ETFs e BDRs: saiba mais sobre esses ativos estrangeiros

Publicado por redator em

Para quem está pensando em realizar investimentos internacionais, é fundamental conhecer dois tipos de ativos estrangeiros: os Exchange Traded Funds (ETFs) e os Brazilian Depositary Receipts (BDRs).

Você já ouviu falar neles? Sabe como eles operam e quais são os benefícios? Antes de investir é fundamental conhecer a fundo as características e benefícios, além de saber como começar a aplicar nestas modalidades. 

O que são ETFs?

Os ETFs são fundos de investimentos no qual os investidores aplicam o seu dinheiro de maneira conjunta. Cada investidor adquire uma quantidade de cotas específicas e tem direito à rentabilidade proporcional a essas cotas. 

No entanto, os ETFs têm algumas características que os diferenciam dos fundos tradicionais: são atrelados a um índice de referência e suas cotas são negociadas no pregão da bolsa de valores (como se fossem ações).

O mercado de ETFs é muito conhecido e desenvolvido no mercado internacional. No Brasil, embora a sua regulamentação tenha acontecido em 2002, ele passou a ganhar mais destaque apenas nos últimos anos.

Quais são as vantagens dos ETFs? 

Investir em ETFs pode ser uma boa opção, principalmente se ele estiver alinhado com os seus objetivos e perfil de investidor. Confira, a seguir, os benefícios atrelados a esse tipo de investimento:

  • A negociação dos ETFs é simples e funciona como as ações individuais na bolsa;
  • É uma boa opção de diversificação de investimentos;
  • Os investidores aplicam em diferentes ativos de uma só vez;
  • Em razão da diversificação, o risco do investimento é diluído; 
  • A taxa de administração de ETFs costuma ser mais baixa;
  • Os ETFs são versáteis e podem ser usados em operações variadas.

Após conhecer as vantagens oferecidas, você deve estar se perguntando como fazer para investir nisso. Simples, vamos te explicar a seguir!

Como investir em ETFs?

Se você deseja investir em ETFs, precisa abrir uma conta em uma corretora. Isso é necessário, pois a negociação acontece por meio da bolsa de valores. 

Quando for escolher uma corretora, fique atento à qualidade da plataforma de negociação, ao atendimento, custos da operação e variedade de operações disponíveis. 

Para realizar a abertura dessa conta, geralmente, o investidor precisa fornecer cópia dos seus documentos de identificação. Com a conta aberta, basta transferir o dinheiro para a sua conta na corretora e começar a operar, escolhendo um ETF que esteja alinhado ao seu perfil.

O que são BDRs?

Os BDRs são propriamente certificados que representam ações emitidas por empresas de outros países. Apesar de serem emitidas fora do Brasil, elas são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. 

Quem adquire um BDR, não compra as ações de uma empresa no exterior, mas sim, títulos que representam esses papéis. 

Quais as vantagens dos BDRs?

Os BDRs são um meio relativamente fácil de investir em ativos listados no exterior. Por meio do BDR você não precisa abrir uma conta em uma corretora fora do país e realizar uma remessa internacional de dinheiro para só então começar a investir. 

Com o BDR você pode operar por meio do seu cadastro em uma corretora nacional. Somado a isso, outras vantagens se destacam:

  • As operações são realizadas em reais;
  • São uma opção fácil de diversificação em ativos estrangeiros; 
  • Permite o acesso a ações que não tem representantes brasileiros listados.

É importante destacar que os BDRs são ativos com volatilidade e isso pode representar um risco aumentado. O investidor precisa ter um perfil mais tolerante ao risco e estar disposto a pesquisar o mercado e acompanhar seus movimentos. 

Como investir em BDRs?

Para investir em BDRs, assim como em qualquer ativo financeiro, você precisa conhecer o seu perfil de investidor. É a partir dessa análise que você vai definir as melhores escolhas de ativos para composição da sua carteira de investimentos.

Se o seu perfil for tolerante ao risco e você quiser começar a aplicar em BDRs será necessário abrir uma conta em uma corretora de valores, escolher uma corretora que ofereça atendimento de qualidade e o suporte necessário para você operar com segurança.

Como já destacamos, você precisará apresentar os seus documentos de identificação e realizar um cadastro. Depois, basta transferir os recursos para sua conta na corretora para começar a operar. 

Pronto, agora você já pode escolher os BDRs, enviar a ordem para a corretora e começar a acompanhar o desempenho dos seus investimentos.

Categorias: Investimento