Método Montessori: o que é e como deve ser aplicado?
Montessori é um método educacional baseado em atividades autônomas, aprendizagem prática e brincadeiras colaborativas. Em uma sala de aula Montessori, as crianças fazem escolhas criativas para aprender, enquanto os professores oferecem atividades apropriadas à idade para orientar o processo.
As crianças trabalham de forma individual ou em grupos e individualmente com o objetivo de descobrir e explorar todo o conhecimento e, assim, atingir todo o seu potencial. Cada sala de aula Montessori é um ambiente projetado para atender às necessidades de crianças de uma idade específica.
O criador do método foi a Dra. Maria Montessori, descobriu que a aprendizagem experiencial nas escolas levava a uma maior compreensão sobre: linguagem, ciência, música, matemática e da interação social.
O que é o método Montessori?
Podemos destacar que o método Montessori foi desenvolvido no início do século 20 pela Dra. Maria Montessori.
A pedagogia Montessori é uma abordagem centrada na criança que envolve atividades lideradas por crianças, dentro das salas de aula se encontrava as crianças de diferentes idades e professores que tinham o objetivo de incentivar os alunos a serem independentes.
Dra.Montessori acredita que os alunos aprendem melhor quando escolhem o que estudar, e que a filosofia deve sempre estar presente dentro da sala de aula.
Princípios:
- Várias estações de atividades que as crianças poderiam escolher ao longo do dia.
- Sistemas de classificação não tradicionais.
- Foco no desenvolvimento geral do aluno
- Ênfase no aprendizado prático independente
- Iluminação natural e amplo espaço
- Melhorar a interação social
- Independência do aluno
Como o método Montessori funciona na prática?
Em geral, Montessori busca promover a criatividade, autodisciplina, autonomia e iniciativa pessoal desde a primeira infância. Portanto, jamais deixe de lado as responsabilidades que vêm com a escolha dos métodos para educar as crianças. Isso não quer dizer que eles não devam ter restrições.
Na sala de aula, quando ocorre um mau comportamento, o professor deverá sempre intervir, mas com firmeza e delicadeza.
Princípios Montessori
Abaixo, saiba mais sobre como os métodos Montessori funcionam e como aplicá-los nas escolas ou em seu Curso Online:
- Educação é ciência, portanto, o ambiente de ensino e as crianças devem ser compreendidas e educadas pelo método científico;
- A educação é cósmica, isso quer dizer, requer ordem. Portanto, o professor deverá sempre organizar com antecedência a forma como ensinará aos alunos;
- As salas de aula Montessori podem ser compostas por alunos de diferentes idades;
- Os móveis devem estar em altura ao alcance dos alunos. Na sala, um tapete pode ser estendido e as crianças podem fazer suas atividades no chão. Além disso, na maioria das vezes, o ambiente deverá sempre ser mantido e organizado pelos alunos;
- Os objetos são usados para permitir que as crianças aprendam com o concreto antes de chegarem ao abstrato.
Aprendendo fazendo
Todo o material disponível em sala de aula deverá seguir uma abordagem Montessori, apoiando sempre o aspecto de desenvolvimento de uma criança, criando uma certa correspondência entre os interesses naturais da criança.
As crianças devem sempre aprender com a experiência e aprender em seu próprio ritmo.
Eles estão prontos para responder à curiosidade natural que existe em todas as pessoas, fornecendo sempre uma base totalmente sólida para que exista uma excelente aprendizagem ao longo da vida.
Por exemplo, segundos os Cursos Online com Certificado da área da pedagogia, o material dourado é uma das muitas ferramentas mais usadas dentro do método Montessori dentro da sala de aula.
Constituído por um conjunto de tiras, placas e cubos, ajuda os alunos a compreender na prática as operações básicas da matemática: áreas, volumes, frações, cálculos e relações numéricas.
Quem é o dr. Maria Montessori?
A Dra. Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chivalal, Itália. Médico, educador e antropólogo, Montessori dedicou sua vida a entender como as crianças se desenvolvem dentro da área social, intelectual, física e espiritualmente.
Ela observou o comportamento das crianças ao redor do mundo, ela descobriu diversos padrões de desenvolvimento que eram muito comuns e que poderiam ser encontrados nas crianças, independentemente da sua classe social.
Com base em suas observações, ele desenvolveu a pedagogia Montessori que ainda encontra desenvolvimento e seguidores em todo o mundo nas escolas Montessori, educação infantil e educação até a idade adulta. Ela foi uma das primeiras mulheres a receber um diploma de medicina na Itália.
Em 1904 começou a ensinar pedagogia na Universidade de Roma e três anos depois foi encarregada de cuidar de um grupo de crianças em um bairro pobre do bairro San Lorenzo, em Roma.
Desse bairro ela começou a compreender sobre a importância de um ambiente que seja altamente positivo e estimulante para as crianças, ele percebeu que a motivação poderia mudar a forma de aprendizado dos alunos.
Com o passar dos dias, a doutora começou a observar as crianças e as suas reações dentro do ambiente, ela viu mais habilidade e interesse do que esperava.
O conjunto de materiais utilizados no método Montessori foi idealizado pelo Dr. Maria Montessori e seus colegas criaram uma representação física concreta de seus conceitos e habilidades, concluindo que as crianças aprendem naturalmente durante o desenvolvimento normal.
Nessa época ela fundou sua primeira Casa dei Bambini (Casa da Criança em italiano), que lançaria uma série de outras instituições educacionais seguindo os princípios do desenvolvimento natural das crianças.
A Dra. Montessori foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1949, 1950 e 1951 e continuou a trabalhar, ensinar e escrever até sua morte em 1952.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.