As conexões e a Internet das Coisas

Publicado por redator em

Existem diversos hardwares de conexão usados para ligar dispositivos à internet, que permitem o correto funcionamento desses elementos, de acordo com sua funcionalidade.

Como é normal surgirem dúvidas a respeito destes, a seguir será abordado mais sobre a definição e a utilização de alguns deles.

O cabo de rede blindado: o que é e para que serve

O cabo de rede é um hardware utilizado para permitir a conexão entre computadores e outros dispositivos de uma rede, podendo ser de tipo cruzado ou direto, a depender da sua forma de utilização.

Existem alguns tipos de cabos de rede, entre eles o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica e o cabo de par trançado. Até para a proteção de dados, como baixar aplicativos como: snaptik app entre outros que são pesados para uma simples rede de dados via wifi. 

Normalmente os cabos de rede de par trançado ou coaxial são usados dentro de edificações, enquanto que os cabos de fibra óptica são empregados nas conexões de longa distância que requerem, ainda, isolamento elétrico.

Em ambientes domésticos, o mais comum é que as linhas de alimentação utilizem cabos de rede, para conectar, por exemplo, computadores, impressoras, televisores e outros equipamentos eletrônicos.

Não é recomendado utilizar cabos muito maiores do que o necessário, uma vez que estes podem interferir na qualidade do sinal emitido.

Assim que se souber a quantidade de tamanho que é necessária, é possível que o usuário realize a “crimpagem”, ou seja, plugar o cabo de rede a um conector com o auxílio de um alicate.

Há várias categorias de cabos de rede que são classificados de acordo com o modelo. Uma divisão possível diz respeito à blindagem do cabo, que pode existir ou não, e pode ser separada para cada par de fios, para a bitola e outros elementos do cabo.

O Cabo de rede blindado possui essa blindagem necessária, para os casos em que há interferências eletromagnéticas externas de elementos que prejudicam o potencial desse elemento, como ocorre, por exemplo, no caso de motores elétricos ou antenas de transmissão de grande porte que se encontram muito perto umas das outras.

Outras fontes de interferência podem ser as lâmpadas fluorescentes, cabos elétricos ou, mesmo, telefones celulares que estejam muito perto dos cabos.

Em qualquer rede, é normal encontrar alguns pacotes que estão corrompidos, porém, para evitar que a interferência e os erros sejam muito intensos, é recomendado optar pela utilização de cabos como o Cabo de rede blindado 50 metros.

Estes cabos blindados são divididos em três categorias, que dependem do tipo de blindagem empregada: FTP, STP e SSTP.

Vale dizer que alguns desses cabos são recomendados para utilização exclusivamente externa, para garantir a estabilidade e a segurança física de um conjunto que faz parte de uma rede interconectada.

O Cabo de rede blindado externo é constituído por condutores de cobre maciço e isolados a partir de um material termoplástico, ou seja, que não sofre danos em contato com o calor.

O cabo de energia

O Cabo ps2 é um dispositivo que tem a função de realizar a condução de energia elétrica de um ponto a outro de um equipamento eletrônico.

Eles podem variar em modelos, modificando a espessura da sua bitola, que depende, fundamentalmente, da potência da rede elétrica que é empregada em cada tipo específico de instalação.

O Cabo ps2 energia pode ter várias cores, dependendo da sua função. São eles:

  • Verde;
  • Azul;
  • Amarelo;
  • Preto
  • etc.

Por sua vez, o Iot internet das coisas é um conceito relacionado a conexão desses elementos, o que até os anos 70 era conhecido por “internet embutida”, uma conexão que se estabelece entre o mundo digital e o mundo real.