O que é marketing visual e por que é importante?

Publicado por Parceiros em

O conteúdo textual por si só não é suficiente para atrair e envolver o usuário-alvo. Sim, vivemos na era do marketing de conteúdo visual. 

Conscientemente ou não, as pessoas anseiam por imagens. Na verdade, os conteúdos visuais são mais compartilhados nas redes sociais do que outros tipos de conteúdo.

Por isso, imagens e vídeos são tão explorados pelas empresas em redes sociais para transmitir sua mensagem aos consumidores.

Entenda o que é marketing visual e a sua importância

Fazer marketing de conteúdo visual não significa apenas inserir imagens em um post ou em alguma rede social. 

Significa planejar e desenvolver uma estratégia específica de marketing de conteúdo integrado com o objetivo de atingir um objetivo específico. 

Nesse sentido, as redes sociais estão passando por um processo de evolução contínua rumo à transformação em plataformas de compartilhamento de imagens, fotos e vídeos.

Explicar o que é marketing de conteúdo visual pode ser complexo, mas, normalmente, para inserir um elemento visual (como uma imagem) em uma estratégia deve haver um esforço criativo por trás de sua criação.

Portanto, deve ser um elemento único, facilmente compreensível, conter algo inusitado, explorar o humor ou as emoções para serem compartilháveis. 

Exemplos de marketing de conteúdo visual

O marketing de conteúdo visual abrange uma gama muito mais ampla de conteúdo do que você pode imaginar. Confira abaixo alguns exemplos.

Infográficos

Seja qual for o estilo, os infográficos têm um grande potencial de marketing. A sua concretização não exige um grande investimento em termos de dinheiro e tempo graças à utilização de templates personalizáveis ​​que ajudam as empresas a criar conteúdos informativos e imediatos num curto espaço de tempo. 

Eles são necessários quando você precisa comunicar muitas informações ao mesmo tempo, por exemplo, para mostrar estatísticas ou dados.

Fotografias

Produzir fotografias de alta qualidade sem investir orçamentos exorbitantes é um diferencial. 

Se o setor em que você atua se presta principalmente à criação de conteúdo visual, é interessante que utilize imagens originais, mas também não faltam opções em bancos de imagens com fotos profissionais. 

Por sua vez, ao dispor de imagens originais, atraentes e criativas em sua postagem, você obterá um grande número de visualizações.

Uma dica para tornar suas fotos originais é escolher e usar um único filtro específico para retocá-las, além de outras configurações para tornar sua imagem única, de forma a potencializar sua comunicação e garantir que suas fotos se tornem imediatamente chamativas. 

Vídeos

Grande parte dos profissionais de marketing afirma que esse tipo de conteúdo traz excelentes retornos. 

Os vídeos representam o tipo de marketing de conteúdo visual com maior crescimento, basta pensar na popularidade conquistada pelo YouTube. 

De fato, está comprovado que a inserção de um vídeo em uma landing page garante um aumento de conversão e, geralmente, a maioria dos usuários compra um produto online após terem visto algum vídeo. 

É claro que, para ser eficaz, os vídeos inseridos nas postagens devem ser necessariamente representativos e condizentes com a imagem de sua empresa. A importância está no valor da informação veiculada pelo vídeo.

Imagens com sobreposição de texto 

A imagem e texto é muito simples de fazer, e tem um efeito altamente positivo nas redes sociais. 

Basta pensar no Pinterest para entender o quão eficaz esse tipo de conteúdo é para atrair a atenção de novos clientes. Aliás, se você quiser se aprofundar neste tema, você pode ter mais informações sobre isso no curso Pinterest Pro

Para melhor representar o que se pretende divulgar, é imprescindível que as imagens sejam de grande impacto e que as informações sejam precisas e transmitam autenticidade.

Memes

Memes são imagens com inserção de efeitos e frases engraçadas, com o objetivo de despertar o interesse e chamar a atenção do usuário. 

Os memes podem ser criados com muita facilidade e, portanto, estão ao alcance de todos. Mas ainda é necessário avaliar se o público a que se dirige é adequado para este tipo de conteúdo visual e, se também, adaptar a comunicação. 

Com um meme personalizado você pode evocar as emoções dos usuários, aproveitar o bom humor e se diferenciar dos concorrentes.

Gifs

Gifs são formatos gráficos animados ou vídeos de muito curta duração. Eles são úteis para animar imagens com ironia, ilustrar temas específicos, bem como para representar dados de uma forma mais criativa.

Sua vantagem, na verdade, é ser capaz de transmitir mensagens que poderiam ser cansativas de uma forma original. 

Assim como os memes, os gifs também devem ser usados ​​com cuidado, dependendo do tipo de público que você pretende atingir.

Conclusão

Depois de entender a importância de cada um desses elementos, você tem a oportunidade de iniciar uma estratégia de marketing visual de sucesso. 

Entre os 5 sentidos dos seres humanos, a visão é provavelmente o mais importante, pois permite que nosso cérebro registre informações de forma eficaz e intuitiva.

Alguns estudos mostram que as pessoas tendem a se lembrar menos das informações ouvidas em comparação ao conteúdo visual. 

Por isso, é bom explorá-lo de forma certeira em sua estratégia de marketing!