Estratégias de SEO para pequenas empresas
As estratégias de SEO para as pequenas empresas são extremamente necessárias, tendo em vista que as organizações precisam de visibilidade. A otimização do mecanismo de pesquisa é uma maneira estratégica de fazer os clientes encontrarem seu site no Google.
Pois bem, estruturando seu site da maneira certa e otimizando suas palavras-chave, você direcionará mais tráfego para sua página e gerará mais vendas, ou seja, melhorando todo o resultado da sua organização.
Pequenas e grandes empresas inteligentes podem coexistir e compartilhar altas classificações, oferecendo aos consumidores diferentes tipos de escolhas de acordo com suas preferências.
Inclusive, é importante ressaltar que o Google conseguiu manter um ambiente competitivo equilibrado na batalha pelos rankings orgânicos.
A versatilidade do SEO para pequenas empresas pode oferecer algumas vantagens, permitindo que as empresas procurem consultas menos populares que podem ter alguns dos públicos mais fáceis de comprar.
Dicas de SEO para pequenas empresas
SEO pode ser o método de marketing online mais promissor para empresas que não têm orçamentos de publicidade ilimitados e desejam investir em um método que possa fornecer clientes em potencial nos próximos anos.
Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas de SEO para pequenas empresas. Acompanhe!
Tenha um site
O primeiro passo para alcançar a visibilidade no Google, através do tráfego orgânico, é ter um site que contenha um design limpo e fácil de navegar. Certifique-se de que seus visitantes saibam quem você é e o que oferecem.
Ademais, use muitos títulos para melhorar a legibilidade e coloque palavras-chave no título. O título se destaca nos motores de busca e o ajudará a obter uma classificação mais elevada.
A velocidade do site também é importante para o SEO. A última coisa que você quer é irritar seus visitantes com um site lento.
Você precisa se certificar de que seu site está otimizado para plataformas móveis. Os mecanismos de pesquisa agora penalizam sites que não são fáceis de exibir em smartphones.
Nesta primeira etapa, você pode contratar uma agência especialista em site responsivo para te ajudar. Desse modo, você garantirá uma eficácia maior e melhor para as suas ações, bem como resultados mais completos.
Produza conteúdo de alta qualidade
Muita gente pode até não saber, entretanto, a principal tarefa dos mecanismos de pesquisa como o Google é ajudar as pessoas a encontrarem respostas para suas perguntas, como: ‘Tratamento para tireóide onde é o melhor lugar para fazer?’
Portanto, a melhor estratégia para gerar tráfego é criar conteúdo atraente, por exemplo, artigos, vídeos e fotos que forneça aos leitores informações de alta qualidade.
Certifique-se de atualizar seu conteúdo com frequência para permanecer relevante. Uma boa estratégia de conteúdo também fará de você um líder em inovação em seu campo de atuação.
Ofereça promoções exclusivas
Lembre-se de que você está competindo com outras empresas pela atenção de clientes em potencial. Desse modo, você precisa ser diferente em diversos pontos como:
- Produção de conteúdo;
- Materiais das redes sociais;
- Preços e prazos;
- Diferentes chamadas;
- Entre outras frentes.
Ademais, para se destacar nas pesquisas na web do seu setor, procure palavras que correspondam às características diferenciadas do seu mercado, como seu produto exclusivo ou localização geográfica.
Encontre as palavras-chave certas
Pense nas palavras que seus clientes podem usar ao pesquisar seu produto ou serviço na web. Por exemplo, se você vende cosméticos, é mais provável que seus clientes usem palavras formais como batom ou hidratante labial?
Liste de 20 a 50 palavras-chave e vá para o Google AdWords. Depois de criar uma conta, se ainda não tiver feito isso, você pode verificar se as palavras-chave escolhidas são usadas com frequência em pesquisas online.
Você também pode usar o Google AdWords como uma ferramenta de palavras-chave para encontrar mais palavras boas para construir sua lista.
Use suas palavras-chave em cada uma das páginas do seu site para ajudá-los a obter uma classificação mais elevada quando clientes em potencial usam essas palavras-chave para pesquisar.
Primeiro, use palavras-chave no URL – o endereço de cada página do site que aparece no navegador da Internet. Inclua-os também no título e na descrição dos metadados (um texto curto que informa aos mecanismos de pesquisa sobre o que trata o seu conteúdo).
Não sobrecarregue seu site com palavras-chave
Conforme afirmam as diretrizes para webmasters do Google: “Crie páginas principalmente para usuários, não para mecanismos de pesquisa”.
Se você está apenas espalhando palavras-chave em todo o seu conteúdo, corre o risco de distorcer o significado e irritar os leitores, portanto, não exagere. Sua prioridade deve ser tornar o texto claro e fácil de ler.
A competição por palavras-chave que você compra como parte de uma campanha de pagamento por clique também é feroz, e os anúncios da sua empresa aparecem acima ou ao lado dos resultados de pesquisa gratuitos.
Cada vez que você clica em seu link, você tem que pagar uma taxa para a empresa de mecanismo de pesquisa, por isso, se o seu conteúdo é sobre processo jurídico no ABC, concentre-se nas palavras-chave.
Da mesma forma, se você não tiver um grande orçamento, terá que se concentrar em palavras-chave de nicho.
Crie perfis nas mídias sociais
A mídia social é um aliado importante em sua estratégia de SEO porque as pessoas também usam plataformas de mídia social, como mecanismos de busca. Por exemplo, eles costumam usar a função de pesquisa do Facebook para pesquisar empresas ou produtos.
Quando, por exemplo, eles pesquisam sobre alergista no RJ ou termos relacionados, o perfil de mídia social de sua empresa também será classificado nos resultados da pesquisa, caso esse seja o seu tipo de negócio.
Faça link building
Quanto mais sites vinculados ao seu site, maior será sua classificação de pesquisa. Entre em contato com outros sites relevantes para fazer link building em parceria com o seu site, ou seja forneça um link para eles em troca de um link para você.
Essa parceria indica ao Google que o seu conteúdo, e o conteúdo do parceiro são relevantes. Esse processo aumenta a autoridade e relevância do site.
Considerações finais
Agora que você já conhece as melhores estratégias de SEO para pequenas empresas, está na hora de colocá-las em prática.
Esteja atento a todos esses pontos, tenha constância e persistência, e você verá os resultados acontecerem e a conversão de clientes se tornar real.
Texto escrito por Monique Horrana do Grupo KOP.