Magnetismo e Eletricidade: Entendendo a Conexão e Aplicação na Indústria

Publicado por redator em

Magnetismo é a ciência que estuda os fenômenos relacionados às propriedades dos ímãs. O primeiro evento magnético foi observado na antiga cidade grega de Magnésia.
Tales de Mileto fez os primeiros estudos já no século VI aC. Ele observou as propriedades e propriedades das pedras, que agora são chamadas de magnetitas, que se atraem e também objetos de ferro.

Mais tarde, os chineses fizeram a primeira aplicação prática do magnetismo através da invenção da bússola. Até hoje, o instrumento usado para controle funciona pela interação de um campo magnético com o campo magnético da Terra. Os chineses também adotaram a fabricação de ímãs já no século VI.

No entanto, o estudo do magnetismo só se acelerou no século 13, quando foram feitas observações científicas sobre possíveis conexões entre magnetismo e eletricidade.

Em 1820, o pesquisador Hans Christian Öersted fez uma grande revolução científica em relação aos fenômenos. Ele descobriu que os eventos elétricos e magnéticos estão relacionados.

A teoria que ele criou foi chamada de eletromagnetismo, e mostra que cargas elétricas em movimento têm poder suficiente para criar um campo magnético, e um campo magnético em movimento cria uma corrente elétrica.

A partir daí, novos estudos analisando o comportamento das ondas eletromagnéticas estabeleceram uma base teórica mais forte para as relações existentes entre campos elétricos e magnéticos.

Foram estes estudos que permitiram inventar e desenvolver ferramentas industriais chave que são muito comuns no nosso quotidiano.

Um bom exemplo é o motor elétrico, que está presente em muitas máquinas e aparelhos de todos os tamanhos. Também podemos citar cartões magnéticos, ondas de rádio e até dispositivos de telecomunicações que funcionam de acordo com os mesmos princípios.

Categorias de Aplicação de Materiais Magnéticos

O século passado foi uma época de grande progresso na compreensão do fenômeno do magnetismo e sua relação com a eletricidade. Graças a isso, as aplicações das descobertas se multiplicaram e também melhoraram ao longo dos anos e com o desenvolvimento da tecnologia.

Motores, geradores e transformadores podem ser considerados aplicações tradicionais de infraestrutura elétrica industrial usando materiais magnéticos. Pode-se dizer que o magnetismo é usado de três maneiras diferentes.

Primeira utilização de materiais magnéticos

A primeira utilização de materiais magnéticos em vários tipos de equipamentos diz respeito à utilização de ímanes permanentes. Eles têm a capacidade de criar campos magnéticos contínuos, o que é muito importante para motores e equipamentos elétricos.

Segunda utilização de materiais magnéticos

Segunda utilização de materiais magnéticos diz respeito aos chamados materiais magnéticos macios ou permeáveis, que podem ser facilmente magnetizados ou desmagnetizados e têm maior capacidade de gerar um campo magnético em relação ao gerado. por fluxo. enrolado em forma de espiral.

Terceira aplicação de materiais magnéticos

A terceira categoria de aplicação do magnetismo possibilita o armazenamento magnético, que tem sido muito importante em nossa sociedade nas últimas décadas. Nesta aplicação, a cabeça de gravação gera um campo magnético em resposta a uma corrente elétrica. Isso altera o estado de magnetização do portador mais próximo e é possível armazenar informações em sua superfície.

A gravação magnética possibilita o uso de gravadores de áudio e vídeo e dispositivos acionados por cartão magnético, como caixas eletrônicos em agências bancárias.

Eletromagnetismo em Projetos Industriais

A montagem industrial está intimamente relacionada à introdução do eletromagnetismo, pois depende do número infinito de dispositivos e máquinas envolvidos na montagem das linhas de produção.

É necessário investir em uma boa empresa de projeto elétrico abrange todos os meandros dos componentes elétricos e magnéticos com o objetivo de explorar a instalação do sistema elétrico industrial. Isso é muito importante justamente pelo alto consumo de energia e pela necessidade de diversos componentes elétricos que aliam uma estrutura segura e eficiente para setores industriais.

Nesse cenário, algumas questões de infraestrutura industrial merecem destaque. São eles:

Quadro de distribuição

O quadro geral de baixa tensão qgbt é um dispositivo elétrico projetado para receber energia elétrica de uma ou mais fontes de energia e distribuí-la para um circuito. Em projetos industriais, o dispositivo é desenvolvido especificamente para eletrônica de linha de produção.

Este é um dispositivo necessário para a automação de toda empresa de gestão de obras, pois a estrutura composta por chapas metálicas combina todo o controle do sistema. Geralmente são compostos por fusíveis, interruptores e unidades de proteção, a partir dos quais a transmissão de energia elétrica aos pontos de consumo é realizada por meio de fios e cabos elétricos, dependendo da linha de produtos em questão.

Possuem também uma fonte de alimentação e um interruptor principal com mecanismo para proteger o sistema contra fugas por avaria.
Graças ao interruptor, todos os mecanismos relacionados aos processos industriais podem receber energia.

Para obter melhores equipamentos e maior resistência, é necessário utilizar materiais de alta qualidade na composição dos sistemas elétricos.

Esquadro magnético

Esquadro magnético é uma ferramenta essencial para projetos industriais que envolvem soldagem, principalmente porque você precisa trabalhar em ângulos precisos. Isso facilita o processo mantendo as peças a serem soldadas retas e perfeitamente alinhadas.

Graças ao suporte da peça, os processos de soldagem tornam-se mais precisos, o que contribui para a qualidade de montagem e acabamento dos produtos metálicos.

Além disso, os dispositivos beneficiam serralheiros e montadoras, ajudando a prevenir acidentes e eliminando o contato manual. Os profissionais podem soldar com mais segurança e facilidade quando ambas as mãos estão livres porque o esquadro tem que segurar as peças.

Outros usos e vantagens do uso de um quadrado magnético na soldagem incluem:

  • Direção de corte dos materiais;
  • Suporte de ponta, linha e furo para chapas e peças;
  • Assistência de elevação de peças;
  • Possibilidade de anexar detalhes de diferentes graus;
  • Assistência na construção e montagem de estantes industriais;
  • Suporte para peças com peso até 30 kg.

É, portanto, um aliado inestimável na qualidade de montagens e processos industriais.

Sensor Magnético

O sensor magnético é um dispositivo usado para detectar campos magnéticos de ímãs permanentes que podem ser atuadores magnéticos. Eles são frequentemente usados ​​em setores industriais em equipamentos que utilizam cilindros pneumáticos e hidráulicos com ímãs e em carcaças de metais não ferrosos. As válvulas lineares também podem depender desse tipo de sensor que pode ser encontrado com fornecedor de sensores

Os sensores magnéticos agregam inteligência aos processos industriais automatizados, permitindo a identificação de peças de máquinas. No entanto, outros tipos de sensores são comuns na indústria que dependem de fatores como calor, luz e proximidade. Os mais comuns são:

  • Sensores de pressão para ar comprimido, gases ou líquidos;
  • Sensores de sinais ultrassônicos para detecção de formas e objetos;
  • Fotossensores que fornecem informações por meio de contraste;
  • Sensores de proximidade que detectam materiais condutores.

Empilhadeira elétrica

A empilhadeira elétrica é uma solução para movimentação de cargas em ambientes industriais facilmente encontrada em empresas de aluguel de empilhadeira. É um dispositivo utilizado em pórticos, carrinhos ou pontes rolantes. A principal tarefa do dispositivo é levantar cargas industriais com movimentos verticais usando eletricidade de um motor de curto-circuito trifásico.

Toneladas de cargas podem ser levantadas sem o esforço físico dos trabalhadores industriais, aumentando a produtividade com baixos custos operacionais. Ressalta-se que os usuários possuem treinamento especial para que possam manusear os dispositivos da forma mais correta e segura possível. O ideal é evitar cargas oscilantes e manter a velocidade constante. Verifique a fixação da carga para evitar escorregar.

Existem diversos modelos de talhas elétricas, dependendo da potência e aplicação, com cabo de aço para movimentação de carga ou corrente.

Vale ressaltar que o desempenho, eficiência e segurança dos sistemas elétricos industriais dependem do uso de materiais de alta qualidade.

Um bom exemplo é o cabeamento industrial, que deve ser baseado em estudos de engenharia baseados em especificações industriais e normas técnicas e de segurança. O projeto elaborado pelos engenheiros deve definir o cabeamento e os equipamentos especiais para a aplicação.

É imprescindível a elaboração de planos e projetos por especialistas especializados em instalações elétricas.

Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do Blog do Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos em diversos segmentos.