Saiba a importância do CRM para sua loja virtual

Publicado por redator em

O uso do CRM pode influenciar totalmente a operação de uma loja virtual e possibilitar melhores resultados, independente do segmento em que as empresas atuam. 

O CRM integrado às operações de e-commerce é essencial para a melhoria dos negócios visando a melhoria da experiência do consumidor. 

Isso é muito urgente porque hoje em dia a maioria das pessoas faz muita pesquisa e confirmação de suas opções antes de comprar. 

Assim, um dos diferenciais buscados pelos consumidores é justamente a qualidade do atendimento, que é um fator fundamental em todos os negócios. 

Num cenário onde os públicos são cada vez mais exigentes, as empresas devem adaptar-se ao comportamento dos seus potenciais clientes. 

Além de ser sempre atraente e construir credibilidade junto ao público, é preciso aprender com as falhas e eliminar os problemas que podem atrapalhar os lucros. 

O CRM é uma ferramenta utilizada para manter o relacionamento com os clientes no mais alto nível de personalização. Portanto, contribui significativamente para o sucesso do e-commerce. 

 O que é CRM? 

CRM é uma sigla que se refere à gestão de relacionamento com o cliente, que pode ser traduzida para o português como gestão de relacionamento com o consumidor. 

CRM é um conjunto de práticas e software projetado para coletar e armazenar informações sobre  clientes atuais e clientes que ainda não fizeram uma compra, mas estão em processo de compra. 

As informações coletadas dos clientes incluem, entre outras, informações de registro. Além de conter nome, idade, e-mail, endereço e outras informações.

O CRM também contém informações como  ticket médio gasto pelo consumidor, produtos adquiridos, gostos, tipos de consultas pesquisadas, problemas e reclamações  já enviadas, canal de contato e outras informações . considerações 

A informação é importante para que os lojistas conheçam os clientes e seus hábitos de compra.

Quais são os benefícios de usar um CRM para gerenciar uma loja online? 

As empresas que ainda não estão convencidas da importância de implementar uma ferramenta em sua empresa devem entender os benefícios do investimento, que são: 

  •  Mais controle na jornada de compra do usuário; 
  •  Aumentar a eficiência de todos os processos; 
  •  Otimização da produtividade em diversas indústrias; 
  •  Melhor gestão da experiência do cliente; 
  •  Aumentar a precisão da tomada de decisão. 
  1. Escopo da jornada de compra 

A tendência é que os clientes tornem sua jornada de compra cada dia  mais digital. Os principais motivos para isso são a facilidade de  informação e a abundância de opções, o que torna o consumidor ainda mais exigente e impaciente. 

Por isso, é imprescindível que uma empresa de criação de sites Curitiba, por exemplo, invista em conteúdo informativo e relevante.

Assim, ele consegue dissipar as dúvidas do público sobre o assunto é propriedade da impermeabilização e superar quaisquer objeções que possam surgir ao seu emprego. 

Nesse sentido, o CRM ajuda a empresa a entender o processo de compra do consumidor, o que é muito útil para que ele tome providências para orientá-lo de forma mais eficaz até a compra. 

  1. Processos mais eficientes 

E-commerce é um negócio com múltiplos processos que devem estar alinhados para proporcionar a melhor experiência de compra aos consumidores. 

Por exemplo, se um botão não concluir uma compra na loja virtual da com tema de esporte,  o consumidor pode não conseguir continuar o processo de compra. 

Neste caso, a transação é bloqueada, mesmo que o cliente tenha interesse e disponibilidade. 

Por outro lado, se a entrega dos produtos for problemática, o cliente também pode ficar insatisfeito e ter uma  imagem ruim da loja. 

No entanto, o CRM facilita a criação de processos mais eficientes, pois fornece uma visão mais abrangente do negócio, o que ajuda a reduzir custos e aumentar as margens de lucro.

  1. Otimização da produtividade 

A implementação de processos mais eficientes sempre leva à otimização da produtividade, sejam processos automatizados e industriais ou processos humanos.

Se os grupos de trabalho tiverem instruções mais claras e informações mais precisas sobre os consumidores, a implementação do projeto pode ser mais fácil. 

Além disso, um ambiente mais produtivo também garante a redução na produção de resíduos, ao mesmo tempo em que aumenta os lucros da empresa. 

Assim, o CRM permite, por exemplo, uma comunicação visual realizada no site de uma empresa de cardápio online, uma prestação mais rápida de serviços que atendam às expectativas e tenham maior qualidade. 

Ao mesmo tempo, os funcionários da empresa desfrutam de processos mais avançados. 

4. Gestão da experiência do cliente 

É importante que os clientes e potenciais clientes tenham experiências positivas com as marcas em todas as etapas da jornada de compra. 

O CRM ajuda fornecendo às empresas as informações de que precisam para  personalizar a experiência de cada usuário.

Em outros casos, a ferramenta também permite prever a demanda ou possíveis problemas do consumidor. Por exemplo, no caso de uma empresa de locação de mini escavadeira, a ferramenta pode facilitar a busca antecipada de soluções, seja a loja online ou os próprios produtos. 

  1. Tomada de decisão mais precisa 

A ferramenta é muito importante para empreendedores que valorizam agilidade e aprendizado rápido para tomar decisões importantes com precisão. 

Isso porque o CRM permite que os gestores acessem dados de clientes ou operacionais, tornando as decisões estratégicas mais rápidas.

Como o CRM é integrado à loja online? 

O CRM está incluído no design da loja online, porque os dados coletados são usados ​​para se adaptar a diferentes setores. 

No entanto, o foco da utilização da ferramenta está nos seguintes tópicos: 

  1. Problemas 

É importante que os serviços de apoio ao cliente apresentem a máxima eficiência, principalmente no caso de problemas relacionados com a compra de ar condicionado dutado, por exemplo. 

Isso reforça o fato de que a marca respeita o relacionamento com os consumidores. 

Atualmente, o CRM permite analisar o histórico de compras e outras informações relevantes, o que ajuda a resolver o problema o mais rápido possível. 

  1. Visão estratégica 

O atendimento personalizado e individualizado é uma grande conquista nas compras eletrônicas, independentemente do setor. 

O CRM, no entanto, possibilita uma visão estratégica que não está apenas relacionada ao relacionamento com o cliente, mas abrange todo o negócio. 

A ferramenta pode ser utilizada para identificar bugs, pontos de melhoria ou até mesmo elementos que merecem destaque para um excelente desempenho. 

Ao saber mais, por exemplo, sobre os resultados de suas próprias atividades, a venda de porta paletes consegue conquistar mais espaço no mercado. 

  1. Previsão  

O CRM permite que as empresas entendam exatamente quais são as demandas do mercado, o que é de grande valia para o e-commerce na gestão de estoques.

Desta forma, é possível evitar problemas como mercadorias que ficam presas no depósito. Outra medida rentável é investir em barcos, que costumam ser mais rápidos de consumir e mais rentáveis. 

Quanto mais o fabricante de kit correia dentada e tensor souber sobre o comportamento do cliente, mais fácil será identificar as preferências do público no futuro.

Isso pode ser uma vantagem, pois facilita a confecção de itens mais adequados às necessidades do cliente, como sacolas mais duráveis.

Como  o CRM é usado em uma loja online? 

Empresas de todos os portes podem aproveitar os benefícios de um investimento em CRM para comércio eletrônico. Todos os colaboradores envolvidos no relacionamento com o cliente podem enviar os dados coletados para a ferramenta da mesma forma. 

Existem várias opções de software CRM com diferentes funcionalidades. A tarefa do empresário é encontrar a opção que melhor se adapta às suas necessidades, dependendo do segmento em que atua ou do tamanho da empresa. 

O ideal, porém, é que as plataformas registrem adequadamente todas as ações realizadas com os clientes, independentemente do canal por meio do qual sejam realizadas. 

Um exemplo de uso do CRM é quando um cliente pergunta sobre o atraso de uma fita para rotulador ou outros produtos. 

Nesses casos, é importante que o atendente saiba a melhor forma de atender o consumidor e que a ocorrência seja registrada em protocolo. 

Quando o cliente  entrar em contato novamente, cada prestador de serviço saberá como ajudar a contextualizar o pedido. Este é apenas um exemplo simples de um aplicativo de CRM usado no atendimento ao cliente. 

Quando os consumidores veem que os funcionários e os sistemas de atendimento de uma empresa estão interligados e trabalham para otimizar os processos, há uma tendência de criar uma imagem muito positiva da empresa.