Falência de empresas: 5 atitudes que estão acabando com o seu negócio

Publicado por redator em

Quando falamos em falência de empresas, fica muito claro que esse é um dos grandes medos de quem empreende no Brasil. Mas e se não der certo? E se eu acabar me endividando?

Na verdade, o receio não é infundado. De acordo com um dos estudos mais recentes divulgado pela FGV em parceria com o Sebrae, cerca de um terço das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem 2 anos de vida.

Esse cenário assustador, porém, não indica necessariamente que todo negócio irá fracassar no país. Enquanto muitos patinam e são obrigados a fechar as portas, outros se preparam e surfam as boas ondas de oportunidades.

Quer entender mais sobre quais atitudes estão ligadas à falência de empresas no Brasil? Então continue conosco e vamos falar um pouco mais sobre o assunto!

Falência de empresas: evite essas 5 atitudes!

Quer evitar que o seu negócio quebre nos próximos anos? Veja se você comete algum dos erros abaixo:

1. Parar de estudar sobre o seu mercado

Quando começamos um novo negócio, todo santo ajuda. Nós geralmente devoramos livros, participamos de eventos e temos todo aquele gás para dar os primeiros passos.

Com o tempo, porém, muitos empreendedores param. Eles se satisfazem com o que alcançaram ou, pior ainda, se cansam antes mesmo de terem alcançado algum resultado.

Como a empresa geralmente é um reflexo dos seus gestores, não demora muito para que o business fique arcaico, desatualizado, parado no tempo.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é claro que não demora muito para que um concorrente mais perspicaz chegue para fechar as suas portas.

Se você quer evitar a falência, portanto, a primeira dica é continuar estudando, testando e evoluindo o seu negócio!

2. Livros demais, mão na massa de menos

Por outro lado, nem só de livros e estratégias é feito um negócio bem-sucedido… Se você quer ter sucesso, precisa gastar a maior do seu tempo no campo de batalha!

Com a enxurrada de informações que nos é disponibilizada todos os dias, muita gente sofre com a overdose de informações.

Se você anda sofrendo com isso, é hora de dar um basta. Pare de comprar novos cursos e procurar por aquele método disruptivo e inovador que finalmente poderá te enriquecer. Nada mais inovador que o trabalho e a consistência que você tem ao longo do tempo.

Escolha um método, um mentor, uma linha de raciocínio e siga com ela por vários meses ou anos. Só assim você terá resultados sólidos de verdade e conseguirá distinguir o que funciona e o que é apenas retórica.

3. Não criar metas e processos claros para atingi-las

Muitos empreendedores de sucesso tendem a dar um mesmo conselho: se você não tiver metas claras, será difícil fazer o negócio prosperar. Como bem disse o filósofo Sêneca, nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.

Depois de estipular duas ou três metas que realmente farão a diferença para o seu negócio, deixe as coisas ainda mais claras definindo processos para alcançar esses objetivos.

Quais são as duas ou três coisas que, se feitas todos os dias, levarão a empresa rumo ao resultado desejado? Comunique isso à sua equipe e tenha certeza de que essas tarefas sejam feitas dia após dia!

4. Não saber delegar

E por falar em equipe, é completamente impossível ter um negócio bem-sucedido se você é um líder centralizador que tem dificuldades para delegar.

Mesmo que no começo todas as atividades da empresa sejam executadas por você, com o tempo isso precisa mudar. Se quiser crescer, em algum momento você terá que contratar um programador, uma equipe comercial, um copywriter, entre outros profissionais. Conforme for, você também pode contratar profissionais freelancers para executar as primeiras demandas.

Quando perceber que delegar tarefas pode deixar o seu negócio muito maior, mais lucrativo e eficiente, você certamente terá facilidade para delegar cada vez mais.

5. Falta de pensamento estratégico

Se você quer fugir da falência de empresas, precisa desenvolver o pensamento estratégico.

Caso você nunca tenha ouvido esse termo, “pensar estrategicamente” nada mais é que enxergar o contexto geral, pensar nos cenários futuros e planejar situações de longo prazo.

  • Para onde o mercado está indo?
  • Quais inovações serão importantes daqui a alguns anos no meu mercado?
  • Como cada escolha de hoje me afetará no futuro?

Você saberá que desenvolveu o pensamento estratégico quando começar a fazer questionamentos desse tipo!

E se você quer ter um negócio bem-sucedido na internet. O que fazer?

Como uma dica extra, vale dizer que, se o seu negócio tem presença online, ele provavelmente precisará de tráfego para crescer.

Para isso, é muito válido entender e dominar os fatores usados pelo Google para ranquear páginas em seu buscador. Caso queira aprender mais sobre o assunto, acesse um Guia Completo de SEO para Iniciantes!

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário nos contando mais sobre quais atitudes você vai corrigir daqui pra frente. Estamos curiosos para saber!