Veja como são realizados os processos de logística de cargas
A logística existe desde os tempos de preparação para a guerra, e, antes dela, na parte a qual os soldados, guiados por seus superiores, tratavam da organização dos mantimentos, dos armamentos e do estoque em geral.
Em suma, a logística pode ser vista como uma área da administração, focada na parte do controle, organização, estratégia e toda e qualquer atividade que tenha relação direta com a manipulação de armazenamento.
Tudo isso na parte de transporte e distribuição de uma empresa, por exemplo.
A logística tem uma história bem antiga; desde tempos bíblicos até os tempos atuais, ela se faz presente, ainda que poucas pessoas percebam.
A logística tem um papel muito importante no setor empresarial e pode ser empregada também rotineiramente. A realidade é que a logística trabalha com o armazenamento e a manutenção dos produtos armazenados.
O segmento visa todos os procedimentos com mercadoria desde sua entrega à forma que é guardada e distribuída.
Na maior parte dos casos, os estoques contém produtos com uma numeração, organizados de maneira metódica; as partes mais altas podem ser alcançadas com uma plataforma elevatória articulada ou plataforma elevatória.
Produtos eletrônicos, por exemplo, hoje tem um impacto significativo em nossas vidas, mas para chegar a esse estado foi necessária a logística; o produto foi produzido, então precisou ser organizado corretamente, transportado e distribuído.
A garantia de produtos alimentícios chegarem com boa qualidade também é devido à logística, de certa forma. Em grandes mercados podemos ver uma empilhadeira manitou levando produtos de uma prateleira à outra.
Essas empilhadeiras usadas nesse processo não fazem isso sem motivo; elas seguem um padrão estruturado para tornar mais fácil a localização de determinados produtos.
Existem vários tipos de equipamentos para a manutenção de um estoque, inclusive, todos com o intuito de mover e retirar cargas pesadas. A transpaleteira elétrica e a empilhadeira yale são exemplos destes equipamentos.
A logística tem um papel fundamental em todo tipo de estrutura; querendo ou não, quando pensamos em algum tipo de organização e métodos de manipulação para o que está sendo organizado, naturalmente estamos trabalhando com logística.
A logística, quando empregada em qualquer modalidade, trabalha sempre com etapas ou processos; estes variando sempre do tipo de ambiente no qual são utilizados.
Alguns processos de logística
Quando se fala de carga, por exemplo, poucos imaginam que não é somente uma questão de despachar seus bens materiais; existe toda uma burocracia envolvida ali.
A primeira parte, na qual a burocracia é bem mais forte é a parte da cotação e verificação dos documentos. Ainda nesse mesmo processo é realizada a parte da verificação dos valores, juntamente com a tabela de peso e preço.
A segunda parte desse processo está na avaliação da espécie de carga ou sua natureza.
A razão pela qual isso é feito é para entender o tipo de ambiente no qual a carga poderá ser mais bem preservada, estudando a questão da iluminação, temperatura e acomodação.
É também possível estabelecer aqui um tipo de empacotamento, dependendo da rota do produto e de possíveis riscos que possam ser encontrados. Toda e qualquer carga sempre deverá ser acompanhada de uma nota fiscal.
A próxima etapa logística está no monitoramento, sendo considerado de longe um dos mais fundamentais.
Aqui é necessário avaliar constantemente o estado da carga e detalhes como qualquer ocorrência de atraso, faturamento, dentre outros detalhes.
Aqui também é avaliada qualquer questão, sejam quaisquer que forem as causas, que possa atrasar a entrega dos produtos, assim como também danificá-los.
Como são decididas as rotas?
Por fim, é estudada sempre a melhor rota após verificar as divergências de tempo, meteorologia e distância.
As etapas finais são a entrega e o armazenamento, seguindo à risca essa ordem.
Após o local de entrega ser definido e a rota principal estudada, é hora de receber.
O tempo, claro, varia a depender da modalidade escolhida para fazer a entrega. Consideram-se aqui os custos da entrega, priorizando sempre o menor tempo e melhor estado dos produtos, a fim de agradar ao consumidor.
A agilidade da entrega está sempre relacionada à fatores externos, por isso, sempre é bom estar atento à essas variantes que podem incluir o local de entrega, a distância, a localização dos aeroportos, caso seja feita por via aérea, etc.
Para saber sempre a respeito da localização da carga, é também indicado o rastreamento.