Processo de contratação e todos os trâmites envolvidos

Publicado por redator em

Trabalhar em uma empresa e estar no mercado de trabalho, sem dúvidas, é o sonho de muitas pessoas no Brasil.

A crise econômica aumenta o número de pessoas desempregadas e, consequentemente, aumenta o número de indivíduos passando por entrevistas de emprego.

Nessa entrevista, geralmente feita pelo processo de seleção do departamento de Recursos Humanos da empresa e acompanhada por um psicólogo, existe a necessidade de avaliar o candidato, suas propostas e o motivo pelo qual ele se interessa pela empresa.

Algumas empresas possuem mais de uma fase de seleção, podendo optar pela entrevista convencional, atividades em grupos e até mesmo uma aplicação de avaliação com algumas questões.

O candidato que é selecionado, para ingressar na empresa, precisa passar por um exame admissional.

Exame admissional: o que você precisa saber

A empresa deseja ficar com o candidato e chegar até o treinamento admissional, porém ele precisa passar por um exame que indica se possui capacidade física e mental para a contratação.

Geralmente, esse exame pode ser feito por um local de segurança do trabalho e um médico especializado nesse tipo de seguimento.

Em alguns casos nos quais a pessoa selecionada precisa pilotar uma máquina, dirigir um veículo, dentre outros exemplos, pode ser solicitado pela empresa um laudo de exame toxicológico.

Esse exame consegue detectar tanto a presença de álcool no sangue como também de alguns alucinógenos, como é o caso de algumas drogas.

Sem dúvidas, isso altera a percepção da pessoa diante do mundo a sua volta e seria um fator que poderia colocar em risco a vida dela e ainda a de dezenas de pessoas.

Por isso, a empresa precisa garantir que seu funcionário está são e não sobre efeito de alguma droga que possa afetar seu desempenho no local de trabalho, o que coloca em risco toda a operação.

Você sabe o que é saúde ocupacional?

As empresas de saúde ocupacional são focadas no treinamento tanto de pessoas que trabalham no departamento de recursos humanos, médicos da segurança do trabalho e principalmente, os candidatos.

É nessas empresas que esses exames podem ser realizados e é emitido um laudo médico constatando que aquela pessoa está apta para a realização das atividades pelas quais foi contratada para desempenhar.

Empresas desse tipo também atuam no Treinamento de segurança do trabalho.

Os profissionais que atuarão com segurança do trabalho dentro da empresa precisam priorizar a segurança e o bem-estar dos funcionários.

Isso vai desde uma orientação sobre pegar na barra da escada para descer, como postura ao sentar em uma cadeira ou digitar.

Esse setor ajuda o funcionário em suas dores e problemas corporais, contribuindo para que ele consiga se sentir melhor.

Existe também um acompanhamento psicológico, já que é importante cuidar da saúde mental também.

Em algumas empresas, a depender do ramo de atuação, é possível ter fonoaudióloga e outros profissionais da área da saúde.

Com esse cuidado, as chances de um funcionário sofrer um acidente dentro do seu ambiente de trabalho são ainda menores.

Isso traz um benefício não somente ao funcionário, que se sente bem cuidado, como também consegue reduzir custos à empresa.

Mas, para participar desse setor, é importante que a pessoa seja treinada, tendo também alguns treinamentos voltados a primeiros socorros.

Um aspecto interessante da força desse setor é principalmente em locais hospitalares, nos quais a segurança deve ultrapassar somente aos funcionários mas como eles agem para manter a segurança do seu paciente também.

Treinamentos são necessários

Dentre os treinamentos, podemos citar a NR 12 treinamento, que é baseada em normas técnicas de segurança no ambiente de trabalho.

Esse tipo de norma é mais voltada principalmente diante do manuseio de máquinas e peças.

Visando a manter a integridade física e mental dos seus trabalhadores, o treinamento consiste em verificar os aspectos de:

  • Fabricação das peças;
  • Importação de materiais;
  • Comercialização;
  • Exposição de títulos;
  • Dentre outros aspectos.

Além disso, esse treinamento envolve aspectos também voltados ao armazenamento, transporte e até mesmo a logística dos procedimentos que podem ser realizados internamente.

Nesse treinamento a pessoa aprende sobre a proteção coletiva diante do trabalho, além do uso dos equipamentos de proteção individual para sua segurança.

Vale ressaltar que existem vários outros tipos de treinamento NR e a pessoa pode fazê-lo a depender do seu local de atuação, do tipo de empresa e ainda, qual a modalidade do setor.