Já pensou em montar o seu negócio em casa?

Publicado por redator em

Empreender é uma palavrinha muito buscada, mas, em contrapartida, muito temida. Há quem acredita que ser empreendedor é ter uma empresa gigante, com inúmeros escritórios e funcionários.

No entanto, se a pessoa souber utilizar as ferramentas adequadas, dá para ganhar dinheiro e ter o próprio negócio trabalhando no conforto da sua casa.

A máquina de estampar sandalias é um exemplo disso, pois possui preço acessível e o mercado para essa demanda está em constante desenvolvimento, tendo em vista que o acessório é um dos mais usados durante o verão.

Mesmo assim, algumas questões costumam intrigar quem está mergulhando pela primeira vez nas águas fundas do empreendedorismo, tais como: a hora exata de começar a trabalhar para si e/ou em qual nicho investir, por exemplo.

Existem diversas dúvidas que envolvem a criação do próprio empreendimento.
Por conta disso, abaixo, você confere as melhores dicas para acabar de uma vez por todas com as dúvidas sobre montar o próprio negócio em casa.

Por onde começar

Montar o próprio negócio diretamente da sua casa é um desafio dos grandes, pois necessita de muita disciplina, comprometimento e persistência. Além disso, o novo empreendedor precisa ter conhecimento na área que pretende atuar.

Em entrevista cedida ao site do UOL, o consultor e especialista em investimentos do banco Ourinvest Mauro Calil, disse que empreender no Brasil requer muito mais trabalho e suor.

Mas, independente do ponto de partida nos negócios, o ideal é começar com algo que combine com o perfil do empreendedor.

Se uma pessoa gosta de esportes, por exemplo, fica menos maçante trabalhar com produtos esportivos, como a venda de camisetas de time, no caso.

A criatividade é algo importantíssimo na hora de escolher o mercado de atuação.

É preciso analisar os setores que crescem, as empresas que mais vendem e o porquê que aquilo está dando certo. Dessa forma, fica muito mais fácil ter uma base para começar.

Quero empreender em casa

Ganhar dinheiro sem sair de casa é o sonho da maioria das pessoas. Mas, como foi mencionado logo acima, é necessário trabalho duro e dedicação.

A primeira coisa a ser feita é o planejamento. A ausência de um roteiro pode acabar com uma empresa que luta para crescer.

Abaixo, confira alguns itens que devem ser levados ao pé da letra antes de montar o próprio negócio em casa:

  • A escolha do mercado e o produto;
  • Se precisa de investimento ou não;
  • Quanto tempo será dedicado ao projeto;
  • Em que lugar da casa o trabalho será executado;
  • Documentos necessários (MEI).

Cabe destacar que a melhor maneira de realizar as atividades de um pequeno negócio dentro da lei é abrindo um MEI (Micro Empreendedor Individual).

Essa é a forma ideal de registrar uma marca que está apenas começando no mercado.

Com isso, a emissão de notas fiscais, contratos de funcionários e qualquer outra ação que o empreendedor precisar, é viabilizada e registrada.

Empreendedorismo: mercados que crescem

O exemplo dado no início do texto sobre máquina de estampar sandalias pode ser usado novamente aqui.

O mercado que abriga esse tipo de equipamento é um dos que mais cresce no Brasil.

Além disso, em vista do baixo custo investido e a boa lucratividade, o equipamento para ganhar dinheiro em casa não serve apenas na estamparia de um produto.

A máquina de estampar sandálias e camisetas ganhou espaço no novo mercado do empreendedorismo, além de ser uma das principais opções para quem quer ganhar dinheiro em um curto espaço de tempo.

Geralmente, as estampas são procuradas por pessoas, para uso pessoal, e empresas que pretendem estampar a própria marca nos chinelos ou camisetas.

Além disso, o próprio empreendedor pode vender produtos personalizáveis, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para registrar uma marca no nicho escolhido para atuar.

O torno para fazer aliança é uma máquina pouco conhecida, mas que pode ser instalada em casa e garante boa margem de lucro para iniciantes.

O equipamento, basicamente, dá a forma da aliança. Ou seja, todos os ourives precisam de alguém que faça esse trabalho.

Embora não se ouça falar muito nesse tipo de serviço, o torneador que tenha prévio treinamento consegue produzir até 150 alianças por hora. Dessa forma, a margem de lucro é alta, com base no valor investido no equipamento.

Para quem deseja investir mais a fundo nesse mercado, existe ainda o torno para alianças cnc, que possui alta tecnologia no processo de formatação das joias.

Diferente do torno comum, essa máquina utiliza um computador acoplado, por isso a sigla cnc – Comando

Numérico Computadorizado, o que permite mais precisão na hora de perfurar as alianças.

Então, se sua intenção é empreender, não se limite. Decida o mercado de atuação e se arrisque no caminho do sucesso.