Exercícios físicos e seus principais benefícios

Publicado por redator em

Manter o corpo em movimento é um dos pilares fundamentais para uma melhor qualidade de vida. A prática de atividades físicas diariamente são fundamentais não só para contribuir com a perda de peso, mas também para a prevenção de vários problemas de saúde como a obesidade e o sedentarismo. 

Falar em uma vida que seja fisicamente ativa é diretamente pensar em regularidade. Assim como usar um aparelho ortodôntico que busca corrigir a posição dos dentes, a prática de atividades físicas diárias ajudam a equilibrar vários aspectos do nosso organismo, deixando tudo no lugar para o seu pleno funcionamento. 

Muito mais do que apenas treinar por gosto, os benefícios de se exercitar estão totalmente ligados a uma vida mais saudável. 

Qual atividade física escolher? 

São várias as opções de atividades físicas que podem ser feitas, desde as mais tranquilas as moderadas e intensas, mas como todo bom iniciante é bom começar com exercícios de leve intensidade.  

Porém, não é só escolher um exercício aleatório e começar a treinar. Antes de iniciar qualquer atividade é essencial fazer alguns exames médicos, para saber se existe alguma restrição.

Só após conferir todos os exames é que a escolha de uma modalidade de atividade física está liberada. 

O acompanhamento de alguém especialista como um educador físico também se faz necessário, até mesmo para que o mal posicionamento de um exercício não cause problemas para o corpo.

Por isso também é recomendado para qualquer exercício, que seja feito um alongamento, para evitar torções e estiramentos.

Levando em consideração algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde, por semana é recomendada a prática de exercícios por 150 minutos de atividades moderadas ou 75 da prática de atividades intensas. Entretanto, a faixa etária e condição de saúde também influenciam nesse tempo.  

Por exemplo, crianças e jovens de cinco a 17 anos, devem fazer pelo menos 60 minutos de atividades físicas diárias, ao menos três vezes por semana.

Já os adultos devem seguir 150 minutos de atividades semanais, sendo que atividades que envolvam os trabalhos com os músculos sejam incluídas duas vezes por semana.

Os idosos possuem a mesma quantidade semanal que os adultos, porém esse grupo deve implementar exercícios de equilíbrio.

Vantagens das atividades físicas  

O corpo humano tem a necessidade de se movimentar, e as vantagens das atividades físicas com regularidade são várias. Desde questões como a melhora de problemas de sedentarismo, hipertensão, elasticidade, disposição e até mesmo melhora na autoestima. 

A prática de atividades físicas com regularidade é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, prevenir os risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos.

Além de todos esses benefícios, praticar atividades físicas após o estudo, por exemplo, pode ajudar a melhorar o aprendizado e consequentemente a memória. 

As atividades físicas podem ser feitas em qualquer idade, claro, após exames clínicos principalmente para as pessoas que possuam algum tipo de comorbidade. 

Diante do problema de excesso de peso mundial, todo o cuidado é importante para a saúde e o bem estar, já que a sua prática regular aceleram o metabolismo do corpo, fornece energia e queima calorias.

Além disso, alguns estudos mostram que atividades como caminhada, corrida, natação entre outras, intercaladas com exercícios de força e resistência como a musculação, aumentam ainda mais a capacidade ativa do corpo humano, auxiliando na perda mais rápida de gorduras ruins e ganho de massa muscular. 

Alimentação saudável 

É praticamente impossível falar de atividades físicas sem ressaltar a importância de uma boa alimentação. Se alimentar bem auxilia e muito nos resultados de qualquer atividade física, pois as duas estratégias andam em conjunto para proporcionar a melhora da saúde, e consequentemente os resultados dos treinos. 

A dieta vai depender da necessidade de cada pessoa, além de outras questões como o treino escolhido, a idade e as condições físicas.

Seja qual for o formato, o complemento de atividades regulares com uma alimentação equilibrada, é o que vai garantir um melhor resultado final com os treinos. 

É importante salientar que exageros podem comprometer o desenvolvimento. Por isso a necessidade de ir em busca de um profissional de nutrição em acompanhamento constante para que o organismo não seja prejudicado com essa mudança de rotina.

A forma como o corpo humano trabalha possui várias partes independentes para o seu funcionamento geral. Juntar uma atividade diária com o equilíbrio alimentar vai garantir vitalidade e uma melhora exponencial da saúde de qualquer indivíduo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *