Saiba qual é o tipo de frete mais viável para a sua empresa

Publicado por redator em

Escolher uma boa parceria quando o assunto é entrega, é uma tarefa que pode parecer bem complexa e precisa se atentar a diversos aspectos para tomar a decisão correta.

Com tantas empresas atuando no mercado, encontrar a que mais se adequa às suas necessidades pode exigir atenção e muita pesquisa de mercado.

Afinal, estamos falando de um serviço essencial para o crescimento de qualquer negócio.

Com a crescente modernização das operações de transportes, vários tipos de fretes e serviços foram surgindo no mercado.

Com isso, novos termos foram criados para definir essas operações.

Manter-se atualizado é um grande desafio.

A logística exerce um papel de destaque na economia brasileira. Sem ela, nenhum outro setor alcançaria seu objetivo e o consumidor final não seria atendido em sua totalidade.

Variedade de tipos

No que se refere ao modelo de contratação, existem diversos tipos de fretes e são divididos em modalidades.

Um frete de modalidade “normal” é aquele em que a transportadora coleta a mercadoria no remetente e entrega ao destinatário determinado, não havendo outra transportadora envolvida no meio do caminho.

É o tipo mais comum praticado pelas transportadoras, e nessa operação devem ser aplicados os impostos designados para o tipo de regime da empresa, ou conforme legislação do estado.

A subcontratação ocorre quando a transportadora opta por não utilizar meios próprios para realizar uma entrega e contrata uma empresa de transportes para intermediar o serviço.

Com prazos de entrega cada vez mais apertados e um mercado mais competitivo, é comum realizar essa prática para garantir que haja um serviço eficiente, além de expandir as rotas, o que resulta na conquista de novos clientes.

O redespacho intermediário se aplica a transportadoras que não coletaram o material na origem — receberam de outra transportadora — e não o entregarão no destino, pois repassarão a carga para uma terceira transportadora.

Além disso, os fretes podem ser divididos de acordo com a característica das cargas. Esse é um dado importante para o cotidiano da transportadora, já que influencia bastante no modo como o serviço é executado, nos prazos de entregas.

Frete Fracionado

No frete fracionado, prevalece a existência de pedidos com poucos itens ou com volume reduzido. Por isso, o veículo de carga é preenchido com produtos de diversos clientes.

Nesse caso, o mais interessante e viável é que as cargas sejam transportadas no modelo fracionado e que as empresas ajudem como calcular frete fracionado.

Basicamente, é possível oferecer alguns tipos de frete:

  • Entrega normal;
  • Entrega fracionada;
  • Entregas Expressas;
  • Entrega mais barato.

As entregas expressas, por exemplo, apesar de ter um alto valor, oferece prazos curtos, para quem não faz questão de pagar mais caro, desde que receba o produto o mais rápido possível. Dependendo da região, é possível realizar entrega no mesmo dia da postagem.

Já o frete mais barato, embora o valor seja mais econômico, possui um prazo de entrega bem maior, é para aqueles que se importam com o valor do frete, mas não tem problema em esperar um pouco mais pela mercadoria.

Frete Fiorino

Outra opção que vem crescendo cada vez mais é o frete fiorino que é um serviço que tem tido cada vez mais espaço entre as empresas.

Funciona semelhante ao serviço de motoboy, a empresa contrata um fiorino para que este, realize as entregas determinadas.

É ideal para o transporte de pequenas cargas já que não é um carro de grande porte e não suporta cargas muito pesadas.

Apesar disso, é possível enviar uma quantidade relevante de cargas para fiorino de uma só vez.

Esse serviço pode ser contratado através de empresas especializada nesse tipo de entrega, onde a empresa “cliente” freta um carro por um determinado período podendo assim não depender de nenhuma empresa de transporte para intermediar a entrega do produto.

Rastreamento de produtos

Outra ferramenta muito interessante é o rastreamento, quando o cliente finaliza uma compra, fica à espera de que sua remessa chegue rápido e é possível que ela forneça um número que possa ser utilizado para rastrear a encomenda.

Para isso, é preciso investir um pouco em automação dos processos, que gera as informações automaticamente, em tempo real.

Na maioria dos casos, o transporte é visto apenas como um custo que a empresa, entretanto, é possível utilizar os dados levantados com as operações para medir o quão dispostas as pessoas estão a pagar por aquele serviço, ou seja, a praticidade de poder comprar algo sem ter que se locomover até a loja.

Isso é o que se chama de valor, ou seja, o que o cliente percebe isso como um diferencial e faz com que ele esteja disposto a pagar um pouco mais por essa comodidade.