Quais impostos incidem no consumo e como podemos economizar nas compras?

Publicado por redator em

Com tantas obrigações mensais, saber como obter descontos em suas compras é algo muito atrativo para o seu orçamento, certo? Além disso, saber pelo que está pagando também é muito importante para você entender para onde o seu dinheiro é direcionado.

Você sabe quais impostos recaem sobre o preço dos produtos e serviços adquiridos e quais tributos são esses? Sabe como economizar nas suas compras sem sonegar essas contribuições?

É isso que mostraremos para você neste artigo. Continue a leitura para entender mais sobre esses impostos e o que pode ser feito para economizar.

Quais impostos incidem no consumo?

O pagamento de imposto é obrigatório e incide em vários bens de consumo. De acordo com o artigo 3º da Constituição Federal, os tributos têm como objetivo:

  • I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
  • II – garantir o desenvolvimento nacional;
  • III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
  • IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Nesse sentido, saber quais impostos incidem no consumo é fundamental para entender para onde o dinheiro é direcionado. Entre os principais tributos podemos citar:

Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)

Ele incide sobre a movimentação de produtos em geral de todos os segmentos, desde o ramo alimentício até eletrodomésticos, embalagens, cosméticos, etc. Inclusive, serviços de transporte interestadual e intermunicipal.

Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS)

Neste caso, é possível dizer que ele incide sobre uma imensa lista de atividades, desde advocacia, comunicação até franquias.

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Por fim, este incide sobre a importação de produtos estrangeiros e sobre os produtos de indústria nacional.

Como economizar nas compras?

Não tem como você realizar suas compras sem pagar os impostos que incidem no consumo, no entanto, existem outras maneiras de economizar nas suas compras. Quer saber quais são elas? Listamos algumas dicas a seguir. Confira!

Use cupons de desconto

Os cupons de descontos são uma das maneiras mais vantajosas de você economizar nas suas compras. Por meio deles, você pode obter a dedução de uma determinada porcentagem ou em um valor fixo daquilo que comprará.

Por exemplo, se você deseja realizar a compra de um tênis em um e-commerce específico, pode utilizar o cupom de desconto e ter uma dedução de 5%, 10% ou 18%, por exemplo, na sua compra. Tudo vai depender do cupom disponível.

Planeje suas compras

Evite realizar suas compras sem uma programação. Com base no seu planejamento, você saberá exatamente quanto pode gastar e o que deve deixar para adquirir em outra oportunidade. Além disso, evita-se o consumo excessivo, que pode levar você ao endividamento.

Nesse sentido, o planejamento deve levar em consideração suas receitas e todos os seus gastos, tanto os fixos quanto os variáveis, para que seja possível determinar quanto pode ser gasto em novas compras.

Faça uma pesquisa de preços

A pesquisa de preços é, sim, uma medida indispensável para quem quer economizar. Por meio dessa pesquisa, você consegue analisar não só qual é o produto mais barato, mas qual das opções oferece um maior custo-benefício.

Fique atento aos anúncios e verifique se existem promoções em andamento ou se a loja oferece cupons de descontos para tornar a sua compra mais vantajosa.

Entender quais impostos incidem no consumo dos seus produtos e saber o que pode ser feito para economizar nas suas compras é fundamental para obter descontos que impactam positivamente o seu orçamento. 

O objetivo aqui é que você possa comprar aquilo que deseja sem prejudicar as suas finanças — afinal, quem não gosta de um descontinho?

Texto: Gustavo Marques

Categorias: Gestão empresarial