Otimize o sistema do seu e-commerce
A forma de comprar totalmente online cresceu tremendamente nos dias de hoje. Tanto é assim que o e-commerce no Brasil cresceu 12% em 2018, atingindo um faturamento de aproximadamente R$ 5 bilhões.
Este crescimento deve-se ao aumento do acesso das pessoas à internet e à utilização de dispositivos móveis como celulares, tablets e computadores portáteis.
Além disso, esses novos consumidores estão perdendo o medo das compras online, mudando completamente a dinâmica dos mercados de negócios em todo o mundo, ou seja, agora as pessoas não estão mais aflitas em comprar algo de uma empresa PGR online.
Nesse sentido, o texto a seguir discute, entre outras informações importantes, o conceito de comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, suas vantagens e aplicações para os dias de hoje.
Definição de e-commerce
E-commerce é um termo em inglês que significa “negócio eletrônico” em português. É a plataforma da empresa para compras online.
Assim, uma grande variedade de produtos pode ser comercializada, desde calçados, jogos e roupas até itens mais duráveis, como painéis elétricos a prova de explosão.
No entanto, é importante ressaltar que o conceito de comércio eletrônico tem sido muitas vezes mal utilizado. Isso porque muitas pessoas qualificam tópicos de e-commerce relacionados a negócios virtuais, como mercados, lojas virtuais, etc.
Portanto, algo só pode ser considerado e-commerce se for criado por uma empresa específica que vende apenas os produtos dessa empresa, que pode ser uma empresa terceirizada de limpeza de escritório.
Assim, por exemplo, uma loja online que vende camisetas deve vender apenas seus próprios produtos, por exemplo, uma camiseta masculina de poliamida.
Além de tudo isso, o e-commerce é uma plataforma que permite concluir todas as etapas da compra exclusivamente pela internet. Isso significa que os interessados em compras online podem acessar o site, selecionar o produto desejado, efetuar o pagamento e pronto.
Nesta parte, dependendo do tipo de negócio eletrônico, a empresa responsável envia o produto e a transportadora entrega. O método de envio depende principalmente da forma, peso e tamanho do produto a ser vendido.
Em outras palavras, as entregas devem se adequar a diferentes tipos de produtos, pois, por exemplo, uma empresa que vende porta blindada nem sempre transporta os produtos da mesma forma que os fornos industriais.
Vantagens do e-commerce
O e-commerce está crescendo como é hoje porque oferece muitas vantagens tanto para os vendedores quanto para os consumidores. Entre os mais importantes deles, pode-se citar que uma loja online não exige todos os cuidados que uma loja física oferece.
Por exemplo, administrar um negócio significa que o espaço deve estar sempre arrumado e limpo, os produtos devem estar seguros, os funcionários devem ser contratados no local para diversos serviços e toda a carga burocrática que um empresário encontra ao abrir uma loja.
Como a loja online é totalmente virtual, suas únicas estruturas são os escritórios que cuidam da logística de entrega dos produtos, o departamento de atendimento ao cliente e o depósito para armazenar as mercadorias.
No entanto, outras vantagens também podem ser apontadas para a sua empresa de instrumentos cirúrgicos, como:
- A loja online pode ser aberta a qualquer momento;
- Ofertas e cupons de desconto podem atrair mais clientes;
- Comprar é rápido e fácil;
- A comunicação entre empresas e consumidores é mais direta;
- Os produtos podem ser apresentados sistematicamente;
- É possível adicionar descrições de produtos;
- Abrir uma loja online é mais barato;
- A jornada do cliente durante a compra é fácil;
- Estratégias digitais podem ser usadas para conquistar clientes;
- A internet melhora o alcance das vendas;
- Uma loja online pode vender em praticamente qualquer lugar.
E essas são apenas algumas das várias vantagens que existem ao criar uma empresa que venda online. Você precisa de mais motivos para querer um e-commerce agora? E o melhor de tudo: você trabalha do conforto da sua casa.
Formas atuais de comércio eletrônico
O comércio eletrônico pode ser dividido em quatro tipos principais: comércio eletrônico B2B (business to business), B2C (business to consumer), C2B (consumer to business), C2C (consumer to consumer).
Embora essas amplas variações pareçam um pouco confusas, cada conceito de e-commerce é bastante simples.
E-commerce B2B (Business to Business)
Esta loja online pode ser traduzida como “business to business“. O nome vem do fato de que esse tipo de negócio eletrônico ocorre entre duas empresas.
Assim, alguns produtos são diferenciados, como máquinas, matérias-primas e outras empresas, que são utilizados tanto para revenda quanto para fabricação de outros produtos.
Isso acontece, por exemplo, com empresas que vendem caixa de lâminas para microscopia, que compram essas caixas de outras empresas, que é uma mercadoria necessária para sua produção.
E-commerce B2C (Business to consumer)
B2C, também conhecido como “business to consumer”, refere-se ao comércio eletrônico que é responsável pela venda de produtos diretamente ao consumidor final.
Isso significa que as empresas que vendem, por exemplo, os buggies Charles Eames, são consideradas B2C porque oferecem produtos aos consumidores que os utilizam para consumo próprio.
Hoje é considerada a forma mais tradicional de e-commerce. Isso pode incluir tipos de comércio eletrônico que são totalmente online. Ou seja, essas lojas online não vendem produtos físicos, mas digitais, como e-books, games, guias de estudo, cursos, etc.
Assim, todo o processo de compra, desde a seleção do produto até a entrega, é totalmente digital.
E-commerce C2C (consumer to consumer)
Este tipo de comércio eletrônico, baseado na venda de produtos “de consumidores a consumidores”, consiste no comércio online entre dois ou mais consumidores.
Isso geralmente acontece quando as pessoas querem se livrar de produtos comprados anteriormente que não são mais usados.
Para tanto, existem diversas plataformas que permitem uma troca de informações rápida e prática entre dois consumidores.
Além disso, muitos usuários da internet usam essa forma de comércio eletrônico para comercializar seus produtos, como desenvolvedores domésticos que vendem simuladores de arcade na internet para outros consumidores comprarem.
E-commerce C2B (Consumer to Business)
Por fim, existe o e-commerce C2B, ou seja, “consumer to business“. Este negócio refere-se à forma mais recente e menos comum de negócios eletrônicos na internet. Isso ocorre porque o C2B é sobre a troca de valor dos consumidores para as empresas.
Além de todos os tipos de lojas online mencionados acima, existe outro tipo de loja baseado em uma estratégia mais recente chamada dropshipping.
O termo é usado para descrever uma certa dinâmica na indústria de comércio eletrônico, que consiste em vender diretamente entre um fornecedor e um consumidor.
Isso significa que ao invés de a compra passar por um distribuidor de determinado produto, a empresa que realizou a venda compra e envia diretamente ao comprador. Assim, a empresa não precisa gastar dinheiro com o armazenamento de produtos.
Esse tipo de negócio pode ser interessante para empresas que vendem itens grandes que precisam de armazenamento em áreas maiores, como uma empresa que vende rodas de empilhadeira ou uma fábrica de tela artística.
Importância das estratégias de negócios eletrônicos
Existem várias estratégias que podem ser implementadas em negócios eletrônicos. Consistem em ampliar o alcance do comércio eletrônico na internet, o que aumenta os lucros da empresa.
Além disso, com o auxílio dessas estratégias são estabelecidas metas, prazos e demais ações necessárias ao funcionamento da loja. Portanto a empresa deve discutir algumas questões como:
- Qual estratégia de marketing digital é utilizada?
- Como o público-alvo é segmentado?
- Quais inovações podem aumentar as vendas?
- Como se desenvolve o funil de vendas de uma empresa?
- Quais táticas e campanhas de marketing são usadas?
- Qual o valor investido e o retorno dessas operações?
- Quem desenvolve estratégias?
- Que melhorias de processo podem ocorrer?
Todas essas perguntas devem ser respondidas para criar um funil de vendas. Isso significa que todos os gatilhos e etapas utilizados na concepção e construção do processo de compra do cliente.
Assim, por exemplo, uma loja de açaí atacado Curitiba pode criar estratégias que permitem que uma pessoa desconhecida se torne um potencial consumidor (conhecido como lead) e depois se torne um comprador.
Considerando as informações discutidas no texto acima, pode-se dizer que gerenciar uma loja virtual pode ser uma tarefa bastante difícil.
No entanto, com um bom planejamento de vendas, uma empresa pode alcançar um excelente posicionamento na internet utilizando as mais importantes estratégias de marketing digital.
Assim, um e-commerce pode diferenciar-se dos seus concorrentes ao escolher o seu segmento de atuação e público-alvo e alcançar uma importância crescente numa sociedade de base tecnológica.