Qual a importância dos exames para a segurança no trabalho?
Sempre que uma empresa contrata um novo colaborador, é necessário fazer diversos exames, como o admissional, para avaliar se ele está em condições aptas para trabalhar na função contratada.
É uma maneira da empresa se resguardar e demonstrar que está contratando um funcionário apto à função. Esse exame é obrigatório pela lei no artigo 168 da nossa CLT, Consolidação das leis trabalhistas.
O Atestado demissional é também outro importante documento quando somos desligados de um empresa. Ele serve para avaliar a sua saúde após o período em que você exerceu sua função. Ele precisa ser feito 15 dias antes do desligamento.
É um instrumento legal para que o empregador e o funcionário sejam informados se a atividade executada causou algum dano ou não.
Um outro exame muito importante que a empresa deve fazer com o funcionário, é o exame periodico, ele é realizado dependendo da função que o funcionário exerce.
Quem tem entre 18 e 45 anos, executa um cargo administrativo e não trabalha com máquinas, deve realizar o exame periódico de dois em dois anos.
Já para os técnicos e outros empregados de qualquer idade, esse exame deve ser feito no período de um ano no máximo e dependendo do risco da função praticada esse período deve cair para seis meses.
Como preservar a integridade dos colaboradores?
Tão importante quanto os exames, a segurança no local de trabalho deve respeitar todas as normas nos mínimos detalhes para garantir a integridade do contratado.
Quando as condições de segurança do local de trabalho não atingem o esperado mesmo depois de fazer todos os ajustes, o funcionário deve utilizar EPIs para garantir a sua segurança.
Botas de segurança do trabalho, capacetes, luvas, jalecos e outros tipos de equipamento de proteção individual são necessários para executar o tipo de função que possa causar algum dano a nossa saúde.
Medicina do trabalho e bem-estar corporativo são itens importantes para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo para os colaboradores.
Para garantir a boa gestão da saúde do seu funcionário a empresa deve tomar algumas medidas.
O pcmso, sigla para Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, garante a segurança tanto para a empresa quanto para o trabalhador, de que ele está apto tanto para trabalhar quanto para saber se a função causou algum tipo de dano ao colaborador.
Como funciona a medicina do trabalho?
A medicina do trabalho funciona como prevenção de doenças e danos que possam ocorrer ao colaborador durante o período de trabalho, veja quais as maneiras de aplicá-la em sua empresa:
- Exames periódicos: avaliam a saúde do trabalhador e indica quais precauções devem ser tomadas;
- Exame para mudança de função: deve ser feito sempre que o colaborador muda de função, onde esta possa oferecer riscos ocupacionais diferente daqueles que tinham na função anterior;
- Exame de retorno ao trabalho: realizado sempre que o funcionário retorna à atividade após um período de afastamento por doença ou acidente;
- Campanhas de vacinação: levando em conta o ambiente de trabalho e sua localização, a empresa pode implementar uma campanha de vacinação prevenindo a infecção de seus trabalhadores;
- Ações de combate ao alcoolismo: ele é um problema de saúde pública e pode estar presente em sua empresa causando acidentes e enfermidades por conta do uso. É importante que as empresas atuem na prevenção e no auxílio a funcionários que estejam passando por essa situação;
- Combate ao tabagismo: através de portaria do ministério da saúde, a empresa deve promover campanhas educativas demonstrando os efeitos nocivos do fumo;
- Primeiros socorros: é importante que uma ou mais pessoas sejam capacitadas pela CIPA para promover cuidados em caso de acidentes;
- Exame admissional e demissional: para garantir que o colaborador esteja apto para executar sua função e saber se ela causou algum dano que impeça seu desligamento.
Formas de aumentar a produtividade da sua equipe
Um ambiente de trabalho não precisa ser maçante, tente adotar algumas estratégias para relaxar seus colaboradores e aumentar a sua produtividade.
Algumas empresas adotam programas de bem-estar corporativo para proporcionar uma melhor qualidade de trabalho aos seus colaboradores.
Em um mercado, muitas vezes competitivo, é importante que os colaboradores sintam-se dispostos a executar funções, muitas vezes, estressantes para conseguir alcançar as metas.
Algumas vezes o trabalho exige que o colaborador fique sentado à frente de um computador por horas a fio.
Promova atividades que possam relaxar o trabalhador durante o período que ele executa sua função, ginástica laboral, massagens e até um incentivo a prática de exercícios pode fazer com que o ambiente de trabalho seja mais leve apesar de todo o stress envolvido na função.
Um funcionário relaxado é um funcionário mais produtivo.