Planejamento estratégico: É importante para prosperar?
O planejamento estratégico é essencial para quem busca prosperidade.
Embora a imprensa de negócios tenha falado muito sobre isso, o planejamento estratégico ainda é um conceito obscuro para muitos empreendedores.
No entanto, essa ação estratégica pode criar valor real para qualquer organização que leva o processo a sério.
O que é um planejamento estratégico?
Simplificando, o planejamento estratégico permite que você localize onde deseja levar seus negócios no próximo ano ou mais, e como vai chegar lá.
É um processo coordenado e metódico que é usado para estabelecer as orientações da sua empresa, assim como os meios a serem implementados para alcançá-las.
De fato, não seguir um plano estratégico é como navegar sem um mapa em águas desconhecidas.
E sem um cartão, você não pode lidar com as situações de forte concorrência que inevitavelmente surgem. Quanto maior a incerteza, que ainda é o caso hoje, mais é necessário planejar bem.
Conheça todos os pontos importantes do planejamento, e além disso, conheça a si mesmo.
Você sabia que algumas crenças limitantes podem estar impedindo o seu sucesso? Entenda mais sobre esse assunto.
O que é planejamento de negócios?
Seu plano estratégico indica onde você deseja levar seus negócios, para que todos os seus funcionários trabalhem com as mesmas informações.
Por fim, o planejamento estratégico ajuda a avaliar uma empresa, o que ela faz exatamente e por quê faz, com foco na otimização de seu potencial futuro.
Em geral, um plano estratégico inclui:
- Um resumo, geralmente escrito no final do processo;
- Uma descrição do negócio;
- Sua missão, visão e valores;
- Uma análise estratégica de seus pontos fortes, fracos, possibilidades e ameaças (SWOT);
- Uma explicação de suas estratégias e táticas;
- Um plano de ação;
- Um plano de orçamento e um plano operacional;
- Métodos detalhados de monitoramento e avaliação.
Se sua empresa é pequena, um plano conciso pode ser suficiente. Caso contrário, um plano detalhado, cobrindo vários aspectos da sua organização, será mais eficaz.
Este não é um plano de negócios!
Um plano estratégico não deve ser confundido com um plano de negócios, que é um documento muito mais detalhado, incluindo um plano estratégico, um plano de marketing, um plano financeiro e um plano operacional.
Em outras palavras, um plano de negócios é um documento abrangente que define seus negócios e seu valor no mercado.
O plano estratégico, por outro lado, contém um plano de ação com objetivos e prazos específicos, além de uma alocação de responsabilidades por objetivos.
A quem deve ser confiado o planejamento estratégico?
Seu planejamento estratégico deve ser realizado por uma equipe composta pelos funcionários-chave da sua empresa.
Normalmente, o processo é liderado pelo presidente da empresa, que consulta seus funcionários ou uma equipe de funcionários criada para esse fim.
A equipe determina os principais fatores da análise estratégica e participa desse diagnóstico (por meio de entrevistas, por exemplo) e também contribui para determinar a direção estratégica e os planos de ação.
Quando é o melhor momento?
O processo de planejamento estratégico depende em grande parte da natureza e das necessidades do seu negócio. Assim, um ambiente em constante mudança exigirá que você repita o exercício pelo menos uma vez por ano.
Geralmente, você deve aplicá-lo:
- Ao criar um negócio;
- Quando você estiver preparando um projeto, como o lançamento de um novo produto;
- Quando os mercados evoluem;
- Durante uma mudança (leis, regulamentos, práticas de negócios) no ambiente de negócios.
Como o planejamento estratégico é útil?
O planejamento estratégico ajuda você a atingir os seguintes objetivos:
Prepara e determina o escopo de suas atividades – examinando sua motivação para obter a prosperidade, seus custos e seus meios.
Analisa seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças – examinando o ambiente interno e externo de seus negócios para aproveitar ao máximo seus pontos fortes, proteger-se de seus pontos fracos e aproveitar oportunidades de negócios.
Formula estratégias – considerando as estratégias e táticas a serem observadas à luz dos fatores acima.
Coloca suas estratégias em prática – avaliando seus recursos e redigindo seu plano.
Coloca todos os seus funcionários na mesma página – criando consenso em seus negócios e comunicando sua mensagem aos principais participantes.
Avalia seu sucesso e prosperidade – monitorando seu progresso e incentivando seus funcionários a continuar seus esforços.
Melhora a produtividade – verifica se os seus funcionários sabem para onde estão indo e fazendo o melhor uso dos recursos.
Ao unir todas essas ações, é possível obter a tão almejada prosperidade. Lembre-se também de manter seu pensamento positivo e cultivar boas práticas diárias, em conjunto com estes tópicos!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Michael Kors Outlet, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.