Mercado de motos cresce exponencialmente no Brasil

Publicado por redator em

Em 2022, o mercado de vendas e emplacamento de motos atravessa um bom momento dentro da economia brasileira. A indústria registra bons números não apenas no volume de novos veículos produzidos, como também dentro do mercado de motocicletas seminovas.

Outros desdobramentos podem ser sentidos em empresas responsáveis pela fabricação de produtos para motos, com o mercado de peças também registrando um aumento no faturamento.

Dessa forma, o ótimo momento que se inicia no último trimestre de 2022 aponta para um ano de 2023 ainda mais vantajoso para as empresas relacionadas a este ramo.

Mercado de peças aproveita bom momento

Esse aquecimento é confirmado por um relatório de setembro elaborado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Segundo os dados coletados, a previsão de produção de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM) passou por um acréscimo.

Antes era prevista a produção de 1,23 milhão de unidades neste ano. Após a revisão, esse número subiu para 1,35 milhão de motos.

O mês de outubro confirmou essa fase, com a venda de 120,2 mil unidades. Na média diária, isso corresponde a 6 mil motos vendidas por dia, a segunda melhor marca do ano, atrás apenas de maio (6,1 mil unidades).

Ainda segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento de duas rodas foi o que teve maior crescimento entre todos os analisados, que inclui:

  • Veículos comerciais;
  • Automóveis;
  • Implementos rodoviários;
  • Máquinas agrícolas.

O motivo desse impulso é a grande procura por motos de baixa cilindrada, principalmente para ser utilizada em serviços de entrega ou como alternativa para transitar nas cidades.

Com isso, o crescimento pode ser percebido em diferentes áreas relacionadas. Um bom exemplo disso é o crescimento gerado no setor de peças.

Há empresas do ramo, responsáveis por produzir componentes mecânicos e eletrônicos para as motocicletas, que registraram um aumento de 53% nas vendas dos seus produtos, alcançando um recorde histórico de faturamento.

Também foi registrado o crescimento na produção de outras peças, como o caso de motores de partida, bicos injetores, CDIs, velas de ignição e painéis.

As empresas desse ramo acabam alimentando as linhas de produção de algumas indústrias do setor automobilístico e também aproveitam o bom momento de vendas e produção.

Mercado de pneus também cresce

Outro setor ligado que tem aproveitado o bom momento das vendas envolvendo motos é o mercado de pneus.

Empresas do ramo relatam um aumento de 20% no volume produtivo e no faturamento, conforme balanço que cobre o primeiro semestre de 2022, um resultado expressivo da situação atual do mercado nacional de motocicletas.

No geral, esse momento reforça a necessidade das empresas desses setores aproveitarem a oportunidade para crescerem e se fortalecerem, inclusive explorando a possibilidade de exportações.

Para especialistas, é fundamental que a indústria acompanhe as demandas do mercado, investindo em mais tecnologia para que possa oferecer produtos inovadores, de confiança e qualidade, beneficiando também a experiência dos motociclistas.

Motos zero e usadas movimentam o mercado

Além do aumento na produção de motos, o mercado de motocicletas usadas também passa por um momento de crescimento. Um relatório de setembro da Fenabrave mostrou que, em comparação ao mesmo mês de 2021, os números gerais caíram.

Contudo, o volume de mais de 2,22 milhões de motos usadas que foram comercializadas é um forte sinal de como esse mercado ainda está bem. Com isso, ele acaba movimentando todo o mercado de reposição de peças, seja para motos originais de fábrica ou não.

Categorias: Transporte