Oportunidade: Indústria de aromas está em ascensão

Publicado por redator em

Uma nova compreensão do papel crucial do perfume em nosso bem-estar físico e emocional está transformando a forma como pensamos, nutrimos e usamos nosso sentido do olfato. Para os antenados em novos negócios, esse é um mercado que não é novidade, mas está em franca expansão. No entanto, é uma oportunidade de negócio que deve ser fortemente considerada por investidores.

Estudos científicos baseados em evidências sobre o poderoso impacto do aroma no bem-estar das pessoas estão em evidência. Ao mesmo tempo, novos aromas estão sendo descobertos, novas aplicações baseadas em perfumes e inovações nas maneiras como aproveitar o poder do perfume estão sendo desvendados.

Algumas constatações nesse ramo são:

  • Velas e óleos são capazes de evocar uma sensação de lugar;
  • Odores acionam memórias específicas;
  • Perfumes psicoativos são projetados para evocar novas emoções;
  • Algumas instalações de arte exploram o conceito de fusão de bem-estar com big data para acionar aromas calmantes em partes estressantes de uma cidade;
  • A degustação de vinho (e o cheiro) faz o cérebro funcionar como se estivesse resolvendo um problema de matemática.

A influência do perfume na vida das pessoas

Não importa onde você esteja, você provavelmente está sendo sutilmente (e não tão sutilmente) influenciado pela fábrica de aromas.

Isso porque, acredita-se que 75% das emoções que geramos diariamente são afetadas pelo cheiro e, por causa disso, acredita-se que somos cem vezes mais propensos a lembrar de algo que sentimos sobre algo que vemos, ouvimos ou tocamos.

Embora a maioria de nós instintivamente entenda que o cheiro (assar biscoitos, uma fogueira, rosas etc.) está ligado a memórias — a identidade olfativa — a ideia de que ele pode nos transportar para outro lugar e tempo em nossas vidas (muitas vezes referido como o “efeito Proust”) não era bem visto.

No entanto, em 2004, os doutores Linda Buck e Richard Axel receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina por seu trabalho que desmistificou o olfato e nosso sistema olfativo, incluindo a descoberta de que existem aproximadamente 1.000 genes olfativos em nosso corpo (aproximadamente 3% do genoma humano).

Nesse estudo evidenciou-se que cada célula receptora olfativa é capaz de detectar um número mínimo de odores. Mais ainda, os pesquisadores estimam que o ser humano médio é capaz de reconhecer e lembrar cerca de 10 mil odores diferentes.

O sentido do olfato é o primeiro dos sentidos a se desenvolver. Agora sabemos que, até o final do primeiro trimestre, os bebês podem cheirar o que a mãe está comendo — uma influência sobre seu gosto futuro — e, uma vez nascido, o olfato é o mais importante dos sentidos que os recém-nascidos usam para se orientar. Muito parecido com qualquer outro mamífero vivo.

Aromaterapia é foco de empreendedores

Esse foco na poderosa conexão do perfume com nosso cérebro e seu potencial para curar, acalmar e deleitar é “deixar os consumidores com fome” para aprender mais sobre como ele pode ser aproveitado para saúde e bem-estar.

Naturalmente, o conceito de aromaterapia, ou o uso de aroma para tratar “doenças”, é uma prática secular.

No entanto, graças a grandes avanços em tecnologia no desenvolvimento de fragrâncias e estudos neurocientíficos muito se tem aprofundado na área.

Com isso, novas formulações, ingredientes mais limpos e verdes, além de mais pesquisas baseadas na ciência, tem encorajado profissionais médicos, investidores , seguradoras de saúde e consumidores céticos a dar outro olhar mais sério a esse tratamento milenar.

Vale mencionar neste ponto que a aromaterapia preenche todos os requisitos de que os consumidores de hoje mais gostam, incluindo ingredientes 100% naturais, transparência, sustentabilidade e resultados baseados em evidências.

Com isso, o mercado de óleo essencial natural deve crescer em ritmo acelerado, chegando a 13 bilhões de dólares em 2024 graças, em parte, a uma população em envelhecimento que procura soluções naturais para combater o que os aflige, bem como uma crescente demanda por óleos essenciais naturais em produtos beleza.

Marketing de empresa de aromas

Caso você seja um investidor da área de fragrâncias ou simplesmente um empresário aspirante de montadora de stands SP saiba que este é um tipo de produto que se vende praticamente sozinho.

No entanto, qualquer um que queira melhorar sua identidade de marca e presença em campanhas de marketing usando o sentido do olfato pode fazer isso ao empreender em uma empresa de comunicação do ramo. Pense nisso!