Ei, síndico! Descubra como administrar seu condomínio
Para quem acha que para ser síndico e administrar bem um condomínio basta ser morador do prédio ou ter interesse está enganado.
A administração condominial é uma temática que vai muito além, pois exige conhecimentos técnicos e especialização. Inclusive, existe uma modalidade de síndicos que nem moram no condomínio, mas realizam sua administração. De modo geral, o síndico tem algumas responsabilidades no condomínio, como:
- Prestação de contas aos condôminos pelo valor do condomínio;
- Resolver conflitos entre os moradores;
- Verificar se existe irregularidades no pagamento e cobrar as inadimplências;
- Supervisionar as áreas externas e em comum aos moradores;
- Realizar as reuniões mensais com os condôminos;
- Atuar pela defesa do seu condomínio.
Diante de tantas responsabilidades, o síndico que se capacita e busca orientação consegue realizar, de forma excelente, o seu trabalho. Mas, como isso pode ser feito? Por meio do aprendizado sobre a gestão condominial.
O que é gestão condominial?
Com o passar dos anos, os condomínios sp cresceram consideravelmente no ramo da construção assim como na locação e venda de imóveis. Viver em um condomínio é viver em comunidade, estar atento aos direitos e deveres do coletivo e prezar pela harmonia.
Existem pessoas que optam por viver em condomínios, porque gostam e acreditam ser mais seguros. Mas quem administra todo esse espaço e as centenas de moradores que vivem nele? O síndico.
Por isso, entender sobre a gestão de condomínio é fundamental. Para aprender mais detalhes sobre a temática, muitas pessoas optam por fazer cursos, como o de Administração de Condomínios em São Paulo, para aprender as técnicas.
De modo geral, a gestão de condomínio diz respeito à forma como o síndico administra alguns fatores, como financeiro, de contabilidade, sociais, empresas terceirizadas e, até mesmo, empresas que foram contratadas para serem administradoras do condomínio e cabe ao síndico cobrá-las para essa gestão, manutenção, contratando empresa de elevadores SP, e cuidado do prédio, de modo geral.
No curso de gestão e administração de condomínios é possível adquirir conhecimentos em diversas áreas, variando desde a contabilidade, até as leis trabalhistas, aspectos da vida em sociedade, finanças, pagamento necessários, aspectos de manutenção, aspectos judiciais, dentre outras temáticas.
Além disso, o síndico consegue aprender técnicas sobre como recolher os impostos, sobre a importância de contar com uma administradora de condomínios para o auxiliar, sobre a questão da resolução da inadimplência e terceirização dos serviços. Sobre o aspecto da terceirização falaremos mais adiante.
Realizando os cursos tanto de gestão como de administração do condomínio é possível adotar a profissão de síndico, mesmo não morando em determinado prédio. Isso se dá por meio da contratação de síndicos em administradoras de condomínios ou, até mesmo, por parte dos próprios moradores do prédio.
Serviços terceirizados no condomínio
Serviços como limpeza das áreas externas (piscina, salão de festas, elevador, escadas), assim como recolhimento do lixo, segurança condominial e portaria geralmente são terceirizados. Ou seja, o condomínio contrata uma empresa que seja especializada em cada um desses segmentos (segurança ou limpeza) e envia funcionários para trabalhar nesse local.
Contar com um serviço de uma empresa de Portaria e Limpeza é fundamental para garantir a segurança e higienização do condomínio.
Como citamos no inicio desse artigo, muitas pessoas buscam morar em condomínios por considerar o local mais seguro e isso se dá pela instalação de câmeras de segurança, cerca elétrica e alarmes, mas também porque existem profissionais na portaria que ficam monitorando e autorizando a entrada e saída de pessoas.
Ainda dentro dessa temática de serviços de portaria e limpeza, vale a pena destacar a importância da higienização do condomínio e as áreas em comuns, assim como o recolhimento do lixo nesses locais. É válido ressaltar que esse serviço é um direito do morador e muitas vezes está incluso dentro da taxa de condomínio.
Esses dois serviços são indispensáveis e contribuem para garantir a qualidade de vida dos moradores e bem-estar. Com isso, a terceirização de serviços de portaria torna-se uma responsabilidade do sindico.
No entanto, deve-se destacar que a contratação da empresa terceirizada deve ser debatida em assembleia, apresentando opções aos moradores, orçamentos e o quanto isso impacta financeiramente a vida deles.
Apesar do síndico ser autoridade, ele não pode tomar nenhuma decisão que impacte o orçamento ou vida dos moradores sem antes passar por assembleia e votação. Isso faz parte da vida em comunidade e por isso é um principio que deve ser respeitado.