- Mais engajamento com o público;
- Melhorando o Conhecimento da Marca;
- Maior taxa de conversão de leads.
Use boas práticas de SEO
Quanto mais conteúdo relevante sua empresa produzir em canais como blogs, maiores serão as chances de seu site ser encontrado pelo Google. Por isso, faça sua pesquisa e utilize as melhores práticas de SEO, que são estratégias utilizadas pelos buscadores para ranquear o conteúdo.
É importante pesquisar o que os algoritmos levam em consideração, fazer bom uso dos links que compõem a popularidade do seu blog e usar as palavras-chave exatas relevantes para sua atividade.
Consulte pesquisas e use ferramentas como Google Trends e Keyword Planner para ter uma ideia mais específica de tópicos de pesquisa e palavras de estratégia.
Quando se trata de um tema como o Broca de metal duro – equipamento que serve para fazer furos ou para realizar acabamentos em peças no geral, um truque é pesquisar os termos que as pessoas pesquisam relacionados a esse acessório e desenvolver uma estratégia.
Lembre-se das dicas anteriores e agregue valor ao seu conteúdo. Fale sobre o dispositivo, destaque recursos e resolva o problema da pessoa, em linguagem clara e acessível.
Se o assunto for mais técnico, como um manual para Bomba de teste hidráulico, ferramenta usada para averiguar como tubos e vasos de pressão de comportam perante fortes impactos, contextualize essas informações para benefício do leitor.
Quanto mais relevante e rico o conteúdo, maiores as chances de classificação. Mas cuidado: é preciso pensar no melhor formato para passar a informação, porque um bom conteúdo é um conteúdo que encanta os leitores e não é feito apenas para ler o Google.
Tenha um plano de conteúdo
Criar conteúdo pode parecer simples, mas planejar as metas que sua estratégia deseja alcançar é o primeiro passo para determinar a melhor abordagem.
Por exemplo, em setores como indústria e construção, os equipamentos pesados estão sujeitos a uma ampla gama de tópicos sobre segurança, utilidade e produtividade.
O Cabo de aço especial para guindaste é um exemplo de acessório instalado em uma viga para facilitar a elevação de cargas pesadas e forneceria algum conteúdo neste contexto. No final, porém, não basta identificar os temas que compõem a agenda, uma boa estratégia emerge do planejamento.
O que fazer? Veja a mini-checklist abaixo:
- Estude as personalidades e adapte as instruções como solução para elas;
- Agenda editorial, com aniversários e datas afins;
- Use ferramentas avançadas de pesquisa para identificar tópicos e palavras-chave;
- Tenha um cronograma para distribuição, revisão, adaptação e lançamento;
- Inserir referências no apêndice;
- Alinhar o plano com os objetivos do negócio;
- Use calendários, ferramentas e planilhas para organizar ações.
Use um tom que combine com sua marca e personalidade
Com quem e com quem sua empresa quer falar? É uma pergunta simples, mas que pode ser mais explorada quando se trata de definir tom e linguagem em suas estratégias de conteúdo.
Caso o segmento aborde temas específicos, por exemplo a Instalação de sistema SPDA que serve para direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra.
O Laudo de SPDA deve ser executado com o intuito de fornecer informações referentes às instalações de SPDA, para que se caso haja danos onde o para-raio tenha sido afetado, o mesmo seja revertido para a segurança de todos. Adequar a linguagem em um tom explicativo é de extrema importancia.
Como é definido o tom da marca? Lembre-se que cada negócio se comunica de uma forma. As empresas que trabalham com temas técnicos terão um tom mais informal.
Negócios focados em soluções de entretenimento podem jogar com uma linguagem mais coloquial.
Seja qual for o tom, adequar a linguagem à imagem que a empresa quer transmitir à persona é essencial para que o conteúdo da empresa faça sentido.
Produzir conteúdo sobre um acessório industrial como um Eixo agricola, que equipa algumas maquinas agrícolas, não permite fugir do jargão técnico, mas tornar a linguagem compreensível para o usuário é fundamental.
Por que investir em conteúdo?
Agora que você sabe como criar uma boa estratégia de conteúdo, é hora de investir em conteúdo. Além de posicionar seu negócio como uma autoridade, o tráfego do seu site pode crescer, e um bom conteúdo afeta o tipo de relacionamento que sua marca tem com os clientes.
Quanto mais confiança seu público tiver nas informações que sua estratégia está ajudando a gerar, mais provável será que ele tome a ação que sua empresa deseja em algum momento ou compartilhe suas postagens, seus jornais, gráficos e documentos como referência.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.