Entenda a diferença entre o seguro e a assistência-viagem

Publicado por redator em

Ao embarcar numa viagem, esperamos que ela seja repleta de bons momentos, sem dores de cabeça, imprevistos ou gastos inesperados, por isso existe o seguro e a assistência-viagem.

No entanto, sempre existe uma possibilidade de algo dar errado e quando isso acontece, é fundamental ter um suporte que te ajude a solucionar o problema rapidamente, sem interromper muito sua programação, principalmente quando estamos falando sobre saúde.

Por isso, é fundamental contratar um seguro-viagem, em especial nas viagens internacionais, pois o prejuízo é em moeda estrangeira, você está bem longe de casa e vai ter que se virar por conta própria, arcando com todas as despesas geradas no imprevisto.

Existem duas opções que oferecem suporte ao viajante, o seguro-viagem e a assistência-viagem.

É importante saber a diferença entre esses dois serviços para não correr o risco de contratar algo que não pode te ajudar em determinadas situações e ter que gastar dinheiro duas vezes.

Continue a leitura e entenda a diferença entre seguro e assistência-viagem.

Como funciona cada serviço?

São termos parecidos, mas com serviços e formas de pagamentos distintos, que vão de acordo com as coberturas e serviços descritos no contrato e funcionam de formas diferentes nos casos de emergência.

Entenda como é caracterizado cada serviço.

Seguro-viagem

Em caso de imprevisto, no ato, as despesas necessárias para solucionar o problema ou médico-hospitalares ficam por conta do contratante, pois a seguradora reembolsará o cliente depois de ele retornar de viagem e de acordo com o limite previsto no contrato.

Para que o reembolso seja feito, o cliente precisa apresentar todas as notas fiscais, recibos e outros registros relacionados com os pagamentos efetuados na solução do problema.

Assistência-viagem

No caso da assistência-viagem, se o cliente tiver uma emergência de saúde ou precisar de um determinado serviço previsto nas coberturas do contrato, ele entra em contato com a segurada e recebe as indicações de profissionais vinculados em sua rede credenciada.

Ao utilizar o serviço ou receber assistência médica, o cliente não tem despesas adicionais, a única desvantagem pode ser na abrangência da rede credenciada.

Na prática, quais as diferenças para o cliente?

Apesar de existirem as duas modalidades, desde 2016 os dois serviços se transformaram em um só, ou seja, é um serviço com duas opções de contrato.

Agora, de acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a definição de ambos os serviços é seguro-viagem.

Portanto, ao contratar um seguro-viagem você tem à sua disposição duas possibilidades de serviço em um único produto, uma oferece suporte por meio de rede credenciada e a outra reembolso.

Na prática, para o viajante o impacto real fica no atendimento médico-hospitalar, que pode ser realizado sem despesas a partir de um médico ou hospital credenciado, ou por meio de reembolso com um profissional particular.

Desta forma, no caso de uma emergência médica, o cliente tem dois caminhos para escolher. A primeira é entrar em contato com a seguradora para receber atendimento sem custos num profissional vinculado à rede credenciada.

A outra é escolher um local para atendimento médico e pedir posteriormente o reembolso previsto no contrato. Essa opção é muito útil em casos de:

  • Falta de comunicação;
  • Estado grave;
  • Urgência;
  • Longa distância de um hospital credenciado.

Para os imprevistos não relacionados com a saúde do viajante, como extravio/roubo da bagagem e gastos pessoais nos casos de atraso ou cancelamento do voo, é praticado o reembolso.

Ou seja, o cliente pode receber um valor que vai até o limite previsto no contrato, depois da viagem e sob apresentação dos comprovantes.

Pronto, agora você sabe as principais diferenças entre os dois serviços e entende como cada um funciona para o viajante na prática. E então, já sabe qual modalidade de seguro-viagem se encaixa melhor em suas necessidades?