Quais são as preferências de compras dos consumidores brasileiros?
É impossível negar que os últimos anos trouxeram muitas mudanças para a maneira de consumir em todo o mundo. E isso não ocorreu de maneira diferente com as preferências de compras dos consumidores brasileiros.
As compras online realmente se mostraram como opção importante para quem quer praticidade na hora de comprar, encontrar produtos em promoção e economizar.
Uma pesquisa da Qualibest mostra exatamente isso: as compras online vieram para ficar e tirar o consumidor de casa exige oferecer experiências diferentes a eles. Confira mais dados sobre a pesquisa!
Compras pela Internet ganham cada vez mais adeptos
Um dos dados mais relevantes dessa pesquisa foi mostrar que as compras online realmente chegaram para ficar, sendo que o preço mais baixo e a praticidade são os principais pontos que levam a isso.
De acordo com a pesquisa, 71% afirmam que fazem compras pela internet. Desses, 75% afirmam que o valor mais em conta é o motivo para isso e 62% dizem que a praticidade e não ter que se deslocar é outro fator importante para essa escolha.
De todos os que responderam a pesquisa, 91% afirmaram que as compras pela internet trazem mais facilidade para o dia a dia. No entanto, as lojas físicas ainda são visitadas por alguns desses consumidores.
Cerca de 29% das pessoas afirmam que preferem as lojas físicas quando o motivo é poder experimentar ou testar um produto, sendo esse o motivo para 64% das pessoas que consomem em varejo físico.
Assim, é possível notar que o consumo se divide em diferentes situações: quando se quer praticidade, a internet é o meio mais buscado. No entanto, quando se quer conferir a qualidade de uma peça ou experimentá-la, as lojas físicas saem na frente.
Metaverso será uma realidade?
Algo que pode mudar essa segunda situação é o metaverso. A tecnologia, que cria algo como um “mundo digital” além do físico, pode permitir que essa experimentação seja feita à distância. Já pensou?
Pode parecer algo muito futurista, mas algumas tecnologias já conseguem fazer isso, como é o caso da Realidade Aumentada e Virtual. Um exemplo são os filtros de tênis, por exemplo, que podem ajudar uma pessoa a escolher qual modelo mais combina com ela.
Existem também aplicativos que ajudam você a escolher a cor da parede de casa, o móvel que mais combina em um canto da sua sala, e muitos outros. Tudo isso a partir da câmera do celular.
O Metaverso pode facilitar isso ainda mais. De acordo com a pesquisa, a grande maioria (95%) disse que não faz parte do Metaverso, mas 70% afirmam que gostariam de entrar.
Na intenção de utilizar o Metaverso para compras, 49% dos entrevistados disseram que tem esse interesse e 51% afirmam que comprariam mais com a chegada desse novo mundo virtual.
O que levaria um consumidor às lojas físicas?
Com as tecnologias tendo cada vez mais espaço na vida das pessoas, como ficam as lojas físicas? Como vimos, a visita a uma loja física precisa ter uma razão específica: experimentar um produto, conferir sua qualidade e também ter a praticidade de levar na hora, por exemplo.
Considerando pontos físicos, 48% dos respondentes afirmam que costumam comprar em lojas de shopping e 45% em lojas de rua. Desse número, a classe C é a que mais frequenta as lojas de rua (55%).
No entanto, para todos eles, um ponto que vale muito é a experiência geral que irá ter nessa loja física. E a pesquisa mostra alguns dos pontos para isso.
Segundo os dados analisados, uma loja física precisa ter 4 pontos para que seu consumidor tenha uma boa experiência com ela:
- 94% afirmam que iriam se os produtos fossem sustentáveis;
- 94% se a loja tiver uma rede social;
- 90% terão uma boa experiência caso a música seja calma;
- 89% terão uma boa experiência caso o cheiro seja agradável.
Ou seja, a maneira como as pessoas se relacionam com a loja física é bastante diferente das compras online, mas algumas medidas ainda conseguem atraí-las para comprar fora de casa.