Empresas que investem em funcionários têm retorno positivo

Publicado por redator em

funcionários

Todas as empresas que investem na força de trabalho de funcionários dedicados e adequados para as funções propostas possuem diferenciais perante a sociedade.

O gerenciamento de pessoas é algo que demanda certo jogo de cintura, para que tudo possa ser feito de maneira apropriada e com as finalidades propostas.

A visão, a missão e os objetivos de uma empresa estão sempre relacionados em proporcionar um ambiente corporativo adequado para o trabalho, seguindo as normas regulamentadoras de entidades de classe e Ministério do Trabalho.

Existem empresas que vão além do pagamento de um salário fixo mensal, elas oferecem oportunidades de alavancar a carreira profissional, oferecendo cargos de supervisão e gerenciamento conforme o passar do tempo.

Para isso, os funcionários precisam se destacar, participando de reuniões quando solicitada a presença, demonstrar pró-atividade sempre que possível e participar de decisões, mesmo que pontuais, quando necessário.

Fábrica promove reestruturação de ambiente

Todas as empresas possuem um organograma funcional, para determinar as funções de cada funcionário, inclusive com a inclusão de colaboradores esporádicos e serviços terceirizados.

Esse organograma pode ser horizontal ou vertical, dependendo da filosofia adotada para a administração corporativa.

Uma fábrica que produz mochilas sustentaveis precisa contar com fornecedores de materiais que sigam a mesma proposta inicial da empresa. Isso é, contar com matérias-primas que estejam alinhadas à proteção à natureza e ao meio ambiente.

O uso de recursos naturais de maneira inteligente, como energia solar e eólica, ou mesmo o emprego de estações de tratamento de água e esgoto nas instalações fabris faz parte de um novo cenário que se apresenta no mundo corporativo.

A contratação de profissionais que atuam nesse setor é válida de diferentes formas. O poder público pode incentivar com isenção de impostos, desde que o quadro de funcionários esteja relacionado aos moradores de determinada região, por exemplo.

As organizações não governamentais que acompanham os processos produtivos de empresas oferecem o reconhecimento público, inclusive quando se trata de contratação de pessoas com mobilidade reduzida, ou deficiência visual ou auditiva.

Sem contar que a oferta de mochila sustentavel para o mercado consumidor é uma forma de fazer com que a própria sociedade participe dos cuidados do meio ambiente. Os funcionários podem ser os modelos ideais para expandir essa ideia.

Retenção de mão de obra técnica e especializada

Os colaboradores diretos e indiretos fazem parte da história de qualquer empresa, qualquer que seja a função empregada.

As empresas que investem em capacitação profissional vislumbram um reforço na equipe de trabalho, proporcionando um ambiente corporativo eficiente e colaborativo em diversos sentidos.

As empresas podem oferecer oportunidades para os funcionários que querem crescer dentro do ambiente corporativo, participando de palestras, congressos e seminários que ajudam na performance no ambiente de trabalho.

A formalização de parcerias empresariais com instituições educacionais também pode ser uma maneira de valorizar os funcionários.

A disposição de um curso de capacitação SP presencial ou à distância ajuda a colocar em prática novos modelos de pensamento e oferta de soluções para situações recorrentes.

Terceirização ajusta quadro de funcionários

Para manter o foco nas finalidades da empresa, a terceirização de determinados serviços e tarefas é uma solução inteligente e resolutiva.

O setor financeiro da empresa pode ser repassada para um escritório de consultoria fiscal e tributária, com foco no pagamento de taxas e impostos relacionados ao poder público em todas as esferas (municipal, estadual e federal), e entidades de classe.

A folha de pagamento dos funcionários também é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de profissionais especializados, pois há custos que precisam estar presentes no holerite, entre eles:

  • Salário bruto e líquido;
  • Desconto de impostos;
  • Vale transporte e alimentação;
  • Contribuição sindical.

A tributação é variável de setor para setor, de cargo para cargo, e de profissional para profissional, variando o tempo de serviço prestado, valores de férias e décimo-terceiro salário, entre outros tributos obrigatórios.

Sendo assim, a contratação de um escritório de consultoria fiscal empresarial economiza muito tempo dedicado às finanças, ajustando de maneira apropriada cada ônus obrigatório.

É importante lembrar que os investimentos também podem ser indicados por esses profissionais, inclusive sobre a compra de novos equipamentos e maquinários para a empresa, contratação de novos funcionários e ajuste nos salários e nos valores cobrados sobre os produtos e serviços.

Por fim, uma empresa com presença importante no competitivo mercado consumidor precisa entender que o funcionário é peça fundamental para o sucesso no mundo corporativo.

São eles que estão em contato com fornecedores, clientes e demais agentes que fazem a roda da economia girar de forma contínua e imprescindível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *