Investimento em turismo rural pode ser amplo e variado

Publicado por redator em

rural

Os empreendimentos imobiliários construídos na zona rural são preparados para atender a sociedade das mais diferentes formas.

Independente da região do país onde está instalado, é possível empreender em diferentes áreas produtivas. Os empreendedores que investem nesse setor podem ser fornecedores de:

  • Atender o abastecimento de alimentos hortifrutigranjeiros;
  • Criação de animais de corte.
  • Matéria-prima para as indústrias
  • Produtores de laticínios;

Cada área produtiva possui as características peculiares, que demandam atenção e cuidado na hora de produzir. Além disso, é preciso contratar mão de obra especializada, tendo em vista o crescimento de profissionais com conhecimento técnico sendo aplicado em plantações e outros serviços relacionados ao setor de agronegócios.

Negócio rural une hotelaria e pescaria

A produção de alimentos não é a única forma de empreender no setor rural. Muitos empresários passaram a investir no ramo da hotelaria, oferecendo ambientes apropriados para entusiastas da pescaria, por exemplo.

A oferta de hotéis e pousadas para a recepção de amigos e famílias cresceu exponencialmente, tendo em vista que muitas pessoas procuram a calmaria do interior em períodos sazonais, como férias, feriados e finais de semana.

A reunião de amigos que saem em grupo para momentos de lazer à beira de um rio ou em alto-mar passou a fazer parte da realidade de muitas pessoas. Assim, os empreendedores estão sempre atentos à essa fatia de público-alvo, oferecendo espaços dedicados para esses clientes.

Por ser um ramo específico, muitos pescadores possuem os próprios rituais, assim como os equipamentos apropriados para a hora em que sai em viagem com a finalidade de descansar e descontrair em uma pescaria.

Nada impede que as pousadas e hotéis que atendem esse público tenham uma loja especializada em materiais exclusivos, como anzois de pesca, varas de bambu, molinetes, entre outros equipamentos necessários.

Os estabelecimentos comerciais devem estar preparados para atender os clientes da melhor maneira possível, principalmente quando são necessários equipamentos dedicados para as atividades de lazer como é a pescaria.

Os empreendedores que estão estabelecidos próximos a rios em zonas rurais incrustradas no interior do país devem oferecer serviços como locação de barco com motor, além de profissionais que possam ajudar durante a estadia.

As lojas especializadas devem dispor de isca artificial para robalo, pintado, dourado, entre outros peixes, conforme a região em que está instalado o empreendimento hoteleiro. A indicação de um especialista pode ser a peça-chave para que as vendas sejam lucrativas e para que o cliente não saia frustrado.

Durante a pescaria, o acompanhamento de um funcionário do hotel ou pousada pode ajudar os pescadores amadores, oferecendo acessórios para acondicionar os peixes pescados, assim como na hora de preparar a vara e a linha, inclusive com o no de anzol bem firme para não perder a isca.

Os negócios relacionados à hotelaria e pescaria podem ser implementados em diversas regiões do país. O importante é seguir a legislação ambiental, o que pode ser indicado pelos responsáveis de empreendimentos que possuem esse tipo de lazer como um atrativo turístico.

Energia elétrica essencial para meio rural

Apesar de estar instalado em uma zona rural, isso não significa que as chácaras, sítios e fazendas precisam dispensar as facilidades que a modernidade pode proporcionar. As instalações elétricas são essenciais para muitos serviços que são realizados diariamente em processos relacionados ao agronegócio.

Os empreendimentos hoteleiros precisam oferecer um espaço com conforto aos hóspedes, mesmo que esteja em uma região remota. A tecnologia permite a montagem de quadro elétrico para distribuição de energia a partir de geradores movidos a combustível fóssil, como diesel ou gasolina.

Essa é uma forma de garantir que toda a estrutura imobiliária tenha luz elétrica para o período noturno, além de manter equipamentos eletroeletrônicos em funcionamento, como freezer e geladeira.

No caso de empreendimentos com o fornecimento de energia a partir de uma concessionária pública ou privada, o quadro de distribuição bifásico atende às necessidades de aparelhos em diferentes voltagens, variando entre 110V ou 220V.

Investimento no turismo rural rende frutos

A possiblidade de oferecer outras atividades para os hóspedes, dentro de um empreendimento hoteleiro, além da pescaria, pode estar relacionado com as atividades rurais, levando em consideração o ambiente bucólico onde estão instalados.

Dessa forma, a presença de um espaço dedicado para o pomar e outro para a horta podem proporcionar momentos de relaxamento entre os hóspedes, que podem provar frutas diretamente do pé.

A criação de animais também é uma forma de mostrar como é a vida no campo. Independente do preço do saco de capim mombaça, ideal para o pasto de animais ruminantes, o investimento nesse tipo de empreendimento pode ser muito lucrativo para os empreendedores.

A zona rural pode ir além da criação de animais ou da produção de alimentos. O setor turístico pode aproveitar de diversas formas, com retornos financeiros satisfatórios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *