Dicas de marketing para uma pequena empresa
O marketing digital pode até atingir pessoas de uma parte distante do país ou até do mundo. Além disso, seu custo é muito inferior ao da mídia tradicional, como publicidade impressa ou TV.
No entanto, isso não significa que esse tipo de marketing para pequenas empresas seja uma solução extremamente simples.
Para colher seus benefícios, é preciso muito trabalho e conhecimento de como fazê-lo corretamente. Os aspectos mais importantes incluem a necessidade de pesquisar segmentos de mercado ou cuidar do atendimento ao cliente.
Estratégia: a base de suas atividades de marketing
A realização de marketing em uma pequena empresa não exige o desenvolvimento de uma estratégia tão extensa como no caso de grandes empresas. Sem planejamento, porém, certamente não acontecerá. Então vamos primeiro responder algumas perguntas básicas que vão te ajudar a tirar o máximo proveito do marketing digital.
Objetivos: o que são? Vale a pena planejá-los tanto a longo prazo como a curto prazo. É melhor começar listando objetivos maiores, como vender ou adquirir novos clientes, bem como objetivos menores que permitirão alcançar o efeito desejado.
Pequenas metas devem ser mensuráveis para facilitar a determinação se você as alcançou. Por exemplo, a maneira de obter sucesso na forma de vendas regulares e clientes recebidos pode ser um número específico de visualizações no site, o número de opiniões positivas ou seguidores da empresa nas mídias sociais.
Público-alvo: Identificar seu público-alvo é uma das partes mais importantes de uma campanha de marketing bem-sucedida. Por exemplo, se você tem uma desentupidora no ermelino matarazzo, você precisa saber exatamente quem é o seu público, quais as suas dores e como pode ajudar a resolver.
O empresário não quer atingir todos, mas sim as pessoas que vão se interessar por sua oferta. Portanto, é preciso considerar quem são esses destinatários. Quantos anos eles tem? Como eles se parecem? Quais são suas necessidades e desejos? Isso responderá à pergunta de como alcançá-los e como fazer com que se interessem por seus produtos ou serviços.
Produto: O próximo passo é olhar para o produto. É exatamente o que um público-alvo específico precisa? O que pode tornar os clientes dispostos a comprá-lo? O que irá dissuadi-los de comprar? O que pode estar faltando na oferta e como aumentar o número de transações finalizadas.
Concorrência: também vale a pena dar uma olhada na sua concorrência. É com ela que a luta pela atenção dos clientes vai continuar. Graças à observação da concorrência, você pode não apenas perceber novas tendências no mercado, mas também é mais fácil responder à pergunta: qual é o meu produto melhor do que um produto de outra empresa? A consciência da vantagem sobre outros empreendedores permite aumentar as vendas.
Tenha um site
O site deve ser o foco principal do pequeno empreendedor e o coração das atividades de marketing. É a vitrine da empresa e uma forma de chegar ao grupo de clientes. Ao publicar uma oferta de venda eficaz, você pode persuadir o cliente a comprar. É também no site que podem ser postadas recomendações de outros clientes satisfeitos, o que é ótimo como incentivo para novos visitantes do site.
Você também pode pensar em ter um blog com conselhos relacionados ao seu negócio. Esta solução tem várias vantagens. Em primeiro lugar, um empreendedor que saiba administrar um blog corporativo tem a chance de alcançar novos clientes – um grupo de destinatários que busca informações sobre um tema específico na Internet.
Mídia social
Dizem que se você não está na internet, você não existe. O mesmo vale para os empreendedores. O marketing em uma pequena empresa também deve se basear nas mídias sociais, não apenas no site.
A mídia social é o terceiro maior canal de publicidade do mundo, e o lugar perfeito para interagir com seu público e atrair mais clientes em potencial. Cada um deles também cria um campo para uma comunicação completamente diferente.
No Instagram , você pode chamar a atenção principalmente com belas fotos de produtos. No Facebook, posts que despertem emoções ou envolvam os leitores a expressar sua opinião ou deixar um comentário são ótimos. Ao postar um link para seu site nas redes sociais, você cria novas oportunidades para aumentar o tráfego.