Três laudos que você ainda não conhecia

Publicado por redator em

Quando se fala em laudo, trata-se de um documento elaborado por peritos habilitados legalmente para avaliar determinado local e apresentar as informações necessárias de acordo com as normas vigentes e o que é exigido pelo órgão responsável.

Dessa forma, existem diversos tipos de laudos, tanto para questões ambientais, quanto para segurança, estrutura, veracidade, entre outras possibilidades.

O que é o laudo de vegetação?

Quando se fala em supressão de vegetação, trata-se de atividades realizadas em prol ou por meio de determinados empreendimentos que causam impacto na vegetação do local, como árvores nativas ou exóticas de diferentes níveis de desenvolvimento e tipos.

Neste contexto, o laudo de caracterização de vegetação indispensável para identificar espécies e ter supervisão ambiental, o que evita destruições descontroladas.

É indispensável que no laudo técnico sejam apresentadas as características mais relevantes sobre a vegetação do local e os estágios de desenvolvimento.

Ainda mais, é preciso apresentar registros fotográficos que retratem a área de intervenção. Entre os dados a serem indicados para identificação de espécies, estão:

  • Cálculo do volume;
  • Identificação da espécie com a nomenclatura popular e científica;
  • Registro de imagens árvores requisitadas para corte;
  • Localização dos exemplares arbóreos;
  • Classificação da espécie de acordo com a ameaça de extinção.

Sempre que ocorrer intervenção na vegetação, de qualquer tipo, que envolva empreendimento como edifícios públicos, loteamentos residenciais, entre outros, é necessário obter o laudo de vegetação.

Ainda mais, é fundamental que um projeto de compensação ambiental seja elaborado para suprir a vegetação eliminada.

É preciso que os empreendedores tenham conhecimento a respeito de quais procedimentos devem ser realizados para não infringir as normas florestais vigentes.

Por esse motivo, gerar impacto na vegetação prévia sem consulta e autorização do órgão ambiental regulamentador pode se tornar um grande problema, não apenas para o empreendimento, como também para a natureza.

Qualquer dúvida é possível buscar por profissionais capacitados para obter as orientações mais adequadas, como um engenheiro ambiental.

Entre as capacidades de um profissional da área de engenharia ambiental, estão planejar e gerenciar relacionados ao ambiente, de forma que a população próxima e a natureza sejam contempladas.

Esses profissionais vão além dos estudos dos impactos ambientais, pois também recuperação de locais degradados.

Tratamento de recursos naturais, exploração de possibilidades para amenizar os impactos ambientais e ao mesmo tempo assegurar a funcionalidade de diversos projetos necessários para a sociedade.

O que significa laudo com ART?

O laudo com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de acordo com o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Economia)

Deve ser registrado por todos os profissionais que são legalmente capacitados e exercem suas atividades em corporações que atuam com serviços de agronomia, geologia, meteorologia, engenharia ou geografia.

A principal proposta da anotação é assegurar que as atividades são efetuadas por um profissional adequadamente habilitado.

Dessa maneira, tanto quem contrata, quanto quem é contratado passa a ter mais segurança técnica e jurídica.

Além disso, também é interessante observar que a ART também promove a valorização profissional, pois confere legitimidade e garante a responsabilidade técnica em qualquer tipo de serviço que seja efetuado.

No que diz respeito aos tipos, a anotação pode ser classificada em três: cargo ou função, obra ou serviço de rotina e obra ou serviço.

No primeiro caso citado, corresponde ao vínculo com uma pessoa jurídica para realização de função técnica ou cargo.

Na ART de obra ou serviço de rotina, que também é chamada de ART múltipla, diversos contratos são especificados com relação à execução de obras ou serviços prestados em um determinado período.

Por fim, a ART de obra ou serviço, refere-se a realização de serviços prestados ou obras inerentes as profissões contempladas pelo sistema CREA.

Como é o laudo de vistoria de imóvel?

O laudo de vistoria de imóvel é indispensável para situações de locação e venda, pois visa especificar as condições de manutenção e conservação do imóvel antes de ser entregue.

No caso da locação, também é uma forma de assegurar de que o local seja entregue nas mesmas condições em que foi entregue.

Esse laudo técnico consiste em uma análise realmente ampla, que envolve fatores como as instalações elétricas, hidráulicas, os pisos, paredes, portas e todos os outros elementos que o envolvem.

É uma importante ferramenta jurídica para proteger ambos os lados presentes no contrato.

Qualquer um dos laudos apresentados ao longo do texto, assim como os outros existentes, deve ser elaborado por profissionais capacitados, que apresentem conhecimento técnico e objetividade para determinada área.

Afinal, é um documento importante e que deve ser constituído de forma correta para evitar problemas futuros.