Saiba qual é o tipo de frete mais viável para a sua empresa
Escolher uma boa parceria quando o assunto é entrega, é uma tarefa que pode parecer bem complexa e precisa se atentar a diversos aspectos para tomar a decisão correta.
Com tantas empresas atuando no mercado, encontrar a que mais se adequa às suas necessidades pode exigir atenção e muita pesquisa de mercado.
Afinal, estamos falando de um serviço essencial para o crescimento de qualquer negócio.
Com a crescente modernização das operações de transportes, vários tipos de fretes e serviços foram surgindo no mercado.
Com isso, novos termos foram criados para definir essas operações.
Manter-se atualizado é um grande desafio.
A logística exerce um papel de destaque na economia brasileira. Sem ela, nenhum outro setor alcançaria seu objetivo e o consumidor final não seria atendido em sua totalidade.
Variedade de tipos
No que se refere ao modelo de contratação, existem diversos tipos de fretes e são divididos em modalidades.
Um frete de modalidade “normal” é aquele em que a transportadora coleta a mercadoria no remetente e entrega ao destinatário determinado, não havendo outra transportadora envolvida no meio do caminho.
É o tipo mais comum praticado pelas transportadoras, e nessa operação devem ser aplicados os impostos designados para o tipo de regime da empresa, ou conforme legislação do estado.
A subcontratação ocorre quando a transportadora opta por não utilizar meios próprios para realizar uma entrega e contrata uma empresa de transportes para intermediar o serviço.
Com prazos de entrega cada vez mais apertados e um mercado mais competitivo, é comum realizar essa prática para garantir que haja um serviço eficiente, além de expandir as rotas, o que resulta na conquista de novos clientes.
O redespacho intermediário se aplica a transportadoras que não coletaram o material na origem — receberam de outra transportadora — e não o entregarão no destino, pois repassarão a carga para uma terceira transportadora.
Além disso, os fretes podem ser divididos de acordo com a característica das cargas. Esse é um dado importante para o cotidiano da transportadora, já que influencia bastante no modo como o serviço é executado, nos prazos de entregas.
Frete Fracionado
No frete fracionado, prevalece a existência de pedidos com poucos itens ou com volume reduzido. Por isso, o veículo de carga é preenchido com produtos de diversos clientes.
Nesse caso, o mais interessante e viável é que as cargas sejam transportadas no modelo fracionado e que as empresas ajudem como calcular frete fracionado.
Basicamente, é possível oferecer alguns tipos de frete:
- Entrega normal;
- Entrega fracionada;
- Entregas Expressas;
- Entrega mais barato.
As entregas expressas, por exemplo, apesar de ter um alto valor, oferece prazos curtos, para quem não faz questão de pagar mais caro, desde que receba o produto o mais rápido possível. Dependendo da região, é possível realizar entrega no mesmo dia da postagem.
Já o frete mais barato, embora o valor seja mais econômico, possui um prazo de entrega bem maior, é para aqueles que se importam com o valor do frete, mas não tem problema em esperar um pouco mais pela mercadoria.
Frete Fiorino
Outra opção que vem crescendo cada vez mais é o frete fiorino que é um serviço que tem tido cada vez mais espaço entre as empresas.
Funciona semelhante ao serviço de motoboy, a empresa contrata um fiorino para que este, realize as entregas determinadas.
É ideal para o transporte de pequenas cargas já que não é um carro de grande porte e não suporta cargas muito pesadas.
Apesar disso, é possível enviar uma quantidade relevante de cargas para fiorino de uma só vez.
Esse serviço pode ser contratado através de empresas especializada nesse tipo de entrega, onde a empresa “cliente” freta um carro por um determinado período podendo assim não depender de nenhuma empresa de transporte para intermediar a entrega do produto.
Rastreamento de produtos
Outra ferramenta muito interessante é o rastreamento, quando o cliente finaliza uma compra, fica à espera de que sua remessa chegue rápido e é possível que ela forneça um número que possa ser utilizado para rastrear a encomenda.
Para isso, é preciso investir um pouco em automação dos processos, que gera as informações automaticamente, em tempo real.
Na maioria dos casos, o transporte é visto apenas como um custo que a empresa, entretanto, é possível utilizar os dados levantados com as operações para medir o quão dispostas as pessoas estão a pagar por aquele serviço, ou seja, a praticidade de poder comprar algo sem ter que se locomover até a loja.
Isso é o que se chama de valor, ou seja, o que o cliente percebe isso como um diferencial e faz com que ele esteja disposto a pagar um pouco mais por essa comodidade.