Por que incentivar a realização de cursos é importante para sua empresa?
A valorização dos funcionários é fundamental no desenvolvimento de uma empresa de sucesso, então a motivação para a realização de cursos é muito importante.
E isso acontece não apenas para garantir um serviço de alta qualidade, mas também para garantir a produtividade do trabalho. Por isso, se destaca um empresário que oferece cursos e se preocupa com o bem-estar dos colaboradores.
A empresa possui processos bem planejados e modernos, mas sem capacitação profissional, a equipe fica estagnada e as perspectivas de competitividade são baixas.
Além disso, os cursos introduzem boas práticas no programa de controle médico de saúde ocupacional, que ajudam a evitar custos decorrentes de faltas ou indenizações trabalhistas.
Numa altura em que ocorrem diariamente inúmeras inovações técnicas, é cada vez mais importante que os profissionais comprovem a sua utilidade atualizando os seus conhecimentos para se manterem ativos no mercado de trabalho.
Incentivar cursos na empresa e garantir boas condições de trabalho aos colaboradores são essenciais para garantir a qualidade da equipe e alcançar o sucesso nos negócios.
A importância da formação profissional
Ao organizar cursos nas empresas, os gestores podem promover a capacidade intelectual dos colaboradores, aumentando as suas competências profissionais.
A confirmação do cumprimento das regras de negócio de acordo com os princípios e objetivos da organização também é positivo.
Problemas diários de trabalho, como atrasos ou faltas, improdutividade, desperdícios, conflitos internos e falta de motivação também são resolvidos. As vantagens são:
- Retenção de competências na empresa;
- Incentivos de funcionários;
- Crescimento da vantagem competitiva;
- Redução de custos com equipes em geral.
As empresas que se preocupam com o desenvolvimento de seus colaboradores são vistas como um ambiente favorável ao aprendizado. E as novas gerações podem ver isso muito bem.
Ao proporcionar um espaço favorável ao conhecimento e experiência dos colaboradores, a gestão passa a influenciar suas vidas de forma muito positiva. Um resultado são as relações harmoniosas entre empregadores e empregados.
À medida que as pessoas se concentram cada vez mais no desenvolvimento pessoal e profissional, esses profissionais tendem a ser mais leais e comprometidos com ambientes que percebem como construtivos.
O sentimento de lealdade é uma parte importante do engajamento dos funcionários de uma fábrica de lacres de segurança, por exemplo, pois eles se sentem motivados a aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos de negócios.
Como um dos efeitos do treinamento é a produtividade e a qualidade, as empresas têm grande vantagem competitiva e estão sempre um passo à frente de seus concorrentes.
A redução de custos ocorre naturalmente quando os colaboradores têm condições de descobrir novas técnicas e identificar oportunidades de melhoria.
Além disso, graças a uma equipe de qualidade dedicada, motivada e unida, o número de funcionários que saem da empresa costuma ser muito baixo.
Como é implementada a estratégia de motivação?
Uma campanha dentro da empresa depende de um planejamento detalhado, com foco em resultados alcançáveis.
É inútil esperar resultados positivos no campo da prevenção de acidentes e segurança no trabalho, por exemplo, organizando treinamentos aleatórios e negligenciando equipamentos básicos.
Por exemplo, ao comprar extintor pó químico seco e outros produtos de segurança, você deve agir de forma holística, oferecendo treinamento adequado aos funcionários e criando um espaço seguro.
Nesse contexto, os pontos importantes para a implementação da estratégia são:
Formação de multiplicadores
É muito comum os gestores escolherem pessoas comunicativas de diferentes setores de negócios com perfil proativo para transmitir informações e estimular uma cultura de inovação.
Eles devem contribuir para a disseminação do conhecimento técnico, valores e políticas da empresa.
Identificação interna do cliente
Antes de pensar em cursos e atividades, é importante estudar o perfil dos colaboradores envolvidos em cada processo de treinamento.
É importante que o treinamento seja realmente necessário e útil para os funcionários. Portanto, é uma dica pensar objetivamente sobre quais problemas a programação deve focar em resolver.
Mapeamento das necessidades reais
Recomenda-se ao gestor realizar entrevistas, preencher questionários e coletar o máximo de informações possíveis sobre os problemas e necessidades mais importantes das linhas de produtos, que podem ser solucionados com a realização de cursos e treinamentos.
Ao identificar os principais gargalos, fica mais fácil resolvê-los. E como nem sempre os problemas são visíveis para pessoas que não lidam com a área regularmente, pedir um feedback dos funcionários é sempre fundamental.
Implementação orientada por processos
Os programas definidos de acordo com as necessidades dos colaboradores e do ambiente de trabalho devem considerar de forma clara e sistemática os resultados esperados.
Os professores devem sempre estar atentos à relação custo-benefício, bem como aos tópicos de treinamento, métodos, professores e infraestrutura.
Avaliação de resultados
Por fim, além de conhecer todos os custos do programa, é preciso saber qual foi o retorno do investimento da empresa, fornecendo feedback para a organização.
Medindo a produtividade, tendo em conta o comportamento e as relações humanas, é necessário verificar se os cursos trazem valor acrescentado para a empresa e para os colaboradores.
Cuidados com os colaboradores
O cuidado com os colaboradores da empresa, que é essencial para o sucesso dela, manifesta-se também nas medidas de segurança e preocupação com o conforto dos colaboradores.
Segurança no ambiente de trabalho
É importante se atentar à segurança do ambiente, por exemplo, a necessidade de AVCB corpo de bombeiros.
O relatório de inspeção do corpo de bombeiros mostra que os edifícios inspecionados estavam em boas condições de prevenção e extinção de incêndios.
Todos os equipamentos e sistemas de combate a incêndio são classificados, exceto rotas de saída, sinalização e saídas de emergência.
Para auxiliar as empresas na emissão ou renovação AVCB, empresas especializadas oferecem consultoria completa e reduzem o tempo e o estresse envolvidos no processo.
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, toda empresa deve ter uma equipe treinada de acordo com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Se possível, os funcionários devem resgatar ou parar um trabalhador em caso de emergência com um kit de primeiros socorros completo, igual os que existem em postos de saúde e clínicas que fornecem atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho.
Conforto do funcionário
Em relação ao conforto diário e motivação dos funcionários, é importante que, além de investir em cursos, que como dissemos é muito importante para a capacitação desse funcionário, eles se sintam queridos e importantes para a empresa.
Uma ideia para os colaboradores em ocasiões especiais, como aniversários ou para atingir metas, é oferecer brindes personalizados diferentes.
Cadernos, calendários, canetas e agendas pessoais podem ser muito úteis na rotina de trabalho profissional, além de mostrar o amor da chefia pelo funcionário e fazê-lo sentir-se valorizado.
Também é importante que o profissional tenha um espaço agradável para descanso remunerado nos intervalos, principalmente para quem faz refeições na empresa, ou seja, uma copa em um tamanho amplo para comportar vários funcionários é fundamental.
Até mesmo uma cadeira de massagem pode contribuir para o conforto e a produtividade dos funcionários.
Durante o trabalho, os locais de trabalho devem estar sempre limpos e as ferramentas e máquinas necessárias ao ofício devem estar em boas condições.
Nos mais diversos ambientes de trabalho, a ergonomia é fundamental para o conforto. Nos escritórios, até mesmo móveis sofisticados feitos sob medida por um fabricante de móveis de madeira podem aumentar a motivação e a produtividade dos funcionários.
Como você mede os resultados?
Na gestão empresarial, todos os planos e estratégias implementados devem ter um objetivo claro. Portanto, ao considerar as estratégias de motivação e treinamento dos funcionários, deve-se prestar atenção às questões mais importantes a serem abordadas.
Ao aprender a mensurar os resultados das atividades, a administração pode reconhecer a necessidade de mudar as estratégias ou avançar.
Se a gestão do tempo é a principal preocupação dos funcionários, esse aspecto deve ser medido rotineiramente após o treinamento e desenvolvimento.
Uma forma de mensurar os resultados seria considerar a flexibilidade e o desempenho das tarefas diárias comparando o comportamento do funcionário com o período anterior ao curso.
Independentemente da estratégia escolhida para aumentar a produtividade e promover a competência interna da empresa, a tarefa da gestão é planejar, implementar e mensurar os resultados de acordo com as características do negócio.
Os empresários devem lembrar que cursos e melhoria do ambiente de trabalho não são gastos adicionais, mas investimentos em capital humano que têm alta probabilidade de aumentar o valor da empresa.
Organizações que acreditam em seus colaboradores investem em seus conhecimentos e dão espaço para que essas pessoas apliquem suas habilidades, alcancem melhores resultados e cumpram seus objetivos de forma mais rápida e harmoniosa.