Descubra como ter sucesso no e-commerce automotivo com mkt digital
A mídia digital tem um grande impacto na forma como as empresas prestam serviços e se posicionam no mercado. As preocupações com a presença digital e a estratégia estão se tornando cada vez mais comuns nos dias de hoje, desde negócios como fabricação até e-commerce automotivo. Isso está relacionado principalmente a mudanças de hábitos e está intimamente ligado à Internet.
Nesse contexto, o comércio eletrônico se torna cada vez mais importante à medida que as transações comerciais se tornam cada vez mais contínuas e valiosas. É claro que, para alcançar o sucesso, os empreendedores devem estar à frente das tendências, estratégias e recursos diferenciados que podem determinar o desenvolvimento sustentável da empresa.
No contexto de um mercado competitivo como o automóvel, independentemente das atividades atendidas, é necessário utilizar medidas que sejam efetivamente compatíveis com os objetivos e competências disponíveis, no que diz respeito a atividades como o marketing digital.
Com o impulso da tecnologia, várias facilidades são alcançadas, principalmente em termos de velocidade de acesso à informação e serviços contratuais. Há dois casos que podem ilustrar bem os meios mais convenientes oferecidos pela Internet, como a busca de pneus para automóveis e motores de carro.
No primeiro cenário, o interessado pode facilmente fazer uma busca para encontrar o produto ideal, fazendo todo o processo online, enquanto no segundo cenário, embora essa facilidade também exista, caso seja uma exigência para inspecionar ou instalar um motor hidráulico, por exemplo, a necessidade é ainda maior de encontrar a empresa especializada mais próxima.
O papel do marketing digital
Nesse caso, o marketing digital desempenha um papel importante, pois, por meio dos canais digitais, são estabelecidas estratégias para construir a presença da marca, atrair novos negócios e fidelizar clientes. Para isso, vários conceitos são estudados, como:
- personagem;
- faixas de música;
- SE O;
- Funil de vendas.
Esse personagem é baseado em consumidores reais de empresas, classificados como um perfil semi-ficcional, justamente por representar um comprador ideal. Dessa forma, são criadas ações mais específicas relacionadas principalmente ao direcionamento.
Por exemplo, as pessoas que desejam personalizar um veículo podem se interessar por adesivos de carro, janelas blindadas ou até mesmo serviços realizados em cabine de pintura a pó, portanto, a segmentação correta é extremamente importante para obter o alvo certo e evitar perdas.
No caso dos leads, são oportunidades para o negócio, capturadas por ações, como formulários. Dessa forma, é possível detectar leads e direcionar o conteúdo certo para que ocorra a conversão em vendas.
Ao discutir técnicas de SEO (Search Engine Optimization), existem medidas para melhorar o posicionamento do conteúdo e das páginas em relação à empresa. Por fim, o funil de vendas corresponde às etapas de compra, desde a identificação da necessidade, passando pela reflexão da compra, até a seleção.
Como aumentar os leads?
De acordo com as informações discutidas, os leads representam grandes oportunidades para os negócios, pois se preocupam em identificar e atrair potenciais clientes. Vale destacar o conceito de landing pages, que correspondem a páginas específicas para atrair potenciais clientes, com foco em conversões. Por isso, uma das formas de aumentar os leads é promover conteúdo de qualidade que agregue algum valor aos visitantes.
A partir desse ponto, as pessoas podem se interessar cada vez mais e deixar os dados, tornando-se clientes em potencial. Por isso, a existência de um formulário é essencial e otimizá-lo é um passo importante para gerar mais leads, principalmente ao gerar engajamento com o site.
Outra estratégia é implementar um CTA (Call to Action), que é um call to action que, assim como as inscrições de e-mail, pode ser uma medida de devoluções e conversões. Além disso, existem diferentes formas de nutrir leads, uma das principais é o e-mail nutrir, que pode influenciar os usuários a ter uma determinada atitude no blog ou site de um cliente em potencial.
Vale ressaltar que a gestão de leads exige mais do que gerar e nutrir, entre os dois está a identificação de leads qualificados, oportunidades de vendas e qualificações superiores, onde são analisados detalhadamente.
Dessa forma, percebe-se que os recursos destacados no texto possuem grande potencial para todos os setores, como o setor automotivo ou até mesmo o setor de comercio de recicláveis, principalmente no que se refere à perspectiva do marketing digital, que pode trazer alguma vantagem para as empresas.
No entanto, para obter os resultados desejados, é importante sempre buscar profissionais bem preparados.