Landing Page não converte, entenda os motivos
Uma landing page não converte um lead em cliente. Esse problema afeta 80% da internet, não pense que é simplesmente colocar uma página no ar, colocar cinco ou seis blocos de textos, um CTA atrativo e pronto, o dinheiro vai começar a cair magicamente em sua conta. Vamos para o mundo real.
Vamos abordar alguns pontos importantes de uma boa estratégia e de uma boa landing page, e não se preocupe, não é complicado, mas por ser simples demais, ninguém pensa nisso, Let’s go!
Site lento, problema de velocidade e carregamento
A velocidade do site é um fator de extrema importância, pois na internet o tempo literalmente é dinheiro. As pessoas já buscam comprar produtos com frete rápido, então a informação deve ser rápida também.
Quando você acessa um link na internet e ele demora para carregar, qual é a sua reação? Exatamente, ou você irá forçar a página para carregar novamente ou simplesmente irá sair do site. Em alguns casos, forçar o carregamento ajuda, mas e se não ajudar?
Neste caso, meu amigo(a), seu lead em potencial irá pesquisar no Google novamente pelo produto ou serviço que ele deseja e irá clicar em seu concorrente.
Preste muita atenção nesse detalhe, teste seu site na versão de:
- Computador;
- Mobile;
- Conexão Wi-Fi;
- Conexão de dados.
É só olhar seu Google Analytics para notar que 90% ou mais dos seus acessos com certeza é mobile.
Pense no celular, como é a experiência de usuário? Tudo funciona e abre? É fácil de ler e comprar? Já fez uma compra de teste? Funcionou?
Em caso de algum problema mais complexo e técnico, contrate uma empresa especialista em desenvolvimento de sites otimizados, não deixe de vender por causa da lentidão. Principalmente quando falamos de conexões mais lentas ou feitas em dispositivos de menor capacidade.
Lembre-se que qualquer pessoa pode acessar o seu site e por isso ele deve estar otimizado para todas elas.
Escolha a palavra-chave certa
Esse é talvez o ponto mais importante e crucial para sua estratégia de marketing digital, aqui é onde realmente a briga acontece. Você pretende aparecer no Google por qual palavra-chave?
É difícil, não é mesmo? Qual a palavra-chave que define seu produto, como seus clientes procuram esse produto na internet, quais os concorrentes que aparecem para essa palavra-chave…
Essas e outras perguntas são importantes para definir sua estratégia, então tenha em mente que a escolha da palavra-chave é muito importante, pois toda sua estratégia de marketing e campanhas do Google dependem dela.
Sua palavra-chave aparecerá no título das campanhas, nas descrição, no primeiro parágrafo de sua landing page, em textos complementares, em conteúdos de cauda longa (long tail), então pense com cuidado e defina com cautela, pois essa é uma das etapas mais importantes para vender na internet.
Busque por uma agência de site, com experiência em criação de sites otimizados para o Google, sem dúvida este é o caminho mais seguro.
Você até se arrisca em trocar uma lâmpada, mas não se arrisca em abrir o motor do seu carro, não é mesmo?
Pense no seu dinheiro, contrate uma empresa especialista para lhe ajudar, do contrário pode acontecer exatamente igual ao próximo item.
Conteúdo ruim ou pouco convincente
Uma das técnicas que mais sugiro é o método AIDA, clique aqui para saber mais sobre esse método.
Em resumo o método AIDA é: Atração, Interesse, Desejo e Ação.
De forma mais objetiva, quando o usuário olha seu anúncio na SERPS (resultados do Google), ele vai se sentir atraído pelo seu título e descrição (meta title e meta description).
Após clicar em seu anúncio, sua landing page precisa deixar ele interessado, então tenha textos criativos, layout bonito, produto com informações completas e bem detalhadas e depoimentos de quem já comprou. Faça que o usuário saia da sua landing page muito bem informado ou comprando seu produto.
Após ele se sentir interessado, precisamos persuadi-lo para o desejo. Criar uma expectativa em seu lead é importante, afinal, ele precisa sentir a necessidade de ter o seu produto, ele precisa desejar muito seu produto ou serviço.
Por último, o movimento mais importante é a ação, aqui é onde vai acontecer a conversão, é nesse último passo que seu lead vai realmente se tornar um cliente.
Crie uma CTA (call to action), um botão de ação poderoso, para fazer seu cliente clicar. Pense em um texto para esse botão, crie um interesse gigante em seu potencial cliente. Ele já se sentiu atraído, tem interesse, sentiu-se desejado, então você está esperando o quê?
Capriche no botão de ação ou em um formulário simples e bem prático. Seu cliente precisa comprar logo ou o botão levará para uma página de checkout, ou ele preencherá um formulário para receber um atendimento mais adequado.
Lembre-se: o formulário é simples, não é uma ficha médica, então pergunte somente o essencial. Velocidade, pense sempre na velocidade, ninguém gosta de esperar ou preencher 100 perguntas, nem você.