Aprenda a investir: E-commerce pode ser uma saída

Publicado por redator em

Começar a empreender através da internet pode ser uma saída para muitas pessoas, a modalidade de e-commerce está ganhando espaço entre os brasileiros.

O ecommerce, mais comumente chamado de comércio eletrônico, é a compra e venda de soluções usando um site, geralmente são portais que facilitam a transferência de soluções, enquanto processam e concluem transações.

Em outras palavras, o e-commerce é 100% online. É assim que geralmente funciona: 

Alguém abre uma loja on-line, as pessoas compram coisas nessa loja, os pagamentos são processados ​​on-line e, em seguida, os pedidos são atendidos e enviados para o comprador. 

Como funciona o e-commerce? 

O ecommerce funciona melhor para quem pesquisa e tem um plano sólido. Para abrir uma loja de ecommerce, os empreendedores devem determinar o que vender.

A partir daí, eles precisam descobrir seu público-alvo. Depois de terem um mercado-alvo, é hora de criar um site de comércio eletrônico.

  • Comerciantes: vendedores;
  • Compradores: clientes, consumidores;
  • Software: também conhecido como plataformas. 

Tipos de e-commerce

Existem quatro tipos diferentes de e-commerce que representam o comércio eletrônico como um todo. Cada loja de comércio eletrônico que se abre se enquadra em um desses tipos.

B2B (empresa a empresa) e B2C (empresa a consumidor) são os dois tipos mais comuns de comércio eletrônico, sendo C2C (consumidor a consumidor) e C2B (consumidor a empresa) os menos comuns tipos. 

Tipos de comerciante ecommerce

Como o comércio eletrônico é um termo tão amplo, ele abrange uma variedade de soluções. 

Para entender melhor as muitas oportunidades no ecommerce, é importante aprender sobre os diferentes tipos de sites comerciais e o que eles vendem. 

Produtos digitais 

Vender qualquer coisa para download é uma oportunidade perfeita para uma empresa de ecommerce. 

Desde empresas de software a vendedores de videogame, não há necessidade de uma loja física quando o produto pode ser entregue diretamente no local de compra. 

A venda apenas de produtos digitais reduz os custos, porque não há custos indiretos e não há custo de remessa e manuseio. 

Baseado em serviço

Qualquer site de comércio eletrônico que venda as habilidades de alguém on-line é baseado em serviços. Um bom exemplo disso é um freelancer.

Bens físicos 

Esse tipo de site de comércio eletrônico nasce de uma loja física de varejo. 

Lugares como Walmart e Target são bons exemplos de empresas que começaram no mercado físico e expandiram-se para vendas on-line para alcançar um público mais amplo e aumentar as vendas. 

Dropshipping 

O Dropshipping é um tipo único de site de e-commerce em que os comerciantes vendem produtos on-line, mas não possuem o inventário. Em vez disso, eles encontram um fornecedor para atender ao pedido. 

O custo desses produtos geralmente é maior porque o fornecedor mantém o estoque em um armazém ou outro espaço e, em seguida, atende aos pedidos com remessa e logística. 

Vantagens do ecommerce

O ecommerce é uma indústria que cresce rapidamente. De fato, estima-se que as vendas de comércio eletrônico cheguem a US $ 5,574 trilhões em 2020. 

Há muitos benefícios em entrar no setor de ecommerce, como o crescimento não está parando, ainda há tempo para começar. 

Marketing direcionado

Isso já deve ser do conhecimento geral, mas tudo o que é feito na Internet é rastreado. Isso inclui todas as atividades de compras. 

Flexibilidade proprietário / funcionário

Ser seu próprio chefe é um sonho. Possuir um e-commerce permite que as pessoas façam exatamente isso.

Quando uma loja de comércio eletrônico está em funcionamento, a equipe contratada também pode trabalhar remotamente. 

Dessa forma, não há custo para um prédio de escritórios e os funcionários ficam muito mais felizes com maior flexibilidade. 

Sem as taxas extras, as empresas de ecommerce podem se concentrar em aperfeiçoar seu produto e não em manter uma loja física, o que é uma grande vantagem.