Saiba a diferença entre líder e chefe

Publicado por redator em

A gestão, engajamento e liderança são os pilares de um bom líder, cuja função não se resume apenas na cobrança de tarefas.

Hoje em dia, não basta vestir a camisa personalizada empresa e querer ser o chefe temido pelos colaboradores. Inspirá-los com bons exemplos mostra-se mais eficaz, além de gerar resultados melhores.

Entendendo a diferença

Um líder é capaz de estimular as demais pessoas a darem o seu melhor, de maneira que se sintam bem ao fazer isso. 

Inclusive, é comprovado que a satisfação dos colaboradores possui influência direta na produtividade, que só é atingida quando há um canal aberto entre líder e liderados.

Já o chefe costuma ser mais temido do que estimado, uma vez que este mostra-se sempre mais interessado nos rendimentos da organização do que com os problemas dos funcionários, possuindo como características:

  • Autoritarismo e centralização;
  • Culpa os outros;
  • Dá crédito a si mesmo;
  • Não escuta nem dialoga com os colaboradores.

Ambas as posições são de comando, mas o que diferencia um do outro é a forma como o poder é exercido com a utilização de uniforme social feminino ou masculino.

As vantagens da liderança nas empresas

As organizações em que os ocupantes de cargos-chave sabem a diferença entre líder e chefe, são capazes de obter uma série de benefícios.

A começar pela satisfação dos subordinados, que passam a trabalhar melhor e entregar resultados mais elevados.

Afinal, quando a equipe é bem liderada, seja em uma multinacional ou em uma escola particular infantil, ela se torna mais motivada e eficiente.

Além disso, há a criação de uma base de solução de problemas, visto que, com uma liderança aberta ao diálogo, a profusão de ideias e sugestões se torna bem mais ampla.

Assim, sua execução é visivelmente muito mais simples, ao contrário de um cenário cuja liderança é um chefe, e, possivelmente, haveria limitação para se fazer o básico.

Conclusão

Um dos passos essenciais para transformar um chefe em líder é buscar ouvir seus colaboradores, sempre envolvendo-os nas tomadas de decisões e oferecendo feedbacks.