Você sabe o que é Equipamento de Proteção Individual?
O equipamento de proteção individual ou EPI, uma abreviação para seu nome, é altamente indicados para profissionais que executam atividades que possam ser perigosas.
Como seu nome já diz, eles são equipamentos que funcionam juntamente ao indivíduo, sem precisar de demais ajuda. Eles são importantes para proteger individualmente os profissionais, visando que qualquer tipo de risco seja reduzido.
Eles são essenciais, pois garantem a proteção do trabalhador, de forma que possíveis acidentes sejam evitados, a fim de não consequências negativas.
Além disso, eles também protegem a saúde, evitando que o profissional fique exposto a adquirir doenças. Eles são determinados por uma norma técnica chamada NR 6.
Que estabelece que os equipamentos de segurança individual, sejam fornecidos gratuitamente ao profissional que irá utilizá-lo em suas funções na empresa.
Para isso, é de extrema importância que os responsáveis da empresa possam garantir o uso adequado dos EPIs.
Os equipamentos devem ser utilizados durante o tempo das atividades realizadas, seguindo todas as determinações da empresa.
Para que serve o capacete de segurança?
Um dos principais equipamentos de segurança individual, é o capacete de segurança. Ele tem a finalidade de proteger a cabeça do trabalhador.
Contra ferimentos que possam ser causados pela queda de objetos pesados, impactos ou até mesmo contra choques elétricos. Ele é constituído, na maioria das vezes, de um caso de polietileno e de uma suspensão interna.
Geralmente chamada como carneira, que tem a função de distribuir o peso dos objetos contra o equipamento. Ainda é possível um adicional, que é o capacete de segurança com jugular.
Ele possui a mesma forma do capacete comum, no entanto, é adicionada uma fita que ao passar por debaixo do queixo, evita que o capacete caia caso algum objeto o atinja ou a pessoa tenha que se inclinar bruscamente para frente.
Eles também podem ser chamados como capacetes de proteção, visto que sua principal função é oferecer proteção ao indivíduo que irá utilizá-lo. Eles possuem vários tipos específicos, tais como:
- Capacete de segurança;
- Capacete de alumínio;
- Capacete de Celeron;
- Capacete de fibra;
- Capacete de plástico;
- Capacete para bombeiros.
Eles ainda podem ser divididos por cores, quando utilizados em construções civis. Não existe um padrão ou regulamentação definida e obrigatória, para a determinação das cores de acordo com as posições dos profissionais da obra.
Cada empresa pode optar por suas cores. No entanto, as cores mais comumente utilizadas são:
- Branco ou cinza: engenheiros, estagiários, técnicos, mestres, encarregados;
- Azul: pedreiro de obras;
- Vermelho: bombeiros;
- Laranja: eletricistas;
- Marrom: carpinteiros ou visitantes;
- Preto: operador de máquinas;
- Amarelo: visitantes.
Ainda existe o sapato de segurança conforto, seu uso é fundamental em inúmeras atividades no local de trabalho. Cada trabalhador deve utilizar o tipo de calçado adequado para seu tipo específico de atuação.
Considerando os riscos que estão expostos nas atividades, que serão executadas e os ambientes nos quais ele será utilizado.
Os calçados mais comuns são: botas de pvc comuns ou com couro com forro térmico, botinas de segurança, sapatos de couro, sapatos de microfibra, botinas e sapatos de couro para eletricistas.
Eles servem para proteger os pés e dedos contra danos térmicos, produtos químicos e umidade. O trabalhador deve manter o sapato nas melhores condições possíveis, para fazer seu uso.
Visto que, se houver algum dano, sua proteção possa vir a falhar. Existem modelos masculinos e femininos, que podem ser encontrados pela internet buscando por calçados conforto feminino, por exemplo.
Adquira os produtos com especialistas
Desta forma, considerando todas as informações passadas sobre os equipamentos de segurança individual (ou EPIs), basta procurar por aqueles que sejam de maior preferência.
Os EPIs podem ser encontrados em qualquer loja física ou virtual e o ideal é que seja feita uma pesquisa de mercado antes de adquirir algum produto.
A pesquisa de mercado consiste em fazer uma busca sobre preços, avaliação e reputação da empresa, de forma que sejam adquiridos conhecimentos sobre tal.
É importante que essa busca seja feita para que não sejamos enganados e que haja a possibilidade de adquirir produtos de má qualidade ou insatisfatórios.
Além das marcas e empresas, ainda existem pessoas que vendem esses equipamentos usados. Avaliar as condições físicas do capacete de proteção ou de qualquer outro EPI, é de suma importância.
Visto que, se adquiridos com algum dano, podem oferecer riscos e ter sua proteção diminuída.