Dicas de 7 ferramentas para automatizar tarefas de marketing que consomem tempo

Publicado por redator em

A automação de processos e ferramentas está sendo implementada rapidamente em muitas funções de negócios.

Uma agência de inbound marketing conhece excelentes ferramentas de automação de marketing  que podem minimizar significativamente a necessidade de tarefas manuais, automatizando muitos dos processos demorados que ainda são essenciais para a criação de uma campanha de marketing de sucesso.

Aqui estão 7 ferramentas de marketing digital que podem ajudá-lo a automatizar tarefas de marketing demoradas:

 

1) Ferramentas de link Building e RP

O link building por meio de qualquer tipo de projeto de divulgação de blogs pode ser extremamente desgastante.

Você tem que encontrar blogs interessantes, pesquisar informações de contato relevantes, escrever um argumento de venda personalizado (você não TEM, mas DEVE), gerenciar as comunicações recebidas e realizar acompanhamentos quando você não receber uma resposta.

Cada ação que acabamos de mencionar pode levar um certo tempo quando feita manualmente.

Na verdade, acreditamos que é quase impossível gerenciar com eficácia uma campanha maior de divulgação sem uma ferramenta adequada de divulgação para blogs.

Encontrar sites de acordo com palavras-chave definidas, vasculhar o site em busca de informações de contato relevantes, modelos de divulgação personalizados e mensagens de acompanhamento automatizadas são apenas alguns dos recursos que você pode usar para acelerar significativamente os resultados dos seus projetos de divulgação.

Experimente: Pitchbox (www.pitchbox.com), uma plataforma de automação de alcance que ajuda você a se conectar e se comunicar. Como alternativa, tente BuzzStream (www.buzzstream.com) ; uma ferramenta abrangente de CRM e divulgação que é usada por marcas como Shopify, Airbnb e empresas de consultoria em SEO.

 

2) Ferramentas de gerenciamento de mídia social

O marketing de mídia social pode ser extremamente eficaz e seria simples de fazer, se não houvesse tantos canais! A pessoa média usa entre 3 e 8 redes de mídia social , o que significa que para melhorar o alcance e atingir o público certo nos momentos certos, as empresas precisam estar utilizando uma ampla gama de plataformas diferentes, certamente um processo demorado e potencialmente complicado tarefa.

É por isso que testemunhamos diferentes ferramentas de gerenciamento de mídia social. Essas ferramentas automatizam processos e facilitam uma abordagem multicanal para marketing e promoção em mídia social.

Imagine executar perfis em 4 redes sociais diferentes – você deve criar pelo menos 2 ou 3 posts por dia em cada uma, tornando-os originais e interessantes.

Leva tempo para encontrar o tipo certo de conteúdo para compartilhar ou criar um você mesmo.

As ferramentas de gerenciamento de mídia social permitem que você compartilhe ou agende o compartilhamento de artigos em várias redes ao mesmo tempo, com textos diferentes em cada uma.

Experimente: Hootsuite (www.hootsuite.com) , que permite rastrear e monitorar o envolvimento das mídias sociais com sua marca. Como alternativa, tente o Buffer (www.buffer.com); uma plataforma de gerenciamento de mídia social que agora é usada por mais de 4 milhões de profissionais de marketing de Agência de Mídias Sociais.

Se você está lutando para encontrar conteúdo para compartilhar – o que também pode consumir muito tempo – existem ferramentas de curadoria de conteúdo que farão isso por você.

Basta listar palavras-chave e tópicos de seu interesse e essas ferramentas encontrarão artigos interessantes e novos para você ler e compartilhar em suas redes sociais.

Para encontrar ótimos conteúdos, experimente o DrumUp (www.drumup.io) , ferramenta que encontra artigos de acordo com suas palavras-chave e permite que você os compartilhe nas redes sociais com apenas um clique.

 

3) Ferramentas de promoção de conteúdo

Cada vez mais empresas estão aumentando seus orçamentos de marketing de conteúdo e produzindo conteúdo mais relevante, interessante e envolvente.

No entanto, criar o conteúdo geralmente é a parte mais fácil; a parte mais difícil é colocar esse conteúdo diante dos olhos certos e na hora certa.

É aí que as ferramentas automatizadas de promoção de conteúdo podem ser benéficas.

Essas ferramentas normalmente permitem que você agende a postagem de seu conteúdo em diferentes canais em momentos diferentes para aumentar a visibilidade e permite que você veja o que seus concorrentes estão postando, mantendo-se atualizado com áreas de interesse relevantes.

No final do dia, gastar tempo criando ótimo conteúdo é completamente inútil, a menos que você consiga divulgar este conteúdo; algo que geralmente não é um problema para grandes marcas com seguidores globais massivos, mas pode ser um grande obstáculo para empresas menores.

Você precisa de uma estratégia, e é para isso que servem as ferramentas de promoção de conteúdo.

As ferramentas de promoção de conteúdo geralmente funcionam de maneira semelhante às ferramentas de gerenciamento de mídia social; eles permitem que você carregue seu conteúdo, insira algumas palavras-chave relevantes e compartilhe seu trabalho árduo com usuários em setores semelhantes.

E se você ainda está achando que o tráfego não é tão bom quanto você esperava, essas ferramentas também podem apontar a direção certa, mostrando quais tipos de conteúdo estão tendo melhor desempenho no momento.

Experimente: QUUU (www.quuu.co), para ajudá-lo a programar a pós-publicação em várias plataformas. Como alternativa, experimente o Sprout Social (www.sproutsocial.com), que permite gerenciar seu próprio calendário de conteúdo.

 

4) Ferramentas de e-mail marketing

Algumas pessoas dizem que o marketing por e-mail está morto. No entanto, as estatísticas dizem exatamente o contrário.

As newsletters não são apenas uma das três primeiras fontes de notícias que um executivo de negócios verifica pela manhã, mas quase metade de todos os clientes têm maior probabilidade de comprar de uma marca que envia e-mails regularmente.

O e-mail marketing pode ser eficaz, mas o envio manual de e-mails em massa simplesmente não é realista. As ferramentas de e-mail marketing automatizam o processo de envio de e-mails.

Basicamente, elas permitem que você envie vários e-mails para vários endereços ao mesmo tempo, mas normalmente farão muito mais.

Algumas ferramentas permitem a integração com sua plataforma de e-commerce para que você possa enviar automaticamente diferentes e-mails para diferentes clientes com base em seu histórico de compras ou navegação, também geram relatórios para que você possa ver estatísticas como taxa de assinatura, taxa de cancelamento de assinatura, taxa de abertura , taxa de cliques e assim por diante.

Experimente: MailChimp (www.mailchimp.com) , que permite que você envie até 12.000 emails para 2.000 assinantes gratuitamente a cada mês.

Como alternativa, experimente E-goi (www.e-goi.com), que oferece e-mails ilimitados por meio de um de seus planos.

 

4) Ferramentas de nutrição de leads

Existe uma linha muito tênue entre o e-mail marketing e a nutrição de leads, mas há uma diferença distinta entre os dois.

A nutrição de leads tem mais a ver com a criação de comunicações personalizadas que correspondam a cada etapa do funil de marketing.

Infelizmente, identificar cada etapa do funil, combinar o conteúdo e garantir que esse conteúdo chegue às pessoas certas nos momentos certos pode exigir muitos dos seus recursos.

Felizmente, isso se torna muito mais fácil com ferramentas automatizadas que podem enviar e-mails personalizados sem esforço em resposta aos gatilhos de comportamento do cliente.

Embora todas as ferramentas de geração de leads sejam diferentes, muitas ferramentas podem exibir estatísticas do usuário para ajudá-lo a acompanhar leads promissores, como localização do visitante e número de páginas visualizadas durante a visita.

Os recursos de pontuação de leads também podem ajudá-lo a filtrar os leads qualificados de marketing (MQLs) e os leads qualificados de vendas (SQLs) daqueles visitantes que são estatisticamente menos propensos a realizar uma ação ou converter.

Experimente: RD Station (www.rdstation.com)  que é uma forma de gerar novos leads e nutrir esses leads por meio de comunicações digitais. Como alternativa, experimente Marketing Hub (www.br.hubspot.com), que é voltado especificamente para pequenas e médias empresas.

 

5) Ferramentas de Análise

Algumas empresas acham que basta criar uma estratégia de marketing para ter sucesso. Eles estão errados.

O problema do marketing é que as necessidades, preferências e comportamentos dos clientes estão em constante evolução, o que significa que não há garantia de que uma campanha continuará funcionando a longo prazo.

É vital que as empresas monitorem e rastreiem continuamente os principais indicadores e métricas de desempenho, embora a análise no topo do gerenciamento de campanha possa ser difícil.

Ferramentas de análise automatizadas rastreiam o envolvimento e destacam quais canais são bem-sucedidos e onde há espaço para melhorias.

Uma boa ferramenta de análise rastreará e exibirá uma ampla gama de métricas, dependendo das áreas em que você está particularmente interessado em um determinado momento.

Pode ser a taxa média de conversão, engajamento, vendas, reembolsos e muito mais.

A ideia é fornecer a você uma visão abrangente do sucesso de cada uma de suas campanhas e esforços, permitindo que você tome decisões estratégicas no futuro.

Experimente: ONTRAPORT (www.ontraport.com), que foi criado para ajudar os empreendedores a medir o impacto de suas campanhas de marketing. Como alternativa, experimente o Mixpanel (www.mixpanel.com)  , que rastreia o envolvimento por meio de sites da web e móveis.

 

6) Automação de de Site / Blog

Você sempre quis criar fluxos de trabalho automatizados no WordPress para reduzir as tarefas administrativas e economizar tempo? Muitos usuários realizam tarefas manuais no WordPress para gerenciar seu site.

Não seria bom se você pudesse automatizar essas tarefas e criar fluxos de trabalho mais inteligentes para seus usuários?

Isso permite que você economize tempo, forneça uma melhor experiência do usuário e expanda seus negócios.

Os proprietários de sites passam muito tempo fazendo tarefas repetitivas no WordPress. Por exemplo, processamento de dados de formulário, venda de produtos de upsell ou oferta de suporte.

A criação de fluxos de trabalho automatizados para essas tarefas repetitivas ou manuais pode economizar seu tempo. 

Experimente: Uncanny Automator (www.automatorplugin.com), que foi criado para ajudar os empreendedores a criar fluxo de trabalho no WordPress. Ele também permite que seus clientes tenham uma experiência de usuário ininterrupta, interativa e muito melhor em seu site, transmitindo uma imagem de profissionalismo para o seu negócio.

 

7) Desenvolvendo Seu Negócio

Por que trabalhar duro quando o software pode fazer isso por você?

Ao utilizar ferramentas de marketing automatizadas, como as listadas acima, você achará mais fácil liberar seus valiosos recursos internos para maior produtividade e lucratividade, deixando-o com mais tempo para desenvolver e expandir seu negócio principal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *