Logística: o crescimento desse mercado durante a pandemia

Publicado por Parceiros em

Sem dúvida, o mundo que conhecíamos mudou depois da covid-19, com reflexos imediatos na economia dos países, acabando por respingar em toda a cadeia produtiva, assim como, no setor de transporte de cargas e logística.

Primeiramente, vale saber que logística compreende uma série de métodos, e meios, destinados a viabilizar e facilitar a entrega de produtos em locais específicos e dentro de um tempo estabelecido.

Por outro lado, pelo enorme crescimento das vendas online durante a pandemia, a logística se tornou essencial para sobrevivência das empresas, se tornando um desafio para quem, até então, costumava vender diretamente pelo balcão.

A importância da logística

Se até então a logística era importante para a maioria das empresas, agora, no entanto, ela se tornou fundamental para todo tipo de comércio, independente do tamanho.

Lembrando que, no e-commerce, uma entrega mal feita pode destruir uma marca, ou seja, a logística de cada empresa pode determinar o sucesso, ou não, dá mesma. 

A entrega se transformou hoje em dia no principal canal de sobrevivência das empresas, por isso, se for feita de forma amadora elas não vão sobreviver. Ou seja, ou investe em logística, ou quebra.

Assim, muitos empresários perceberam a demanda e resolveram investir em plataformas de entregas. 

Como funciona a logística

Para satisfazer a demanda dos clientes, e pelo menor custo possível, é preciso que a logística faça o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. 

Para isso, ela precisa agrupar todas as atividades ligadas à movimentação dos produtos nas organizações:

  • Previsão da demanda;
  • Gestão de estoques;
  • Transportes;
  • Armazenagem;
  • Design de redes de distribuição;
  • e outros.

Ou seja, se antes a logística já era uma área considerada fundamental para as empresas, hoje ela representa um importante diferencial competitivo. 

Logística caseira

E mesmo quem possui uma empresa pequena, a logística também tem muita importância para o sucesso do negócio. Se a internet for o único canal de vendas, por exemplo, a entrega pode ser feita pelos Correios, mas, antes, é preciso muita logística. Mesmo que o estoque da empresa seja em casa mesmo, é preciso ter muito controle de quantidade e logística.

Apostando alto em um negócio de logística

E, claro, o crescimento do e-commerce acabou ampliando, também, o nicho de mercado para o setor de logística. 

Se por um lado uma bike ou moto podem dar conta de fazer entregas, até se aliando a aplicativos, por outro, tem gente investindo pesado nesse setor.

Existem empresas investindo na compra de até 200 caminhões para conseguirem dar conta da demanda. 

Apesar dos Correios oferecerem um frete mais barato, por contar com desoneração tributária, por serem empresa pública, não possuem muita mobilidade, desagradando muitos usuários.

Ou seja, o e-commerce vem sentindo dificuldade em operar com os Correios, com isso, há uma expectativa de que muitos consumidores estejam dispostos a pagar até mais caro pela entrega por meio de serviços terceirizados de entrega.

Porém, para que uma empresa consiga competir com os Correios e entregar um serviço eficiente, é essencial investir em equipamentos de movimentação de cargas, garantindo mais segurança em suas operações, enfim, agilizar o transporte e o armazenamento de produtos.

Os equipamentos de movimentação de carga são equipamentos e máquinas, manuais ou automatizados, utilizados para mover cargas que, apesar de exigirem um investimento bem maior, a possibilidade de lucro obtido é também proporcionalmente elevada.

Assim, empresas como a https://ptarental.com.br/plataformas-elevatorias/ e toda a cadeia responsável pela logística também saem ganhando, já que fornecem os equipamentos necessários para realizar as tarefas desse setor.

Enfim, a pandemia mudou comportamentos, afetou economias e exigiu mais agilidade em todos os setores, por isso, investir em uma logística que atenda as necessidades e urgências dos clientes é apostar no sucesso!.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *