Como trazer o e-commerce para o seu negócio

Publicado por redator em

O e-commerce baseia-se nas transações comerciais de uma empresa através da Internet, tendo um lugar de destaque no mercado devido aos crescentes hábitos de consumo associados à plataforma virtual. Dessa forma, muitos empreendedores buscam adequar suas atividades a essa modalidade ou até mesmo emigrar.

Com a digitalização dos procedimentos de vendas e atendimento ao cliente, é possível priorizar as ações de diversas formas. Não apenas pode ser mais conveniente para os clientes encontrar e realizar a solução que desejam, mas as empresas também podem automatizar vários processos de controle de estoque, financeiros e estratégicos para impulsionar as operações, como marketing digital.

Em geral, alguns produtos e serviços podem ser encontrados com uma relação custo-benefício mais atrativa por meio do e-commerce, principalmente quando se considera custos operacionais mais baixos. No entanto, isso é relativo, pois algumas empresas de construção metálica optam pelos dois métodos. De qualquer forma, é um método de ação que permite estudar os resultados, com diferentes medidas que contribuem para a otimização das estratégias.

Quais são os tipos de e-commerce?

Para que as plataformas digitais sejam selecionadas e utilizadas corretamente, assim como cada estratégia de vendas, é fundamental que a empresa tenha um direcionamento claro para o tipo de e-commerce de acordo com o depois. Em relação ao público, existem modelos B2B (Business to Business) e B2C (Business to Customer).

O primeiro cenário é relevante para sistemas onde as empresas têm principalmente outras organizações como clientes, por exemplo, uma empresa que vende rampa rebocável. Este é um método de e-commerce que pode envolver processos mais complexos devido ao tamanho da transação, muitas vezes envolvendo materiais e equipamentos.

No modelo B2C, as empresas atendem diretamente o cliente final, como é o caso das organizações que vendem medicamentos, roupas e Móveis Planejados Corporativos. E em relação ao sistema de ponto de venda, o e-commerce pode ser varejista ou atacadista. A principal diferença é a quantidade, pois os atacadistas trabalham em maiores quantidades e muitas vezes estão associados ao B2B, como marketing de preços para grandes lojas de roupas, enquanto no varejo o trabalho está associado a quantidades menores.

Neste caso, além das especificações acima, é importante mencionar que o e-commerce é compatível com os serviços oferecidos por uma determinada empresa, como um revendedor no mercado pet tem um site próprio para venda de banhos e produtos de higiene. É muito importante destacar essas peculiaridades, principalmente para que esse método não se confunda com o Mercado, que, no entanto, também trata de transações comerciais, em uma única plataforma com várias empresas.

Estratégias para Alavancar Negócios

Como existem diferentes formatos de e-commerce e diferentes negócios podem operar com uma ampla gama de produtos, as estratégias são naturais, podem ser muito diferentes. Nesse caso, diversas alternativas se destacam no meio do marketing digital, como marketing de conteúdo e segmentação de consumidores.

A segmentação é vantajosa, principalmente se o e-commerce tiver uma grande variedade de produtos, pois desta forma cada estratégia pode ser direcionada de forma mais eficaz. Para os segmentos, é possível interagir com os utilizadores através de uma plataforma de e-commerce ou mesmo através de dados cadastrais individuais, tais como:

  • Business;
  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Email.

No caso do marketing de conteúdo, é interessante apostar em conteúdo de qualidade, que pode atrair ainda mais visitantes. Por exemplo, uma fábrica de camisetas promocionais pode incluir artigos sobre os benefícios de padronizar as roupas dos funcionários, os tipos de tecidos usados, comparações de produtos, entre outras possibilidades.

Claro que para o sucesso da introdução do e-commerce em uma empresa, diversos fatores devem ser conciliados, e uma estratégia de marketing digital é apenas uma parte do plano de negócios que deve existir. Um dos principais pontos de decisão é garantir uma plataforma eficaz, no que diz respeito ao correto layout, servidores, sistemas de pagamento, sortimento adequado de produtos e informações apresentadas.

Como vimos, o e-commerce permite analisar o desempenho dos negócios com maior precisão, principalmente graças a uma ampla gama de ferramentas que podem ser aplicadas hoje. Por esse motivo, é importante ter uma base de dados sólida desde o início para tomar decisões prudentes e conduzir os negócios digitais da maneira certa.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.