Dicas para empreender com salão de beleza

Publicado por redator em

A beleza sempre foi algo que chamou a atenção e a curiosidade nas pessoas.

No Brasil, tanto a população feminina quanto a população masculina investem dinheiro e tempo para realizar cuidados tanto com o corpo quanto com a mente.

Por isso, empreender na área da estética e beleza é sempre uma boa ideia.

No começo, os salões de beleza eram ambientes frequentados apenas por mulheres para cuidarem das unhas e do cabelo.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento da sociedade, novos padrões foram sendo criados e, consequentemente, novas demandas de serviços também.

Para acompanhar essas alterações, os salões passaram a ofertar uma variedade de serviços que são destinados ao cuidado físico do corpo como um todo e não apenas algumas partes.

Automação

Esse desenvolvimento resultou em ambientes que são frequentados pelos públicos feminino e masculino e que movimenta a economia com a contratação de diversos funcionários da área da estética e saúde física do corpo.

E, assim como as outras áreas, essa também teve que se adaptar às características da sociedade moderna, ou seja, precisou apresentar um serviço de qualidade com agilidade e praticidade.

Para se adaptar a essa nova realidade, as empresas passaram a investir em sistemas automatizados para realizar algumas atividades e funções como agendamento, consulta de horário disponível, reagendamento e pagamento pelo serviço prestado.

Além disso, o sistema de automação comercial também auxiliou no processo de controle de estoque e mercadorias que estão disponíveis nesses locais também.

Entretanto, por ser um processo que demanda de conhecimento técnico tanto para ser desenvolvido quanto executado, a automação exige que os profissionais sejam mais habilitados e capacitados para executar o seu sistema.

Devido a essa demanda, a automação é aplicada por empresa de automação comercial específica e habilitada na área.

Atendimento

Atualmente, há muitas empresas que oferecem os serviços de um salão de beleza, por isso, a concorrência é alta e, para conseguir manter um estabelecimento aberto, é preciso ser criativo e investir em um bom atendimento, pois, ao oferecer um serviço de qualidade do começo ao fim, além de agregar valor, ele também fideliza o cliente.

Umas das formas de tratar o cliente bem é enquanto ele espera para ser atendido, por isso, investir em máquina de fazer café em grãos ou máquinas semelhantes já é um diferencial que agrada e proporciona uma boa imagem perante o consumidor.

Outra boa ideia é investir em treinamentos de atendimento ao cliente para padronizar e proporcionar mais qualidade e linearidade no atendimento.

Além disso, passa mais profissionalismo e segurança ao consumidores.

No atendimento, algo que impacta e proporciona uma boa imagem é a inserção de uniforme, pois também confere padrão e ideia de pertencimento aos funcionários, assim pode ser um uniforme mais simples, como uma camisa de uniforme feminina e masculina, sem precisar ser o completo, pois tudo isso reflete em um investimento e valor que precisa ser aplicado pelo empreendedor.

Equipamentos e Acessórios

Um salão de beleza demanda um investimento alto a princípio, pois alguns equipamentos são essenciais para desenvolver os serviços como:

    • Secadores;
    • Chapinhas;
      • Escovas;
        • Produtos para higiene capilar;
          • Cadeiras;
            • Espelhos;
              • Carrinho auxiliar cabeleireiro.

                Como são muito materiais, a dica aqui é pesquisar produtos usados que estejam em boas condições para realizar uma compra mais econômica, pelo menos, no começo do empreendimento.

                Investimento

                Diante do que foi exposto, é fato dizer que é uma área que proporciona bons lucros, mas que, como em todo negócio, a princípio, o investimento é mais alto que os lucros.

                Outra dica importante é investir na imagem digital do espaço, pois atualmente a sociedade vive conectada.

                A busca por serviços ocorre, na maioria das vezes, por meio de pesquisas online e essa imagem no meio digital influencia na escolha do local para tratar do corpo.

                Sendo uma alternativa, inclusive mais econômica, para propagar e solidificar a imagem do estabelecimento.

                Assim, investir em estudo, profissionais capacitados da área da estética, padronização de atendimento, que inclui blusa para uniforme feminino e masculino é muito vantajoso.

                A automação de processos mais técnicos e contínuos, bem como a melhoria da qualidade de serviço prestado, manutenção de um ambiente limpo e organizado e boas estratégias de comunicação e marketing são ações estratégicas do plano de negócio que refletirão direta e positivamente nos negócios. Pense nisso!