Como definir o público-alvo da sua loja virtual?

Publicado por redator em

Sem dúvida, vários fatores afetam o alcance e a visibilidade de uma loja online. Desde a criação de um plano de negócios até a implementação de estratégias, há um ponto-chave a ser identificado e com informações para trabalhar com frequência: o público-alvo.

Com as mudanças relacionadas ao ambiente digital, os clientes têm mais opções, principalmente considerando a diversidade de informações e a concorrência nesse cenário. Mais precisamente, as especificações se beneficiam de uma visibilidade cada vez maior.

Para ser conhecido, o empreendedor que trabalha com loja virtual deve investir continuamente em estratégias digitais. Um dos requisitos para uma orientação adequada no desenvolvimento de táticas é identificar corretamente o público.
Isso porque definir o público-alvo dentro da empresa permite ações mais precisas para atrair clientes, bem como atender suas expectativas.

Além de apontar os pontos importantes na definição, com a proposta de abordar o tema de forma mais clara, ao longo do texto, será mostrado um e-commerce que atua no setor de residências e construção civil como por exemplo, fornecimento de elementos de chapa perfurada metálica para construção.

Por que é importante definir a si mesmo?

A direção dos planos gerais de negócios fica mais clara ao identificar o público-alvo certo. Antes de apresentar os pontos-chave que compõem esse processo, é interessante discutir os benefícios mais destacados, como melhorias nas seguintes áreas:

  • A abordagem empresarial;
  • O tipo de conteúdo gerado;
  • Canais de atuação;
  • Quando e como promover a marca;
  • O ajuste é necessário.

Dessa forma, há uma grande oportunidade de garantir que as ações sejam bem direcionadas e, portanto, os recursos financeiros sejam melhor utilizados. São práticas que têm o potencial de mudar a perspectiva de uma empresa, pois com os métodos certos, maior poder será conquistado.

Esses fatores reforçam a questão de saber se a marca é afetada em geral, pois se um cliente que procura um aquecedor de ar industrial elétrico se deparar com uma empresa interessada nesses aspectos, principalmente na abordagem correta, certamente há uma boa chance de despertando interesse. . .

Os principais pontos na descoberta do público-alvo

Isto inclui precisamente uma série de questões que requerem pesquisa específica. Nesse contexto, é importante identificar os pontos a serem abordados desde o início, como:

1) Valor do produto/serviço

Determinar o valor do produto é importante para as estratégias de comunicação, principalmente porque envolve questões como: descobrir o tipo de solução oferecida, casos de uso e perfis de pessoas que utilizam o produto.

Por exemplo, corte de chapas de aço a plasma são altamente duráveis, protegem contra oxidação e também são fáceis de limpar. É o tipo de produto que é procurado por muitos lugares como indústria e restaurantes.

Neste ponto, deve-se notar que poderia ter sido estabelecida uma divisão melhor em que o segmento comprador é direcionado para B2B (Business to Business), ou seja, outras empresas.

Independentemente desse fator, deve-se considerar a existência de diferentes grupos que podem utilizar o produto. Afinal, existem opções que oferecem grande versatilidade, principalmente no setor residencial e da construção civil, como materiais básicos de construção, como perfuração em concreto armado.

Mesmo que existam nichos diferentes, é necessário um estudo cuidadoso de cada nicho para determinar se a empresa pode operar como um todo ou se a relação custo-benefício é mais interessante com maior concentração .

2) Explorando

O primeiro ponto diz respeito principalmente a identificar as pessoas que estarão no centro do diálogo da empresa, bem como o impacto positivo que o produto pode ter no atendimento das necessidades dos clientes.

Para definir melhor o público-alvo, é necessário entender melhor dados semelhantes. Um método muito popular nesse ambiente são as pesquisas, que podem ser feitas por meio de formulários online. Para tornar os resultados mais precisos e a experiência mais conveniente para as pessoas, é possível investir em modelos mais dinâmicos, como escala e múltipla escolha.

A coleta de resultados comprovados pela pesquisa só é possível quando há dados estatísticos e inequívocos, em volume significativo. Caso contrário, a empresa teria dificuldade em confiar em pesquisas feitas sozinhas.

Além disso, existem outras possibilidades de pesquisa, como a utilização de dados de entidades amplamente engajadas nesse tipo de atividade.

3) Definição

A partir das pesquisas realizadas, deve ser possível definir claramente com quem será desenvolvido o diálogo e a vantagem da maior percepção do produto. Para chegar a esse estágio, vários critérios devem ser atendidos, como idade, sexo, renda, estado civil, se a solução é para a empresa ou para o cliente final, estado civil e qualquer imóvel, qualquer outra informação social que os especialistas considerem importante.

Como uma loja virtual completa, você deve ir além nesse tipo de identidade. Portanto, outro conceito de grande importância para as estratégias aplicadas, o de personalidade, será apresentado a seguir.

Qual é a diferença entre público-alvo e persona?

Percebe-se que o design do público-alvo está associado a mais pontos em comum do consumidor potencial, pois ao abordar a personalidade, corresponde a um perfil semi ficcional do cliente ideal.

A identificação da personalidade oferece uma excelente oportunidade para os profissionais da empresa entenderem melhor quem é o consumidor. Além dos aspectos apresentados no relacionamento com o público-alvo, são atendidos os seguintes critérios:

  • Hábitos de consumo;
  • Redes sociais mais utilizadas;
  • Valores;
  • Entretenimento;
  • Demanda relacionada ao produto;
  • Questões;
  • O modo de vida.

Para entender a preocupação da personalidade, podemos citar como exemplo um usuário que busca por instalação de piso laminado. Com informações bem definidas, você poderá apostar nos canais mais adequados para atrair potenciais clientes, bem como nos temas e formatos mais rentáveis.

Encontrar personalidade também facilita o processo de identificação de palavras-chave, que são termos que as pessoas usam nas pesquisas. Por exemplo, em uma pesquisa de portao automatico preço sp, os usuários usam termos diferentes e, com base em pesquisas, os especialistas observam as palavras-chave mais favoráveis ​​para a estratégia.

Esses termos se tornam importantes para a criação de sites, conteúdo para blogs e páginas comerciais. É uma maneira de apresentar o conteúdo com precisão para as pessoas que pesquisaram o termo.

É interessante notar que se o e-commerce busca entender os consumidores, identificar o público-alvo deve ser o primeiro passo, principalmente por ser algo abrangente e já contribuir para criar uma visão mais precisa do negócio.

Quais ferramentas podem ser usadas?

Diversos recursos podem ser aplicados para agilizar o processo de identificação e pesquisa de públicos-alvo. É importante analisar qual conteúdo é mais visível, coletar dados sobre palavras-chave e pesquisar quais correções são necessárias nas práticas de marketing utilizadas.

O Google Trends é um exemplo de ferramenta digital de alta visibilidade que mostra quem está pesquisando determinados tópicos e o que tem maior visibilidade.

Vários dados podem ser coletados com base em objetivos de negócios para melhorar ainda mais a segmentação por meio da segmentação. Por exemplo, no caso de bucha cerâmica, é possível verificar informações demográficas em buscas e volumes na ferramenta.

Deve-se notar que a pesquisa é um meio de coletar informações sobre mercados e consumidores, especialmente sobre as questões e oportunidades mais importantes. Desta forma, os empreendedores podem desenhar estratégias com risco minimizado.

Ferramentas também podem ser implantadas neste caso, como o Typeform, que possibilita o desenvolvimento de pesquisas eficazes, e a plataforma Survey Money, que permite questionários e orientações via e-mail no processo de pesquisa.

Existem opções como o Survio que oferece modelos de busca pré-fabricados, que podem ser mais convenientes para alguns empreendedores. Por exemplo, se for necessário fazer uma pesquisa sobre papel higiênico cai cai, o especialista pode avaliar qual é a opção mais favorável e selecionar aquela que se encaixa na pesquisa desejada pela empresa.

Além dos aspectos discutidos, para escolher a ferramenta certa, é necessário estudar o tipo de suporte fornecido, a interface, o modo de exportação de dados, entre outros aspectos.

Uma vez identificados os aspectos comuns, é possível segmentar ainda mais o público desenvolvendo a personalidade. Sabemos que cada empresa é única e, portanto, não há precisão em cada passo a ser dado. Por isso, é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados.