O que é necessário para o içamento de carga?

Publicado por redator em

O serviço de içamento de carga é uma atividade recomendada para situações em que é necessário transportar materiais de grande porte e que, devido ao seu peso e tamanho, não é possível fazer isso de outra forma. Esse tipo de atividade é muito comum em construção civil.

Esta é uma solução muito eficiente, mas possui um alto nível de dificuldade. Por isso, é preciso que pessoas devidamente qualificadas possam operar uma máquina de guindaste ou outros equipamentos de içamento de cargas.

Para garantir que o operador responsável seja realmente qualificado, o ideal é contratar uma empresa especializada nestes serviços.

O serviço de içamento de cargas exige a utilização de alguns acessórios importantes para o içamento, como:

  • Laços de cabos de aço;
  • Cintas de material sintético;
  • Correntes;
  • Clipes para fazer um laço no cabo de aço;
  • Sapatilhas para proteção dos cabos de aço;
  • Manilhas para a união dos cabos de aço;
  • Patolas;
  • Esticadores para os cabos de aço nos travamentos.

Estes equipamentos representam um grande risco. Não são raros os casos em que cargas e guindastes caem destes equipamentos.

Para isso, existem algumas medidas de segurança que devem ser observadas. Uma delas é verificar se os equipamentos estão em boas condições de uso e se a manutenção está em dia. Todos os equipamentos devem possuir manutenção preventiva.

Outra medida a ser observada é o local em que o equipamento será instalado. Este local deve possuir uma estabilidade comprovada e as condições de solo devem ser adequadas.

Por isso, a empresa contratada deve fazer esta verificação antes de colocar os equipamentos do sistema de içamento de carga no local.

Para que não haja margem para erros, é necessário conhecer a carga que será içada, como peso, geometria, ponto de pega, centro de gravidade, entre outros.

Por isso a importância do profissional capacitado para fazer este tipo de serviço. Deve haver também um sinaleiro, outro especialista para orientar o operador na movimentação da carga.

É importante que a área da movimentação esteja totalmente isolada e sinalizada para que ninguém acesse esta área enquanto a atividade estiver sendo executada.

Caso o serviço seja realizado próximo a redes elétricas, estas devem ser desativadas e bloqueadas contra ligamentos não autorizados.

Não é permitido nenhum tipo de movimentação ao redor e embaixo do serviço de içamento de cargas. Todo o trabalho deve ser previamente planejado para que não haja nenhum tipo de exposição. Se houver movimentação perto ou embaixo da atividade, esta deverá ser parada imediatamente.

Outra medida importante é que os profissionais que estiverem realizando este serviço devem estar usando devidamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para exercer a atividade.

Içamento: segurança em primeiro lugar

Os profissionais responsáveis pelo içamento de cargas estão sempre expostos a situações que apresentam riscos e perigos para a saúde e vida destes funcionários. Por isso, é obrigatório o uso dos EPIs para realizar este tipo de atividades.

Um deles é o capacete, que protege a cabeça de impactos provenientes de objetos que podem cair ou ser arremessados, além de oferecer proteção contra impactos em objetos imóveis. Nesse sentido, os óculos de segurança também protegem contra o impacto de objetos nos olhos.

Há também os óculos de ampla visão, com proteção contra poeira também. Luvas também são importantes para proteger as mãos de lesões e calos no caso de quedas de objetos.

Os calçados de segurança fornecem a proteção aos pés, que podem ser atingidos por objetos projetados ou que caem e que podem ser perfurantes. Deve-se escolher um sapato de segurança confortável para realizar estas atividades.

É importante que estes calçados contenham bico, um tipo de proteção “extra” para as pontas dos pés, que garante a segurança dos dedos caso algum objeto perfurante caia.

Diferenças entre os calçados de segurança

Os sapatos de segurança são muito importantes. Mas, existem algumas diferenças importantes entre eles que devem ser elencadas.

A bota masculina é o modelo certo para o serviço de içamento de cargas, pois são fabricadas, geralmente, com couro ou microfibra e possuem bico de PVC ou aço.

Existem ainda modelos com cadarço ou elástico e também sem componentes metálicos que, geralmente são fabricados para pessoas que lidam com energia elétrica, como eletricistas.

Os sapatos de segurança oferecem proteção apenas contra danos térmicos, umidade e produtos químicos. Já a botina de PVC é fabricada com cano curto e podem ter forração térmica se necessário.

Os equipamentos de segurança devem ser fornecidos pela empresa (é obrigatório e está na lei). Por isso, ao contratar um serviço de içamento de cargas, observe se os funcionários possuem os EPIs necessários para efetuar o trabalho.

É possível pesquisar sobre bota de segurança preço, mas lembre-se: segurança em primeiro lugar!