Escolas infantis prezam pela educação e saúde das crianças
A educação infantil é primordial para as crianças que dependem de espaços apropriados para que os adultos possam trabalhar e realizar outras atividades ao longo do dia.
Mesmo que não seja para aprender, mas para socializar com outras pessoas, entendendo que o mundo é muito maior do que se imagina, e há outros seres humanos no mundo.
Claro que nem todos os pais ou responsáveis precisam deixar os filhos, netos ou sobrinhos em uma escola infantil ou uma creche durante todo o dia.
Muitos conseguem se planejar e contar com a ajuda de amigos, familiares ou na contratação de profissionais que podem acompanhar as crianças ao longo do dia.
Ainda assim, é preciso que essas instituições façam parte do cenário urbano e rural, para que possam atender aqueles que precisam e dependem dos serviços oferecidos, até mesmo para ajudar na construção de uma personalidade educada e bem vivida.
Primeiros anos são fundamentais para uma criança
Desde o nascimento, um bebê precisa de todas as atenções quanto ao seu desenvolvimento, tanto para a alimentação quanto para as vacinas obrigatórias e cuidados especiais.
A partir dos seis meses, muitos pais e responsáveis precisam contar com a ajuda de profissionais especializados, pois possuem responsabilidades como trabalho e atividades cotidianas que não incluem uma criança.
Dessa forma, muitos empreendedores e empreendedoras oferecem os serviços de berçario 2 idade suficiente para que possam ser bem cuidadas e tratadas por profissionais capacitados, como:
- Enfermeiras
- Cuidadoras;
- Acompanhantes;
- Professoras.
O atendimento a esse tipo de público deve ser devidamente estabelecido desde o princípio, pois as crianças até os três anos de idade ainda não desenvolveram a fala e a comunicação de maneira apropriada.
A alimentação deve ser balanceada, com ingredientes que forneçam vitaminas e minerais para o desenvolvimento corporal.
A mobilidade também é reduzida, o que pode provocar alguns inconvenientes e por isso mesmo, o acompanhamento de profissionais a todo instante é primordial.
Na distribuição de tarefas e cuidados entre a vida profissional, pessoal e social, papais, mamães e responsáveis podem precisar dos estabelecimentos especiais funcionando como creche meio periodo, podendo variar entre a manhã e à tarde.
Esses momentos longe dos pais as crianças aprendem a socializar, mesmo que de uma maneira lúdica, com outros amiguinhos e amiguinhas, entendendo que o mundo pode, e deve, ser compartilhado, assim como os brinquedos e alimentos, desde que não sejam alérgicos.
Atividades infantis para aprendizado básico
Tanto nos berçários quanto nas creches as crianças querem brincar e se divertir com as demais. Por isso, o kit de material escolar não precisa contar com cadernos, canetas ou tesouras sem ponta.
Massinhas, tintas, muito papel e criatividade basta para que as crianças possam se divertir e soltar a imaginação. Brinquedos apropriados para a idade também podem ser apresentados e distribuídos ao longo do dia, como uma forma de agradar a todos e também de ensinar por meios lúdicos.
A integridade da criança deve ser preservada em todas as situações, e qualquer acidente deve ser comunicado para os pais e responsáveis.
Um bom educandário escola mantém uma comunicação aberta e se responsabiliza por todo o tempo quanto à saúde dos pequenos e pequenas.
Adaptações modernas para a educação infantil
As atividades escolares podem expandir o planejamento pedagógico para outros setores, favorecendo a compreensão de mundo de uma forma lúdica e agradável.
Nada que seja impositivo ou obrigatório, dentro do próprio período de recreação infantil, como uma forma de estímulo ao aprendizado para a vida.
O respeito ao próximo no momento de falar, as músicas apresentadas como forma de ensinar a lavar as mãos, a se alimentar de forma correta e até mesmo as cantigas de ninar podem ser acalentadoras e educacionais ao mesmo tempo.
Aliás, as aulas para o público infantil precisam ser delicadas, como as próprias crianças.
Apresentar instrumentos musicais, livros didáticos com histórias que envolvem e permitem que a imaginação seja formada de maneira lúdica ajuda no desenvolvimento cognitivo dos pequenos e das pequenas, permitindo associações positivas para um aprendizado mais amplo e irrestrito da palavra.
A educação vem se transformando com o passar dos anos, com a introdução de novos métodos de ensino e até mesmo por toda a mudança pela qual passa toda a sociedade.
A importância que a tecnologia exerce sobre muitas atividades não substitui um passeio a um parque, um museu ou ao zoológico, mas já está presente na vida das crianças.
Resta aos educadores, pais e responsáveis determinar limites e entender que a tecnologia está à disposição em diferentes cenários, mas que ainda há um mundo muito grande a ser explorado, e as crianças têm toda a vida pela frente para entender o seu papel na sociedade.