Plano de Negócios: saiba como aplicá-lo ao seu e-commerce
Já não é segredo para nenhum empresário que as empresas baseiam seus planos de negócios, também conhecidos como Planos de Negócios, tende a ser mais firme e, segundo dados do SEBRAE, a contra um mercado onde mais de 70 empresas públicas fecharam em seus primeiros doze meses de operação.
Em um sentido mais amplo, os Planos de Negócios não se limitam às empresas que desejam atuar no setor digital, mas para todas as formas de negócios. Este é um estudo que mostra o caminho a seguir em termos de planejamento e estratégia.
Daqui a pouco vamos falar um pouco, com exemplos práticos não só para e-commerce mas também para o setor de qualquer indústria, como a indústria de etiquetas adesivas, bastante exaustivos, pelo que a assessoria é útil para todas as áreas, outras no mercado.
Quais são os pontos referentes ao Plano de Negócios?
Apesar de ser adequado para qualquer tipo de negócio, qualquer tamanho e qualquer segmento, o Plano de Negócios pode variar drasticamente, dependendo do perfil geral da empresa: pode ser uma única empresa, startup, uma pequena empresa, uma rede de fábricas, etc.
No caso da fundição de SP, por exemplo, o projeto está fadado a “começar grande”, como dizem. Ou seja, essa indústria terá uma equipe mais completa, folha de pagamento, alta infraestrutura etc.
No entanto, dentro da mesma área, pode haver uma pequena oficina que presta serviços de terceirização em escala muito menor.
Ou um exemplo mais ilustrativo: de uma empresa de Lavagem de Persianas, variando em tamanho desde grandes empresas até oficinas menores, todas fazendo o mesmo trabalho, mas com estruturas diferentes.
Em qualquer caso, um Plano de Negócios é essencial. E como estamos focando aqui no e-commerce, é preciso ter algum conhecimento na área, ou contar com um especialista, para equilibrar as expectativas com as realidades da área técnica.
Nesta fase, os pontos-chave a serem levantados são:
- A capacidade de prever possíveis riscos;
- Soluções anteriores (iguais aos planos B e C);
- Descrição dos planos financeiros estratégicos;
- Contar com investidores ou parceiros;
- Criar missão, visão e valores desde o início;
- Defina claramente o público-alvo;
- Projeto de plano de marketing digital, etc.
Principais características do e-commerce
A essência de todos os pontos apontados acima é muito simples e deve ser usufruída por qualquer empreendedor, seja ele iniciante ou experiente na área. Esta área é conhecida: é uma questão de mercado pesquisas, alegações de indicadores de sucesso, etc.
O plano de marketing digital mencionado acima inclui pontos muito práticos e concretos, embora não possa “ficar sozinho”, ou seja, sem o suporte e banco de dados de dados listados antes dele.
Além disso, as áreas mais técnicas do mercado não estão imunes a esse tipo de atendimento. A principal razão para isso é que hoje em dia a Internet faz parte do dia a dia de todos.
Ou seja, mesmo uma empresa de montagem de painel elétrico, por exemplo, que lidam com um nicho muito restrito, precisam pensar em como apresentar seu e-commerce.
Os pontos-chave aqui são:
- Plataforma: site próprio, marketplace, etc.
- Função: acessibilidade, móvel, etc. ;
- Tipos de Encargos e Formas de Pagamento;
- Layout: identidade visual, logotipos, cores, letras, etc.
- Segurança do cliente: selos e certificados;
- Divulgação: blogs, vlogs, links patrocinados, SEO, etc. ;
- Orçamento: orçamento para produção, armazenamento, manutenção, etc.
Como estabelecer e transmitir confiança?
Ao analisar os pontos indicados acima, surge algo: abrir uma loja online pode ser tão exigente quanto abrir uma loja física!
Sim, é preciso entender e idealizar todas as etapas do negócio, antes de começar a colocar no papel. Este é certamente o papel central do Plano de Negócios. Sem suas previsões, não é possível ter a segurança necessária para qualquer negócio.
Um plano de negócios é como um mapa. Um exemplo que tem muita sinergia com os demais citados acima é a montagem de componentes. São indústrias de processamento de carpetes de montagem industrial, cujo método depende de um grande número de peças, componentes e metodologias.
É claro que tal fábrica conta com especialistas de todas as áreas para auxiliar em sua fase de planejamento. Mas imagine se você quisesse, por exemplo, vender peças e componentes para a produção de uma indústria como essa: com que seriedade você teria que se comunicar, certo?
Conseguir um contrato como esse pode ser uma oportunidade única na vida, mas você definitivamente precisará transmitir a confiança que só as pessoas que sabem o que estão fazendo têm. Nesse sentido, como já foi dito, o Plano de Negócios é insubstituível.